O BRASIL TEM MUITOS MONUMENTOS IMPORTANTES. ESCREVA O NOME E DESENHE UM DESSES MONUMENTOS E NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR.
Questões relacionadas
- Biologia
As diferentes categorias raciais da humanidade são construções sociais, baseadas nas características comportamentais e morfológicas de diferentes populações. Seguindo os princípios genéticos, podemos dizer que:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O fisiologista inglês Archibald Vivian Hill propôs, em seus estudos, que a velocidade
Tipo de curva
Semirreta oblíqua
Semirreta horizontal
Ramo de parábola
Arco de circunferência
Ramo de hipérbole
O fisioterapeuta analisou a dependência entre v e p na equação de Hill e a classificou de acordo com sua representação geométrica no plano cartesiano, utilizando o par de coordenadas (p; v). Admita que K > 0.
Disponível em: http:?/rspb.royalsocietypublishing.org. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).
O gráfico da equação que o fisioterapeuta utilizou para maximizar o efeito dos exercícios é do tipo:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: Os dois polígonos seguintes possuem a mesma área.
Enunciado:
A medida do lado do quadrado, com aproximação de uma casa decimal, é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
“Acuenda o Pajubá”: conheça o “dialeto secreto” utilizado por gays e travestis
Com origem no iorubá, linguagem foi adotada por travestis e ganhou a comunidade
“Nhaí, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã!” Entendeu as palavras dessa frase? Se sim, é porque você manja alguma coisa de pajubá, o “dialeto secreto” dos gays e travestis.
Adepto do uso das expressões, mesmo nos ambientes mais formais, um advogado afirma: “É claro que eu não vou falar durante uma audiência ou numa reunião, mas na firma, com meus colegas de trabalho, eu falo de ‘acué’ o tempo inteiro”, brinca. “A gente tem que ter cuidado de falar outras palavras porque hoje o pessoal já entende, né? Tá na internet, tem até dicionário ...”, comenta.
O dicionário a que ele se refere é o Aurélia, a dicionária da língua afiada, lançado no ano de 2006 e escrito pelo jornalista Angelo Vip e por Fred Libi. Na obra, há mais de
Não se sabe ao certo quando essa linguagem surgiu, mas sabe-se que há claramente uma relação entre o pajubá e a cultura africana, numa costura iniciada ainda na época do Brasil colonial.
Disponível em: www.midiamax.com.br. Acesso em: 4 abr. 2017 (adaptado).
Da perspectiva do usuário, o pajubá ganha status de dialeto, caracterizando-se como elemento de patrimônio linguístico, especialmente por: