Texto base: A mãe de Marcela solicitou que ela fosse ao supermercado comprar 2 dúzias de ovos para o preparo de uma receita. Ao chegar ao supermercado só havia embalagens com meia dúzia para vender.
Enunciado:
Quantas caixas, como a da imagem, ela deverá comprar para que sua mãe prepare a receita?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia as informações e depoimentos sobre o trabalho infantil. Texto 1 Iara (18 anos) , tinha 14 anos quando deixou a casa da família em Viseu (305 quilômetros da capital). Cenira (66 anos) , tinha 10 quando saiu de São Caetano de Odivelas (110 quilômetros de Belém). Embaladas pela expectativa de um futuro melhor graças aos estudos na capital, desembarcaram assustadas na cidade onde não conheciam ninguém. Foram direto para a casa onde trabalhariam, morariam e aprenderiam lições mais duras do que a rotina diária de limpar a casa, lavar a roupa, fazer o almoço, lustrar a prata. O primeiro ensinamento foi sobre disciplina rígida. Iara não gosta de lembrar dos gritos que a humilhavam quando esquecia de limpar um canto da casa. Cenira levava cascudos, quando errava o lugar da louça. Disponível em: http://apublica.org/2012/10/educacao-trabalho-infantil-amazonia/. Acesso em: 03 abril 2015. Texto 2 Antes da Revolução Industrial (1780), as famílias europeias viviam nas áreas rurais. Nessa época, as crianças começavam a trabalhar desde pequenas, auxiliando os pais nas tarefas do campo. A mudança do campo para a cidade contribuiu para a utilização do trabalho infantil nas indústrias. Inicialmente, só as crianças abandonadas em orfanatos eram entregues aos patrões para trabalharem nas fábricas. Com o passar do tempo, as crianças que tinham famílias começaram a trilhar o mesmo caminho, trabalhando por longas e exaustivas horas, perdendo, assim, toda a sua infância. Disponível em: Dishttp://www.mundoeducacao.com/historiageral/trabalho-infantil-no-inicio-revolucao-industrial.htm. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
1. Pense como é trabalho infantil nos dias de hoje e escreva o que pensa sobre esse assunto.
2. Após ler os textos, o que você pôde conclui sobre o trabalho infantil ao longo dos anos?
3. Quais as desvantagens que as crianças que são obrigadas a trabalhar têm em relação a aquelas crianças que não trabalham?
- Física | C. Indução Eletromagnética
(EFOMM) Um condutor retilíneo PT, de resistência R = 20 Ω, está em contato com um condutor de resistência desprezível e dobrado em forma de U, como indica a figura. O conjunto está imerso em um campo de indução magnética B, uniforme, de intensidade 15,0 T, de modo que B é ortogonal ao plano do circuito. Seu Demi, um operador, puxa o condutor PT, de modo que este se move com velocidade constante v, como indica a figura, sendo v = 4 m/s.
Determine a forma eletromotriz induzida no circuito e o valor da força aplicada por seu Demi ao condutor PT.
- Matemática | 20. Limites
Os valores de A sabendo-se que a função abaixo é contínua para todos os valores de x será
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(ESC. NAVAL) O valor do produto cos 40º.cos 80º.cos 160º é:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As ideias liberais influenciaram a Inconfidência Mineira, conforme se percebe em: