Os óxidos de nitrogênio, importantes poluentes atmosféricos, são emitidos como resultado da combustão de qualquer substância que contenha nitrogênio e são introduzidos na atmosfera pelos motores de combustão interna, fornos, caldeiras, estufas, incineradores utilizados pelas indústrias químicas e pela indústria de explosivos. Os principais óxidos de nitrogênio são: NO (óxido nítrico); NO2 (dióxido de nitrogênio). O NO (óxido nítrico) pode ser obtido na reação entre a prata metálica e o ácido nítrico (HNO3), como mostra a reação abaixo, não equilibrada.
Ag + HNO3 -> AgNO3 + NO + H2O
Em relação à obtenção do NO (óxido nítrico), assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Matemática | 14.5 Cone
Nas empresas em geral, são utilizados dois tipos de copos plásticos descartáveis, ambos com a forma de troncos de cones circulares retos:
• copos pequenos, para a ingestão de café: raios das bases iguais a 2,4 cm e 1,8 cm e altura igual a 3,6 cm;
• copos grandes, para a ingestão de água: raios das bases iguais a 3,6 cm e 2,4 cm e altura igual a 8,0 cm.
Uma dessas empresas resolve substituir os dois modelos de copos descartáveis, fornecendo para cada um de seus funcionários canecas com a forma de um cilindro circular reto de altura igual a 6 cm e raio da base de comprimento igual a y centímetros. Tais canecas serão usadas tanto para beber café como para beber água.
Sabe-se que o volume de um tronco de cone circular reto, cujos raios das bases são respectivamente iguais a R e r e a altura é h, é dado pela expressão:
O raio y da base dessas canecas deve ser tal que y2 seja, no mínimo, igual a
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UEFS) Atualmente são registrados no mundo cerca de 300-500 milhões de casos de malária a cada ano. Na América Latina, o maior número de casos é verificado na Amazônia brasileira, com registro de cerca de 500 mil casos/ano. O desenvolvimento intensificado da Amazônia, nas décadas de 70 e 80, acelerou o processo migratório, atraindo moradores de outras regiões do país, devido aos projetos de colonizações e a expansão da fronteira agrícola. Nessa região, as precárias condições socioeconômicas da população migrante determinaram a rápida expansão da doença.
(NEVES, 2002, p. 137-8)
A respeito da biologia dos organismos envolvidos e do controle epidemiológico da malária, é correto afirmar:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNICENTRO)
A figura representa a variação da temperatura T de uma substância de 80,0g, em função do calor recebido Q. O gráfico permite afirmar que o calor latente de fusão, em cal/g, desta substância é de
- Filosofia | 2.3 Helenismo
TEXTO I
Ora, a morte é a cessação da vida física ou o aniquilamento do indivíduo no dinamismo da physis, de maneira que não há sofrimento nela, afinal, sofrimento e prazer, mal e bem, residem nas sensações. Como a morte implica privação de sensações, não se pode pensar que ela acarrete algum sofrimento aos indivíduos. Por conseguinte, o sábio, aquele que se aplica a refletir sobre a natureza da morte, não terá nada a temer.
Epicuro. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). São Paulo: Editora UNESP; 1997.
TEXTO II
O sábio não desdenha viver nem teme deixar de viver; para ele, viver não é um fardo, e deixar de viver (a morte) não é um mal. Ao contrário, o sábio, assim como que opta pela comida mais saborosa e não pela mais abundante, do mesmo modo sabe colher os frutos de um tempo bem vivido, ainda que breve.
Epicuro. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). São Paulo: Editora UNESP; 1997.
O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
Seguindo essa linearidade de raciocínio, Epicuro afirma que não se deve temer a morte, pois ela
- Língua Portuguesa
Na Bélgica, presidenta destaca diversidade cultural brasileira
Na abertura do Festival 1Europalia, em Bruxelas, a presidenta Dilma Rousseff fez uma homenagem à diversidade cultural do Brasil, que estará presente em manifestações artísticas e culturais na capital da Bélgica. Segundo ela, são exposições desde a pré-colonização até a “vanguarda mais experimental em mais de 400 atividades envolvendo as mais variadas linguagens artísticas e manifestações regionais do país”.
Para a presidenta Dilma, a cultura é a expressão maior da alma de uma sociedade e, no momento em que o mundo precisa reaprender a importância do diálogo, o Brasil e a América do Sul têm a oferecer a capacidade de conviver em paz nessa diversidade.
“A diversidade cultural do Brasil integra nossas raízes históricas. 2Somos um país mestiço, no qual migrantes de todas as regiões do mundo somam-se às três matrizes onde surgiram o povo brasileiro: a indígena, a europeia e a africana. Eis uma mistura que nos orgulha e define. 3Os brasileiros orgulham-se muito de seu patrimônio cultural e de suas tradições populares, mas também ousam reinventá-los e reinterpretá-los. Mostraremos aqui, na Europalia, 4um pouco dessa cultura viva em movimento permanente.”
5A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere “os percalços do momento”. Além disso, acrescentou, “é mais um passo no aprofundamento do conhecimento mútuo, fundamental para a construção do mundo mais democrático, aberto e plural que todos queremos”.(Disponível em blog.planalto.gov.br. Acesso: terça-feira, 4 de outubro de 2011.)
1 Europalia: Festival Internacional de Cultura da Europa, que homenageia, este ano, o Brasil.
Releia: “A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere os ‘percalços do momento’.” (referência 5)
A oração destacada nesse período indica circunstância de: