Considere o fragmento de texto abaixo, sobre a visão humana, para responder à questão. O cérebro demora em média 40 milésimos de segundo para interpretar e registrar cada nova imagem captada pelo olho. Isso é o tempo necessário para um beija-flor bater as asas cinco vezes. […]
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/050907/p_092.shtml>. Acesso em: 27 nov. 2014. Adaptado.
O tempo médio que o cérebro leva para interpretar e registrar uma imagem, em segundos, é
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia um trecho da reportagem a seguir.
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Renata é dona de casa e teve um dia cheio. Ela saiu de casa e passou no posto de gasolina para encher o tanque e lavar o carro. Depois, passou no supermercado. Para terminar, foi a uma loja comprar um presente e deixou seu carro em um estacionamento. Ela deu gorjetas no posto de gasolina, no supermercado e no estacionamento.
De acordo com a tabela, qual seria o valor máximo e o valor mínimo que ela poderia ter gasto com gorjetas ao longo desse dia.
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
Poucos crimes na era contemporânea foram tão documentados quanto o Holocausto. O assassinato em massa de judeus por nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi registrado em telegramas, ofícios, cartas, ordens de execução, fotografias, plantas de construção de campos de extermínio, atas, entre outros itens que, hoje, estão em arquivos, bibliotecas e centros de documentação espalhados mundo afora. A documentação do Holocausto também é composta por uma infinidade de testemunhos de sobreviventes e por consistentes pesquisas desenvolvidas por historiadores. Todo esse conhecimento tem servido, há décadas, de base para livros, artigos, documentários, reportagens, exposições, filmes, peças de teatro e tantos outros produtos culturais que ajudam a compreender o genocídio. Apesar da enorme materialidade do Holocausto e de seu lugar no imaginário social, há, hoje, indivíduos e organizações que negam, na totalidade ou em parte, o Holocausto. São os chamados negacionistas. No caso da extrema-direita, negar o Holocausto não é apenas um discurso de ódio aos judeus, mas também de uma agenda de reabilitação dos fascismos nos planos político e partidário. Por fim, a negação do Holocausto é a negação da própria História, uma vez que essa negação opera no nível do silenciamento da memória e do fazer dos historiadores. Por isso, historiadores e outras pessoas que se importam com os usos políticos do passado estão tão preocupados com esse fenômeno.
Bruno Leal de Carvalho. Para entender o negacionismo do Holocausto. In: Ciência Hoje, 2020. Internet: cienciahoje.org.br/ (com adaptações).
Considerando o texto precedente e os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
No decorrer da Segunda Guerra Mundial, países capitalistas, como os Estados Unidos da América e a Inglaterra, firmaram oposição aos países comunistas, como a União Soviética e a Alemanha hitlerista.
- Geografia | 3. Física
Considerando os rios como agentes modeladores do relevo terrestre, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
O tempo voa e as atividades são muitas. A vida moderna impõe um cotidiano apressado e desregrado que interfere no modo de viver das pessoas. A falta de tempo não deixa espaço para uma alimentação saudável. As brincadeiras de rua e as atividades físicas cederam lugar para a televisão, para o videogame ou para o computador. Nas últimas décadas, esses hábitos sedentários geraram muitos problemas de saúde associados à má alimentação e ao estresse, como a depressão, o diabetes, a hipertensão, entre outras doenças. Por sua vez, a indústria farmacêutica segue desenvolvendo novos medicamentos para tratar doenças que poderiam ter sido evitadas simplesmente adotando modos de vida mais saudáveis.
ANVISA. A informação é o melhor remédio. Brasília: Anvisa, 2008 (adaptado).
O texto ressalta a necessidade de combate ao sedentarismo através do(a)
- Matemática | 18. Polinômios
(IME) Sejam x, y e z números complexos que satisfazem ao sistema de equações abaixo:
O valor da soma x³ + y³ + z³ é: