Leia o fragmento de um conto de Humberto de Campos a seguir, para responder.
As datas, no início de cada parágrafo, indicam que o texto foi escrito para
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 04.5. Animais em extinção
.
Para os animais, qual a diferença entre viver em um zoológico ou em uma reserva ecológica?
- Geografia - Fundamental | 01.1. A paisagem e seus elementos
Ao andar pela cidade, podemos observar os prédios, as casas e as ruas dividindo espaço com as árvores; podemos ver o chão de asfalto em contraste ao chão de terra. Ao visitar uma área rural, podemos ver as cercas dividindo as fazendas, as plantações, a criação de gado, tudo isso dividindo espaço com as matas, os rios e outros elementos naturais. Tudo isso faz parte da transformação do Espaço Geográfico.
A) O que é espaço geográfico?
B) Por que o espaço geográfico é diferente de paisagem?
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Material necessário
- 3 metros de papel Kraft aproximadamente. (Dependerá do número de alunos).
- Barbante grosso cortado em fios de aproximadamente 2 metros. (Um para cada aluno).
- Cola branca líquida e de boa qualidade.
- Cola quente, pistola e refil. (para o professor).
- Copinhos de café descartáveis para a cola.
- Fita crepe.
- Tampinhas de garrafa pet, de várias cores e furadas no meio por um prego. (Cinco tampinhas por aluno).
Procedimentos
1º. Sentar as crianças em volta do papel Kraft que deverá estar esticado no chão e já devidamente preparado com uma das pontas de cada fio de barbante, preso a ele com cola quente. O papel também deve estar bem preso ao chão com fita crepe. Explicar às crianças, que a primeira parte da atividade consiste em enfiar suas tampinhas no barbante que está mais próximo de onde ela está sentada.
Desenho da autora
2º. Depois que todos já tiverem colocado suas tampinhas no seu barbante, conversar com as crianças sobre como suas tampinhas (pequenos pontos no barbante) estão livres para correr de um lado para outro. Deixar que brinquem um pouco com o fio e as tampinhas.
3º. Pedir agora às crianças que escolham a direção que querem prender a outra ponta de seu barbante, no papel. Faça isto para cada um, utilizando a cola quente.
4º. Agora é a hora de colar as tampinhas formando desenhos diversos. Dar para as crianças os copinhos com a cola e deixá-las à vontade para que criem curvas, caracóis, retas, círculos, sobrepostos aos trabalhos dos colegas ou não. Auxiliar na colagem das tampinhas, na posição que escolheram para colocar cada uma.
5º. Explorar oralmente o trabalho coletivo, levantando hipóteses sobre a formação das linhas, através da colocação dos pontos (tampinhas) coladas no suporte. Conversar com as crianças sobre como utilizaram os pontos como elementos de expressão no trabalho que fizeram.
6º. Deixar o trabalho secar bem e colocá-lo em exposição.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – Nesse momento, você, professor, pode explicar às crianças que toda vez que fizerem um trabalho artístico, o momento do compartilhamento poderá ser uma exposição. Agora é a hora de desenvolver com as crianças, dessa faixa etária, a habilidade de observação, de apreciação, de respeito à obra do colega. Essas habilidades, treinadas ao longo de todo o Ensino Fundamental, serão de grande valia para a formação do cidadão crítico, que é um dos objetivos da educação. Como o ser humano não cria essa habilidade “da noite para o dia”, é necessário exercitá-la desde cedo.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A perfuração de poços para a extração de petróleo causa soterramento do leito submarino, contaminação química e aumento da turbidez da água. Além disso, o vazamento desses hidrocarbonetos gera efeitos adversos, em especial no metabolismo de organismos aquáticos, influenciando as cadeias alimentares de ecossistemas marinhos. Essas consequências negativas advêm das propriedades do petróleo, uma mistura oleosa de substâncias orgânicas, de coloração escura e menos densa que a água.
A consequência do vazamento dessa mistura na produtividade primária do ecossistema é o(a)
- Matemática - Fundamental | 11.2 Relógio
JULIANA ESTUDA NO PERÍODO DA MANHÃ. ELA SAI PARA IR À ESCOLA ÀS SETE HORAS E VOLTA PARA CASA AO MEIO DIA. MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA OS RELÓGIOS COM O HORÁRIO DE SAÍDA E CHEGADA DE JULIANA.