Observa atentamente la imagen del árbol genealógico de esta familia.
La imagen indica que
Questões relacionadas
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
(UFSCAR – ADAPTADA) Uma pesquisa ecológica determinou que a população P de pererecas de uma determinada região, medida em centenas, depende da população M de insetos, em milhares, de acordo com a equação . A população de insetos, por sua vez, varia com a precipitação C de chuva, em centímetros, de acordo com a equação M(C) = 43C + 7,5.
A população de pererecas em função da precipitação é dada por
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“... desde o século XV, no sul de Portugal e mais tarde nas ilhas africanas do Atlântico, a escravidão de negros em associação com engenhos de açúcar já tinham uma certa tradição e desenvolvimento antes de começasse (no século XVI) ou se intensificasse (no século XVII) o tráfico para o Brasil. (...) Os engenhos brasileiros já levavam várias décadas funcionando principalmente à base de mão de obra indígena, quando a importação de africanos tornou-se mais importante. Isso não mostra ser correta a hipótese de que (...) foi o tráfico que gerou a escravidão dos africanos (...). Pelo contrário,o que aconteceu foi que, com a crescente falta de escravos indígenas uma procura já existente passou a ser atendida de outro modo, isto é, pela importação de africanos. O tráfico tendeu, aliás, a se desenvolver cada vez mais sob o controle de comerciantes estabelecidos em cidades como Rio de Janeiro ou Salvador, não em Lisboa.”
CARDOSO, Ciro Flamarion. O trabalho na colônia. In: LINHARES, Maria Yedda (org.). História Geral do Brasil. 6ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 1996, páginas 88 e 89.
a) Com base no texto podemos afirmar que os portugueses iniciaram a prática da escravidão na colonização do Brasil? Justifique sua resposta.
b) Foi o tráfico que gerou a escravidão dos africanos? Explique.
- Física
EXPERIMENTO1
Um carrinho de material isolante é colocado sobre trilhos e preso a duas molas.Sobre ele é fixado um ímã, conforme a figura A. O conjunto é deslocado 20 cm à direita, em seguida liberado. Ocorre então, um movimento oscilatório,diminuindo gradativamente de amplitude até o repouso, devido às forças de atrito.
EXPERIMENTO2
O experimento é repetido fixando-se uma bobina (figura B). Isto faz com que,durante o movimento oscilatório, o ímã penetre no interior da bobina, sem, noentanto tocá-la, não havendo, portanto nenhuma força adicional de atrito. G é um galvanômetro ligado à bobina.
Analise as proposições:
I. O experimento 2 proporcionará o aparecimento de uma corrente induzida na bobina.
II. O experimento 2 proporcionará o aparecimento, na bobina, de uma corrente induzida sempre no mesmo sentido.
III. A presença da bobina dará origem a forças magnéticas, diminuindo o tempo para o sistema entrar em repouso relativamente ao experimento 1.
IV. O tempo para o sistema entrar em repouso no primeiro experimento é o mesmo que no segundo experimento.
Está correta ou estão corretas:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Nos processos industriais, como na indústria de cerâmica, é necessário o uso de fornos capazes de produzir elevadas temperaturas e, em muitas situações, o tempo de elevação dessa temperatura deve ser controlado, para garantir a qualidade do produto final e a economia no processo. Em uma indústria de cerâmica, o forno é programado para elevar a temperatura ao longo do tempo de acordo com a função
(Foto: Reprodução/Enem)em que T é o valor da temperatura atingida pelo forno, em graus Celsius, e t é o tempo, em minutos, decorrido desde o instante em que o forno é ligado. Uma peça deve ser colocada nesse forno quando a temperatura for 48°C e retirada quando a temperatura for 200°C.
O tempo de permanência dessa peça no forno é, em minutos, igual a
- Língua Espanhola | 2.03 Pronomes
La Declaración de Chapultepec
[1] La Declaración de Chapultepec, un documento
emblemático que recoge los postulados medulares de las
libertades de prensa y de expresión, conmemora su vigésimo
[4] aniversario. Hasta ahora, la declaración ha sido firmada por 29
países, de los 35 que integran el hemisferio americano. El
primer principio es una expresión contundente, de la que
[7] emanan los otros: “No hay personas ni sociedades libres sin
libertad de expresión y de prensa.”
Esta hermosa declaración de principios contrasta con
[10] la realidad desalentadora que enfrentan las libertades de
expresión y prensa, no solo en este hemisferio, sino en todo el
mundo. La propia Relatoría Especial para la Libertad de
[13] Expresión de la Organización de los Estados Americanos
(OEA), de amplio prestigio internacional, en tiempos recientes
sufrió amenazas de fuertes restricciones a su presupuesto, que
[16] podrían llevar a su desaparición, todo ello como parte de una
reforma a la Comisión de Derechos Humanos, a la que
pertenece. Sin embargo, la amenaza fue disipada cuando, en
[19] una reunión de cancilleres en el 2013, se decidió continuar con
el sistema usual de financiamiento.
Internet: <www.centrolibertadprensa.org> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto de arriba, juzgue lo próximo ítem.
La expresión “los otros” (l.7) se refiere a “29 países” (l.4 e 5).