Sinestesia é um recurso estilístico pelo qual o autor, combinando palavras, mistura sensações diferentes em uma mesma impressão.
Assinale o poema que contém uma sinestesia.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.2 Termos Constitutivos da Oração
. Leia o texto a seguir:
(GALILEU, junho de 2010, n⁰ 228, p. 22)
Observem um dos períodos do texto da Galileu:
“ Além disso, as calorias da sacarose (um grama contém 4 kcal) são necessárias à sobrevivência das formiguinhas.”
Os fragmentos destacados são:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia com atenção os textos a seguir.
O cinema de animação compreende o desenho animado, a animação de bonecos, a animação de fotos e a recente animação computadorizada. O que caracteriza a chamada oitava arte, é o fato de não fazer-se uso de atores nem de cenários naturais. Sua origem remonta as antigas experiências com sombras chinesas e aos aperfeiçoamentos introduzidos na lanterna mágica durante os séculos XVII e XVIII. Mas foi só no século XIX que as teorias puderam ser levadas à prática (devido ao grande avanço da fotografia). Na década de 1920, Walt Disney compreendeu o grande partido que poderia tirar de uma arte nova e em crescente popularidade. As bases de uma "fábrica de sonhos" para as crianças e adultos foram lançadas em 1926, quando Mickey - o camundongo antropomorfo - fez sua estreia nas telas. O cinema de animação é totalmente construído através de desenhos, fotos ou bonecos. A ideia de movimento, ou seja, a animação, é dada pela reprodução rápida (24 quadros por segundo) das imagens estáticas, em posições ligeiramente diferentes uma das outras. Durante muito tempo, o cinema de animação foi voltado para o público infantil nas antigas sessões zás-trás de cinema, às 10 da manhã de Domingo, ou nos horários infantis de televisão. Hoje se faz animação também para adultos. O traço de animação pode se manifestar de várias formas: com a inclusão de pequenos desenhos animados, pela inclusão de um ou mais personagens de desenho, pela animação de bonecos e pelas trucagens que fazem personagens voarem, jogarem bola com a Lua, desaparecerem como fantasmas, etc. A introdução dessas animações leva à quebra do ilusionismo criado pela imagem cinematográfica e recoloca o problema da ficção em seu devido lugar, além de introduzir o elemento lúdico, o inventar possibilidades descabidas, o manifestar desejos mágicos.
http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/fis/equipes/cinema/cinemanimacao.html
Mickey faz 80 anos
Rato mais famoso da animação nasceu em 1928
Tem o par de orelhas mais iconográfico da animação mundial, é o rato entre os ratos protagonistas do cinema e da banda desenhada. Mickey celebra oitenta anos na terça-feira desde que apareceu em «Steamboat Willie», em 1928.
Segundo recorda a agência Lusa, a 18 de Novembro de 1928, em Nova Iorque, era exibido o primeiro filme de animação sonorizado, «Steamboat Willie», uma paródia a um filme de Buster Keaton que dá a conhecer um pequeno roedor, preto, de calções e sapatos.
Nesse mesmo ano de 1928 tinham sido exibidos dois outros filmes pioneiros, «Plane crazy» e «Gallopin Gaucho», mas o primeiro sonorizado e que é tido como o do nascimento de Mickey é «Steamboat Willie».
«É um personagem apelativo, pequenino, mas rebelde e ao mesmo tempo encantador. Hoje não tem o mesmo carisma, mas é uma das mais importantes personagens do século XX», disse à agência Lusa o investigador Leonardo de Sá.
A carismática personagem de animação, que chegou a chamar-se Mortimer Mouse, foi imaginada por Walt Disney, mas quem lhe definiu os traços que são hoje reconhecíveis em todo o mundo foi o desenhador norte-americano Ub Iwerks.
Na história do cinema de animação e da banda desenhada foram criadas outras personagens inspiradas em ratos, como Jerry, Mighty Mouse, Speedy Gonzalez, Stuart Little e o mais recente «chef» de Ratatui.
No entanto Mickey é o mais famoso de todos, é considerado a personificação da Disney como máquina de magia e fantasia, a referência numa extensa galeria de personagens de animação.
Entre as mais conhecidas aparições contam-se, por exemplo, «The band concert», com Mickey a conduzir uma orquestra durante um furacão ou o clássico «Fantasia», em que interpreta um aprendiz de feiticeiro.
Em 1930, dois anos depois da projeção dos primeiros filmes de animação, surgiram as tiras de banda desenhada na imprensa, novamente com desenhos de Iwerks e mais tarde de Floyd Gottfredson, aquele que definiria os traços e a personalidade de Mickey.
Só chegou a Portugal em 1935
Em Portugal as histórias do rato Mickey surgiram pela primeira vez a 21 de Novembro de 1935 numa revista intitulada «Mickey», que custava 1,50 escudos e que durou até finais de 1936.
Nela vinham publicadas em português, com a primeira página, as centrais e última página impressas a cores, as tiras dos jornais norte-americanos com uma diferença temporal de alguns meses.
Nos anos 1950 surgiu uma nova publicação - «Rato Mickey» - editada pela Agência Portuguesa de Revistas, mas a verdadeira massificação ocorreu nos anos 1980 através das revistas da Disney provenientes do Brasil.
Segundo Leonardo de Sá, o rato Mickey foi e continua a ser sobretudo uma personagem para o público infantil, mas a sua fama, ao longo destes oitenta anos, deve-se também ao sucesso que teve junto dos adultos.
Ao longo dos anos, a popularidade de Mickey tem sido alimentada por conta de uma gigantesca máquina de divulgação nos mais diferente canais, seja pela televisão, seja pela venda de produtos associados ou nos parques temáticos espalhados pelo mundo.
Como sublinhou Leonardo de Sá, Mickey continua a ser «uma das mais reconhecidas e identificáveis personagens para o público. É iconográfica como é, por exemplo, o Super-Homem».
http://diario.iol.pt/internacional/mickey-cinema-animacao-iol-walt-disney-rato/1014313-4073.html
Professor, converse com a turma sobre o cinema de animação, pergunte as preferências e sabem como funciona o cinema. Peça para aprofundarem o assunto através de pesquisa feita em livros, revistas, jornais e sites. Abra uma roda de discussão para poderem trocar as informações pesquisadas. E aproveite para falar sobre o personagem de Disney, Mickey, considerado um dos personagens mais famosos da animação e suas orelhas, um ícone famoso e muito reproduzido.
Baseado nesse fato peça aos alunos para criarem uma linha de produtos usando a imagem da personagem e suas orelhas, que são sua força expressiva. Distribua papel sulfite tamanho A4 e lápis de cor, e oriente e estimule os alunos na criação desses produtos, deixe que a imaginação deles flua. Depois cada aluno deverá escolher a sua melhor criação e reproduzi-la em papel canson tamanho A4 com tinta guache.
Combine com eles uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.
- Língua Portuguesa | Habilidade 18
Logo todos na cidade souberam: Halim se embeiçara por Zana. As cristãs maronitas de Manaus, velhas e moças, não aceitavam a ideia de ver Zana casar-se com um muçulmano. Ficavam de vigília na calçada do Biblos, encomendavam novenas para que ela não se casasse com Halim. Diziam a Deus e ao mundo fuxicos assim: que ele era um mascate, um teque-teque qualquer, um rude, um maometano das montanhas do sul do Líbano que se vestia como um pé rapado e matraqueava nas ruas e praças de Manaus. Galib reagiu, enxotou as beatas: que deixassem sua filha em paz, aquela ladainha prejudicava o movimento do Biblos. Zana se recolheu ao quarto. Os clientes queriam vê-la, e o assunto do almoço era só este: a reclusão da moça, o amor louco do “maometano”.
HATOUM, M. Dois irmãos. São Paulo: Cia. das Letras, 2006 (fragmento).
Dois irmãos narra a história da família que Halim e Zana formaram na segunda metade do século XX. Considerando o perfil sociocultural das personagens e os valores sociais da época, a oposição ao casamento dos dois evidencia:
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(FUVEST 2010 1ª FASE) A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a
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A figura ilustra a organização do sistema muscular humano, responsável pela locomoção e sustentação do organismo.
Tendo em vista a organização ilustrada, pode-se afirmar que