Assinale a alternativa cuja flexão dos verbos está de acordo com a norma-padrão.
Questões relacionadas
- Biologia | 07. Taxonomia
(UESB) Micro-organismos, como o nome diz, são organismos minúsculos, representados por fungos, bactérias, algas e protozoários. [...] Diversos agentes usados como imunossupressores são produzidos por micro-organismos. Os principais imunossupressores no mercado farmacêutico são ciclosporina, isolada do fungo Tolypocladiuminflatum, em 1971: rapamicina, isolada da actino bactéria Streptomyceshygroscopicus, em 1975: e FK506 (tacrolimo), isolada de Streptomycestsukubaensis, em 1987.
(LOPES; PUPO, 2011, p. 31-33)
Sob a perspectiva taxonômica, contextualizada no sistema de cinco reinos (Whittaker, 1971), a análise dos textos permite identificar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Guardar
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guarda-se o que se quer guardar.
MACHADO, G. In: MORICONI, I. (org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.A memória é um importante recurso do patrimônio cultural de uma nação. Ela está presente nas lembranças do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer poético como uma das maneiras de se guardar o que se quer, o texto:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Según el texto, ¿Por qué no todos los niños crecen al mismo ritmo?
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
Texto base: A professora Marisa pediu aos alunos que coletassem imagens sobre os estudos de Ciências para a montagem de um mural. Veja a imagem que um aluno levou para sua sala de aula.
Enunciado:
A imagem apresenta um fato cotidiano: a queda de objetos.
- a) Explique o que acontece com os objetos que caem do alto de uma escada.
- b) Ao serem colocadas no mural, as imagens recebem uma legenda para identificar o assunto estudado. Que legenda deve acompanhar a imagem apresentada?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento.
Carlos Drummond de Andrade nasceu no ano de 1902 e com sua composição poética tornou-se um dos maiores poetas do Modernismo no Brasil. Seu fazer poético é caracterizado pelo verso livre, estilo que o autor instituiu na literatura brasileira. Apesar de a maior parte de sua obra ser em poesia, Contos de Aprendiz é um dos poucos livros em prosa da autoria de Drummond. Contos de Aprendiz contém 15 divertidas histórias falando de maneira emocionante do Brasil que fica deslumbrado com novidades como cinema, telefone, televisão e outros confortos da modernidade que surgiram na época. Disponível em:<http://www.infoescola.com/livros/contos-de-aprendiz/> Acesso em: 07 abr.2015.
Identifique quem foi Carlos Drummond de Andrade e explique qual era o foco de seu livro de contos.