Texto base: O professor de Educação Física orientou as crianças a formarem duplas a cada vez que ele dissesse o número 2. ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
Enunciado:
De acordo com a imagem, quantas duplas serão formadas?
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(UFTM) Giuseppe Arcimboldo, artista italiano do século XVI, pintava quadros nos quais a junção de vários objetos resultava na figura humana.
O detalhe em questão de um de seus quadros apresenta, por exemplo, alguns órgãos vegetais que formam o rosto de uma pessoa, o Imperador Rodolfo II. Com relação a estes órgãos vegetais representados, pode-se afirmar que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan/RN) realizará, entre abril e junho de 2012, várias ações voltadas para a educação patrimonial no Centro Histórico de Natal.
Ascom - Iphan/RN 10/04/2012.
Essa iniciativa do Iphan/Rio Grande do Norte é importante para
- História | 6.03 Revolução Industrial
Nos romances clássicos do século XIX, sobretudo de Balzac ou Jane Austen, a equivalência entre capital e rendimento anual, por intermédio de uma taxa de rendimento de 5% (ou, mais raramente, de 4%), era uma evidência absoluta. Por esse motivo, com frequência os escritores omitiam a natureza do capital e se contentavam em indicar apenas o montante da renda anual produzida. Informavam-nos, por exemplo, que um personagem dispunha de 50 000 francos ou de 2 000 libras esterlinas de renda, sem precisar se eram rendimentos da terra ou de juros sobre a dívida pública. Pouco importava, já que a renda era segura e sistemática nos dois casos, permitindo reproduzir, ao longo do tempo, uma estratificação social conhecida.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (adaptado).
A equivalência destacada nas obras desses romancistas remete aos seguintes aspectos da dinâmica europeia naquele período:
- Biologia | 07. Taxonomia
(UNIGRANRIO) “Há quatro espécies de girafa – não uma, como se acreditava”
“A ciência reconhecia até hoje a existência de uma única espécie de girafa, dividida em diversas subespécies mais ou menos iguais. Mas um grupo de cientistas da Alemanha realizou a maior análise genética feita até hoje sobre o animal e concluiu que existe não uma, mas quatro espécies de girafa no mundo. Assim, o cruzamento entre as quatro não gera descendentes férteis, o que pode estar contribuindo para o declínio da população desses animais na natureza. Duas das espécies já nascem ameaçadas de extinção”.
(Modificado de Veja, Ciência: http://veja.abril.com.br/ciencia/ha-quatro-especies-de-girafa-nao-uma-como-se-acreditava/).
Assim sendo, sabe-se que dentro de uma definição clássica o táxon em destaque na matéria acima pode ser definido como:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do historiográfico, faça o que se pede.
a) Enumere as principais transformações ocorridas durante o período republicano em relação ao direito de voto da população brasileira.
b) Escolha uma das fases do período republicano e cite os principais fatos políticos ocorridos durante essa fase