No século V a.C., a vitória dos gregos sobre os persas nas Guerras Médicas assinalou o apogeu da Grécia Antiga. Atenas, sob o governo de Péricles, atingiu o apogeu da democracia ateniense e grande desenvolvimento econômico. Essa democracia beneficiava:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Uns dos problemas mais sérios e que, em pleno século XXI, ainda representam uma marca negativa para o Brasil são a presença de esgotos nas ruas, a falta de água potável e a falta de coleta de resíduos sólidos, que atraem insetos e desenvolvem agentes patogênicos em geral, problema observado especialmente em regiões mais pobres e que sofrem com a falta de políticas públicas. A ausência dessas medidas afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida da população, propiciando a infecção causada por uma bactéria presente na urina de ratos. Os principais sintomas dessa infecção são febre, vômitos, tosse e, em casos mais graves, hemorragias e insuficiência de órgãos, podendo levar à morte.
Disponível em: https://www.fragmaq.com.br. Acesso em: 10 jan. 2020. (adaptado)
Essa bacteriose é popularmente conhecida como
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
O artista paulistano Alexandre Orion, de 35 anos, gosta de fazer intervenções urbanas com um material incomum. Na verdade, sua matéria prima está diante dos olhos de todas as pessoas, mas não é sempre que pode ser vista. Orion faz arte com a poluição da cidade.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 10 ago. 2016.
A intervenção “Ossário”, produzida entre 2006 e 2011, tinha como objetivo principal
- Biologia
Células-tronco são células com capacidade de se diferenciarem vários tipos celulares, e seu estudo pode trazer contribuições importantes para a medicina. Sobre as células-tronco naturais do corpo humano, é correto afirmar:
I. São diploides e originam-se de divisões mitóticas.
II. O padrão de atividade de seus genes determina a diferenciação celular.
III. Para haver diferenciação, é necessário induzir alterações no número de cromossomos ou na estrutura dos genes.
IV. São diploides, com exceção das células-tronco embrionárias, haploides.
Estão corretas.
- Física
Uma balsa de 2,00 toneladas de massa, inicialmente em repouso, transporta os carros A e B, de massas 800kg e 900kg respectivamente. Partindo do repouso e distantes inicialmente, os carros aceleram, um em direção ao outro, até alcançarem uma velocidade constante de 20 m/s em relação à balsa. Se as acelerações são aA = 7,00 m/s2 e aB = 5,00 m/s2 relativamente à balsa, a velocidade da balsa em relação ao meio líquido, em m/s imediatamente antes dos veículos colidirem, é de
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
O jovem que nasceu e cresceu sob a ditadura perdeu muitos contatos com a realidade e com a história como processo vivo. Mas conheceu em sua carne o que é a opressão e como a repressão institucional (às vezes inconsciente e definitiva, dentro da família, da escola etc.) é odiosa. Essa é uma riqueza ímpar. O potencial radical de um jovem — pobre, de pequena burguesia ou “rico” — que sofre prolongadamente uma experiência dessas, constitui um agente político valioso. Ele está “embalado” para rejeitar e combater a opressão sistemática e a repressão dissimulada, o que o converte em um ser político inconformista promissor.
FERNANDES, F. O dilema político dos jovens. In: Florestan Fernandes na constituinte:
leituras para reforma política. São Paulo: Expressão Popular, 2014.
No contexto mencionado, Florestan Fernandes tematiza um efeito inesperado do exercício do poder político decorrente da