Texto base:
Enunciado:
O verbo “ligue”, por estar no modo imperativo negativo, expressa uma ordem ao leitor da publicidade. As flexões do verbo “crer” na 3ª pessoa do singular, nos imperativos afirmativo e negativo, são, respectivamente:
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
[1] À máquina o século XIX conferiu todo o poder
transformador e produtor da abundância. Máquinas,
multidões, cidades: o persistente trinômio do progresso, do
[4] fascínio e do medo. O estranhamento do ser humano em
meio ao mundo em que vive, a sensação de ter sua vida
organizada em obediência a um imperativo exterior e
[7] transcendente a ele mesmo, embora por ele produzido.
A representação do tempo regido pela natureza
perde-se e, junto com ela, a medida do tempo relacionada às
[10] tarefas cíclicas e rotineiras do trabalho. Perda que implica a
imposição de uma nova concepção de tempo: abstrato, linear,
uniformemente dividido a partir de uma convenção entre os
[13] homens, medida de valor relacionada à atividade do
comerciante e às longas distâncias. Tempo a ser
produtivamente aplicado, que se define como tempo do
[16] patrão — tempo do trabalho, cuja representação aparece
como uma imposição de uma instância captada pelo
intelecto, porém presa a uma lógica própria, exterior ao
[19] homem, que o subjuga. Delineia-se uma primeira
exterioridade substantivada no relógio, concomitantemente
artefato e mercadoria.
Maria Stella Martins Bresciani. Metrópoles: as faces do monstro urbano (as cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, v. 5, n.º 8/9, 1985, p. 37-38 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item.
Graças às rendas geradas pela exportação do café, o Brasil do século XIX acompanhou a experiência vivida pelas áreas centrais do capitalismo e, em razão disso, também conheceu, naquele contexto histórico, o “persistente trinômio do progresso, do fascínio e do medo”, referido no texto.
- Ciências - Fundamental | 01.3. Misturas homogêneas
A imagem mostra diferentes misturas.
Disponível em: <http://goo.gl/l0JsJV>. Acesso em: 12 out. 2015.
A mistura homogênea está no recipiente de número
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Read about recycling.
Circle the things (objects) at this party that can be recycled.
It’s Good to Recycle!
TRUMBAUER, Lisa. Brain Quest Workbook. Ages 6-7. New York: Workman Publishing Company, 2011.
- Língua Portuguesa | Habilidade 18
Copyright © 2006 Maurício de Sousa Produções Ltda. Todos os direitos reservados. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm. Acesso em: 3 maio 2009 (adaptado).
Para o uso cotidiano de qualquer gênero de texto que circula em nossa sociedade, é necessário que se conheça sua finalidade, função social e organização textual. Pela leitura da história em quadrinhos, infere-se que o gênero estatuto:
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
O MUNDO DAS FORMAS
7. MATERIAL
- Revistas para recorte
- Régua
- Papel ofício
- Cola
- Tesoura
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar sobre a assimetria com as crianças.
“-Assimetria – os lados não possuem eixo central , portanto um lado não é igual ao
outro.”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assimetria
Fonte: http://artesatividades.blogspot.com/2011/06/simetria-e-assimetria.html
http://artesatividades.blogspot.com/2011/06/simetria-e-assimetria.html
- Pedir as crianças para recortarem de revistas, rostos, paisagens, frutas, etc ; uma
figura que tenha um tamanho maior .
- Dividir com a régua esta figura ao meio e recortar. Cada metade pode ser dividida
entre duas crianças.
- Colar a metade na folha.
- O professor vai pedir as crianças para desenhar o outro lado da foto, de forma
assimétrica, deformando o desenho, até completar o desenho todo.
- Depois de pronto, colorir.