(Fuvest)
Com base nas charges e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Leia o texto.
Contra ‘bazar do perdão’, teólogo peitou papa e foi excomungado
Há 500 anos, teve início na Alemanha o conflito que opôs um jovem frade à poderosa hierarquia eclesiástica* e ao seu representante máximo, o papa Leão 10º. Um pequeno motim* pessoal que mudou o curso da civilização. Aos 34, nascido da pequena burguesia interiorana, Martinho Lutero [...] dava aula na Universidade de Wittenberg e era orador da igreja local. Profundo estudioso das Sagradas Escrituras, convencido de que apenas a fé em Deus leva à salvação, Lutero se opôs à venda de indulgências* a pecadores promovida pela Igreja Católica – prática cada vez mais popular.
BASTOS, Jorge. Disponível em: <http://arte.folha.uol.com.br/poder/2017/500-anos-de-reforma-protestante/martinho-lutero/>.
Acesso em: 29 maio 2018. Adaptado.
Glossário
Eclesiástica: relativo à Igreja, como instituição estabelecida; eclesial.
Indulgências: remissão total ou parcial das penas temporais cabíveis para pecados cometidos, que a Igreja concede.
Motim: rebelião, organizada ou não, contra qualquer autoridade civil ou militar instituída, caracterizada por atos explícitos de desobediência, de não cumprimento de deveres, de desordem.
Com base no texto, é possível afirmar que as atitudes de Lutero somente foram possíveis porque estavam inseridas em um contexto de:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
As baleias-francas-austrais e os tubarões-baleia estão entre os maiores animais marinhos conhecidos. Esses animais possuem corpo hidrodinâmico com formas muito semelhantes. Além disso, ambos são animais filtradores, que se alimentam de grandes quantidades de pequenos organismos presentes na água. No entanto, as baleias-francas-austrais pertencem ao grupo dos mamíferos, enquanto que os tubarões-baleia pertencem ao grupo dos peixes cartilaginosos.
A semelhança entre o tamanho, o formato do corpo e o modo de alimentação dessas duas espécies de animais deve-se a um processo evolutivo conhecido como
- História | 3.5 Nova
Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UFGS) A geosmina é a substância responsável pelo cheiro de chuva que vem do solo quando começa a chover. Ela pode ser detectada em concentrações muito baixas e possibilita aos camelos encontrarem água no deserto.
A bactéria Streptomyces coelicolor produz a geosmina, e a última etapa da sua biossíntese é mostrada abaixo.
Considere as seguintes informações, a respeito da 8,10-dimetil-1-octalina e da geosmina.
I. A 8,10-dimetil-1-octalina é um hidrocarboneto alifático insaturado.
II. A geosmina é um heterocíclico saturado.
III. Cada um dos compostos apresenta dois carbonos quaternários.
Quais estão corretas?
- Geografia | 3.5 Vegetação
(ESPCEX) Observe o mapa a seguir, que mostra a distribuição dos domínios morfoclimáticos brasileiros, e considere as afirmativas abaixo:
I. no domínio “A” encontramos a maior parte do chamado “arco do desmatamento”, onde a vegetação vem perdendo espaço para as atividades agrícolas, causando significativos prejuízos à biodiversidade.
II. o domínio “B” caracteriza-se por solos pobres em matéria orgânica e pedregosos, porém projetos de irrigação têm viabilizado a produção de frutas, como a uva para exportação, nessa área.
III. os domínios “C” e “F” são considerados hotspots, pois são áreas prioritárias para conservação e de alta biodiversidade, as quais, por se constituírem em fronteiras agrícolas, vêm tendo sua vegetação suprimida para dar lugar às atividades pecuárias.
IV. os domínios “B” e “E” são caracterizados por vegetação herbácea associada a climas que apresentam grande período de estiagem e solos em processo de desertificação, dificultando a atividade agrícola.
V. o domínio “D” apresenta clima tropical úmido e relevo de morros arredondados, revelando intenso trabalho erosivo em estrutura cristalina.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.