Vea que animado está el cumpleaños de Juanito. Ahora realiza las actividades pedidas.
A) Colorea los globos de rojo.
B) Colorea el avioncito de azul.
C) Colorea la pelota de amarillo.
D) Colorea los dulces de marrón.
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Uma transformação química que acontece durante o cozimento de verduras e vegetais, quando o meio está ácido, é conhecida como feofitinização, na qual a molécula de clorofila (cor verde) se transforma em feofitina (cor amarela). Foi realizado um experimento para demonstrar essa reação e a consequente mudança de cor, no qual os reagentes indicados no quadro foram aquecidos por 20 minutos.
OLIVEIRA, M. F; PEREIRA-MAIA, E. C. Alterações de cor dos vegetais por cozimento: experimento de química inorgânica biológica. Química Nova na Escola, n. 25, maio, 2007 (adaptado).
Finalizado o experimento, a cor da couve, nos béqueres 1, 2 e 3, respectivamente, será
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Um aluno do curso de doutorado em Biologia queria entender as relações biológicas que ocorriam entre cinco espécies de protozoários diferentes (K, X, Y, Z e W). Ele, a princípio, cultivou as espécies separadamente (gráfico I) e, depois, reunidas duas a duas (gráficos II, III e IV), fornecendo-lhes diariamente quantidades constantes de alimento. Os gráficos a seguir mostram as curvas de crescimento populacional das espécies nas diferentes situações.
Que tipo de relações ecológicas é apresentado nos gráficos II, III e IV, respectivamente?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UFTPR) Uma pesquisa sobre produtos químicos e suas aplicações no cotidiano forneceu as seguintes informações:
Produto Químico
Aplicação
I.
Mg(OH)2
Antiácido para combater o excesso de acidez estomacal
II.
CaO
Preparação de argamassa na construção civil.
III.
H3PO4
Acidulante em refrigerantes, balas e gomas de mascar.
IV.
SnF2
Creme dental para fortalecer o esmalte dos dentes
As funções químicas às quais estes produtos químicos pertencem são, respectivamente: - Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Os preconceitos fazem parte da vida em sociedade e resistem às mudanças, muitas vezes alimentando as desigualdades e a exclusão social, conforme trecho da música A carne dos compositores Seu Jorge, Marcelo Yuca e Wilson Capellette.
A carne mais barata do mercado é a carne negra que vai de graça ‘pro’ presídio
E para debaixo de plástico que vai de graça ‘pro’ subemprego
E ‘pros’ hospitais psiquiátricos
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que fez e faz história
Segurando esse país no braço
O cabra aqui não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador é lento
Mas, muito bem intencionado
E esse país vai deixando todo mundo preto e o cabelo esticado...
Seu Jorge; Marcelo Yuca e Ulisses Cappelletti. “A Carne”. In: Farofa Carioca, Moro no Brasil. Rio de Janeiro: independente, 1998.
Os conceitos sociológicos apresentados no trecho da composição A carne são os seguintes:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia a reportagem de Renata Moura para responder à questão. Vício em celular chega a consultórios e já preocupa médicos no Brasil Desde a morte do pai, em 2013, *Mariana lutou contra a depressão e viu o quadro piorar ao mergulhar por horas a fio no Facebook. “Era como uma fuga, uma anestesia para esquecer problemas”. Significava também “procrastinar tarefas da casa e os estudos”. “Checava o celular o tempo inteiro. Estava viciada”. Já na vida de *Luísa, 47 anos, o smartphone entrou como alternativa para relaxar à noite, após um longo dia de trabalho. Em poucos anos, virou o centro de conflitos com as filhas e o marido. “Reclamavam que eu tinha virado um zumbi, que fingia prestar atenção em conversas quando, na verdade, estava pensando em algo que li ou esperando mais uma curtida no Instagram. Era capaz de debater temas no Facebook, mas não conversava com minhas filhas”, disse Luísa à BBC Brasil. A dependência tecnológica, que inclui o “uso abusivo” da internet, redes sociais, jogos e celulares, não é dimensionada no Brasil, mas já chega como problema a especialistas. “Não existe nenhum órgão dizendo que há uma preocupação nacional sobre isso, mas diferentes segmentos observam que a tecnologia de forma excessiva começa a criar problemas recorrentes. Há aumento de queixas de pacientes nos hospitais universitários, nas clínicas de psicologia, de psiquiatria e em escolas”, diz [...] Cristiano Nabuco de Abreu. [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/brasil-41922087. Acesso em: 20 abr. 2019. (* – nomes fictícios)
Enunciado:
A alternativa que traduz o tema do texto é