Preencha o quadro abaixo com três exemplos de cada recurso natural.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 04. Economia, Recursos Minerais e Energéticos
(UFV) O Brasil é um país rico em rios, o que lhe confere um grande potencial hidrelétrico. Este potencial está relacionado respectivamente aos seguintes fatores geográficos:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Toda cidade tem um monumento ou uma escultura em uma praça, nas ruas ou em prédios.
Em sua cidade, bairro ou escola, há algum monumento ou escultura? Escreva contando como ela é e o que ela está homenageando.
- Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os Espaços
A vida no campo não é apenas desfrutar de um ar mais puro, ter mais tranquilidade e estar mais perto da natureza. Responda as questões sobre a vida na zona rural.
a) Quais são os motivos que levam o homem do campo a migrar para a cidade?
b) Com essas mudanças na zona rural, surgiram outras relações de trabalho e outro tipo de trabalhador. Explique.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação.
VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.).500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado).As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico: - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Considere o texto abaixo.
Acho que devemos ter em mente um ponto essencial quando estudamos as origens e a substância da perestroika na URSS. Ela não é um capricho de um punhado de indivíduos ambiciosos ou de um grupo de líderes. Se o fosse, nenhuma exortação [estímulo, incentivo], reunião plenária ou mesmo congresso do partido poderia ter reunido o povo para o trabalho que estamos fazendo e que envolve cada vez mais soviéticos, todos os dias.
A perestroika é uma necessidade urgente que surgiu da profundidade dos processos de desenvolvimento em nossa sociedade socialista, que se encontra pronta para ser mudada e há muito tempo anseia por mudanças. Qualquer demora para instaurar a perestroika poderia levar, num futuro próximo, a uma situação interna exacerbada que, em termos claros, constituiria um terreno fértil para uma grave crise social, econômica e política.
GORBACHEV, Mikhail. Perestroika: novas ideias para meu país e o mundo. São Paulo: Best Seller, 1987.
Marque a alternativa que destaca corretamente o significado da Perestroika para URSS.