Leia a imagem a seguir.
Disponível em: <http://escravidaonaotemcoralf.blogspot.com.br/>. Acesso em: 05 jan. 2014.
O trabalho escravo na Antiguidade
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 4.01 Regionalização da América
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.geoensino.net/2011/10/divisao-socio-economica-do-continente.html> Acesso em: 20. Jan. 2013
O mapa apresenta a divisão do continente Americano em América Anglo – Saxônica ao Norte e América Latina ao Sul.
Os povos que colonizaram as Américas são respectivamente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento do livro Aladin ou a lâmpada maravilhosa para responder à questão.
No tempo em que Bagdá era ainda a mais rica e opulenta cidade do Oriente residia lá uma pobre viúva com seu filho. Aladin, assim se chamava o menino, era muito bonito e dotado de um espírito muito vivo. Tendo ele completado dez anos de idade, disse à sua mãe: — Ser-lhe-ei eternamente grato, minha mãe, por todo o bem que me tem feito, mas de hoje em diante não lhe darei mais cuidados porque eu mesmo quero ganhar minha vida. Esta resolução agradou muito à viúva. Naquele tempo havia chegado a Bagdá um feiticeiro africano. A arte e o segredo da magia lhe tinham ensinado que, perto de Bagdá, numa gruta, se achava uma lâmpada mágica. Não podendo, porém, entrar na gruta quem tivesse conhecimento do valor da lâmpada, o feiticeiro andava à procura de alguém que o ajudasse. Encontrando Aladin, quando este saía da casa de sua mãe, chamou-o e disse: — Venha comigo. Eu o farei rico e feliz, se me quiser servir. Em seguida, conduziu o menino para uma loja de fazendas e aí comprou as roupas que este mesmo escolheu. Ricamente vestido, saiu Aladin da loja e acompanhou seu desconhecido benfeitor para fora da cidade. Já tinham caminhado muito, quando, finalmente, entraram num vale estreito, situado solitariamente entre morros altos. Aí o homem parou e disse a Aladin: — Junte alguns ramos secos e acenda-os, porque hão de acontecer coisas que pessoa alguma antes de você conseguiu ver. Aladin, apesar de não compreender o sentido dessas palavras, obedeceu, e quando o fogo estava aceso, começou o feiticeiro a murmurar frases ininteligíveis e a fazer gestos cabalísticos. Depois, vibrando sua varinha de condão, derramou certos perfumes sobre o fogo. Aladin presenciava tudo isto com curiosidade, quando se fez ouvir um trovão, e a terra começou a abrir-se. Então compreendeu que se tinha feito auxiliar de um feiticeiro e quis fugir, mas este o agarrou com tal brutalidade, que o fez gemer de dor. ARROYO, Leonardo (Adaptação). Aladin ou a lâmpada maravilhosa.
Belo Horizonte: Lep SA, 1958. p. 7-8. Adaptado.
— Ser-lhe-ei eternamente (1) grato (2), minha mãe, por todo o bem (3) que me tem feito, mas de hoje em diante não lhe darei mais cuidados porque eu mesmo quero ganhar minha vida.
Esta resolução agradou muito (4) à viúva.
Assinale o número correspondente à palavra que é um advérbio e está modificando o sentido de um verbo, imprimindo-lhe a circunstância de intensidade.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
O planeta ficou pequeno para o Homem! Depois da conquista da Terra, chegou a vez do espaço. (...)
Um objeto pesado, de forma irregular e denominado satélite deu partida a uma guerra que impulsionou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia: a guerra da disputa pelo espaço.
O termo satélite vem do latim satélites ou satellitis, que significa “corpo que gravita”. Daí a necessidade de diferenciação inicial entre satélites naturais (corpos celestes) e artificiais, que são os engenhos construídos pelo homem. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinônimo para “satélite artificial”.
Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global – que é o sistema de localização por satélites, popularmente conhecido como GPS –, satélites de comunicações, científicos, militares e uma grande quantidade de lixo espacial. Ou seja, não se deve referir a satélites apenas como um meio de transporte de dados ou de mapear ou espionar o sistema terrestre.
MIRANDA, Giovani V. O espaço dos satélites. Revista Toque da Ciência, 06 jun 2010.
Disponível em:< http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/revista/index.php/memoria/23-o-espaco-dos-satelites> Acesso em: 18 jul. 2013.
O texto permite inferir que a tecnologia produzida para atender as demandas da Guerra Fria
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UFRGS) As figuras abaixo representam a variação da temperatura, em função do tempo, no resfriamento de água líquida e de uma solução aquosa de sal.
Considere as seguintes afirmações a respeito das figuras.
I. A curva da direita representa o sistema de água e sal.
II. T1 = T2.
III. T2 é inferior a 0 °C.
Quais estão corretas?
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Indique la alternativa que representa una opción de alimento que debe hacer parte de una alimentación sana.