Nutrem-se da matéria orgânica do corpo de organismos mortos (ou de partes que podem se destacar de um organismo, como pele, folhas e frutas que caem no solo), provocando a sua decomposição.
Os seres vivos da descrição pertencem ao grupo dos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
Ela o encarou com irritação. Toda afogueada pelas chamas do fogão, preparava a janta, depois de um dia de muito trabalho, limpando a casa da dona Maricota Assunção. Uma mulher exigente, que não podia ver um grão de poeira que estrilava. E o marido, depois de passar o dia vadiando, ainda queria tudo à mão. Custava, ao menos, levantar, ir até o aparador e pegar a garrafa? Essa não!
— Pois não vês que estou ocupada, homem! Apanha-a tu!
O Pedro praguejou, levantou-se lentamente para pegar a garrafa e voltou a sentar-se. A mulher veio com a travessa e serviu o refogado a ele e ao filho.
— Outra vez, refogado? – reclamava o marido.
— E então mourejo o dia inteiro, a ver se trago alguns tostões para casa, labuto de manhã à noite, enquanto tu ficas mandriando pelas ruas, e ainda vem reclamar da janta? [...]
GOMES, Álvaros Cardoso. O poeta que fingia. FTD, 2010.
Em “[...] enquanto tu ficas mandriando pelas ruas”, a palavra em destaque, pelo contexto, significa:
- Matemática - Fundamental | 07. A Subtração
O texto informa que, ao nascer, temos 300 ossos, e que alguns deles irão se unir e formar um osso só, e, ao nos tornarmos adultos, passamos a ter apenas 206 ossos. A diferença entre os ossos que temos ao nascer e os ossos que temos na vida adulta é
- Inglês - Fundamental | 03. Colors
Read the list and color the shapes.
- Three blue squares
- One yellow heart
- One red circle
- One orange square
- Four pink stars
- Two green circles
- One purple star
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em: 16 maio 2021.
Os jogos eletrônicos estão presentes na cultura brasileira e conhecer alguns dados a respeito desse universo pode ser relevante quanto se pretende observar de maneira mais crítica esse contexto. Considerando-se as informações do texto apresentado, é possível inferir que
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
As pessoas do Rio de Janeiro se fazem transportar em cadeirinhas bem douradas sustentadas por negros. Esta cadeira é seguida por um ou dois negros domésticos, trajados de librés mas com os pés nus. Se é uma mulher que se transporta, ela tem frequentemente quatro ou cinco negras indumentadas com asseio; elas vão enfeitadas com muitos colares e brincos de ouro. Outras são levadas em uma rede. Os que querem andar a pé são acompanhados por um negro, que leva uma sombrinha ou guarda-chuva, como se queira chamar.
LARA, S. H. Fragmentos setecentistas. São Paulo: Cia. das Letras, 2007 (adaptado).
Essas práticas, relatadas pelo capelão de um navio que ancorou na cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 1748, simbolizavam o seguinte aspecto da sociedade colonial: