Texto base: A imagem ilustra uma pessoa observando o céu durante a noite.
Enunciado:
a) Explique o que provoca o fenômeno observado pela pessoa.
b) Descreva o sentido do movimento realizado pelos astros observados.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações e analise as imagens a seguir.
Numa dessas noites, segundo o relato do Sr. José à sua esposa, ele foi abduzido por uma nave espacial alienígena.
Ele explicou que avistou um objeto circular e todo cheio de luzes que pairava no ar a 100 metros de altura do solo. Do local onde ele estava, o ângulo com a horizontal sob o qual ele avistou o objeto era de 60º.
Segundo o Sr. José, todos os objetos que estavam a uma distância (d) igual a 70 metros, foram “sugados” pela forte luz que emanava do disco, inclusive ele.
Depois disso, ele só se lembra de acordar, horas depois, no mesmo local de sua abdução.
Voltou então, imediatamente, para casa.
Veja o desenho a seguir, feito pelo Sr. José, no qual ele despreza a própria altura, na tentativa de explicar melhor o acontecido.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: MATERIAL - Aparelhagem completa para reprodução de imagens ( You-tube) - Xerox do desenho elaborado pelo professor - Lápis de cor - Canetinha - Giz de cera PROCEDIMENTOS - Falar mais um pouco com as crianças sobre a Arte Contemporânea. Disponível: https://www.significados.com.br/arte-contemporanea/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_contempor%C3%A2nea http://inhotim.org.br/blog/cat/entrevista/tag/arte-2/ - Passar um vídeo sobre arte contemporânea . Disponível: http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/uma-exposicao-de-arte-contemporanea-que-brilha/5447609/ http://tvbrasil.ebc.com.br/brasilvisual/episodio/a-artesania-na-producao-contemporanea https://www.youtube.com/watch?v=xClU8ZSObqs&index=3&list=PL-_qNgSI0FxxFe2OXvzLM8l9mrICVaEUw - A proposta desta atividade será desenvolver um trabalho evidenciando as principais características da Arte Contemporânea, a partir de um desenho pré-elaborado. - O professor deverá começar a fazer um desenho utilizando algumas linhas e formas.
Fonte: http://artedamanha.blogspot.com.br/2015/07/arte-contemporanea-9-ano-e-2-ano-ensino.html - Entregar a folha com os desenhos pré-elaborados para as crianças e pedir que elas continuem estes desenhos usando toda a sua imaginação. - Auxilie as crianças nesta hora. - Para o acabamento destes desenhos as crianças vão usar os lápis de cor, canetinhas, giz de cera. Incentive as criança a usar materiais diferentes no desenho. - O professor deverá enfatizar sempre as características da Arte Contemporânea. - Incentive os alunos a trabalhar nos desenhos de forma totalmente livre e espontânea. - Escolha um local bem legal na escola e monte uma exposição junto com as crianças.
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
Suponha que você tenha que passar o dia todo na escola, pois ficará juntamente com os colegas fazendo um trabalho de ciências. No horário do almoço a lanchonete da escola serve comida do tipo ‘prato feito’ onde você poderá escolher um alimento de cada opção para compor seu prato.
Levando em consideração os conceitos para uma alimentação saudável, qual seria uma combinação adequada?
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Os mapas a seguir representam duas grandes religiões no mundo atual.
Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/ensino_religioso/mpcatoli.jpg>. Acesso em: 13 jun. 2014.
Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1626_islam_world_sa/3163552_map_intro.gif. Acesso em: 13 jun. 2014.
Essas duas religiões possuem diversas similaridades, entre elas a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores, existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos áridos (glaciais), seguido da expansão das florestas pluviais e restrição das áreas não-florestais durante períodos úmidos (interglaciais).
Disponível em: http://zoo.bio.ufpr.br. Acesso em: 1 maio 2009.
Durante os períodos glaciais,