Clara está fazendo um bolo de três andares para a festa de aniversário de seu neto Vítor. Cada andar terá um sabor diferente. Para preparar os bolos de cada andar, ela usou estas três formas, que têm a mesma forma e as mesmas dimensões. Observe o sabor e a quantidade de bolo que terá cada andar.
Sabendo que a 2.ª e a 3.ª formas foram divididas em partes iguais, escreva a expressão numérica que representa a quantidade total de bolo após a montagem dos três andares. Em seguida, resolva essa expressão.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data show/You-tube)
- Papel color set – cores contrastantes
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cola auto relevo preta
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula mostrando algumas obras de Tarsila do Amaral , em
ordem cronológica e juntamente com a turma observar e comentar as fases da
pintora.
Disponível: http://tarsiladoamaral.com.br/obras/
https://www.wikiart.org/pt/tarsila-do-amaral
- O professor deverá falar sobre o Modernismo e a Semana de Arte Moderna no Brasil.
- Separe a obra “O Mamoeiro – 1925 “ e faça com as crianças, a leitura formal:
Fonte: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2012/05/o-mamoeiro-1925-tarsila-do-amaral.html
. Quais as cores vocês veem na obra?
. Quais as linhas ? E as formas? Existem planos?
. Os elementos são proporcionais?
. Vocês visualizam texturas na obra? Existe sobreposição?
- Faça um leitura interpretativa com as crianças:
Disponível: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2012/05/o-mamoeiro- 1925-tarsila-do-amaral.html
. Qual é o título da obra? A obra é coerente com o título?
. Que sentimentos a obra te traz?
. Vocês colocariam esta obra nas suas casas? Por que?
. É uma obra agradável aos seus olhos?
. O que essa obra te diz? O que a artista quis representar?
- Depois desta explanação, o professor vai sugerir para as crianças para se inspirarem
na obra “ O Mamoeiro – Tarsila do Amaral “ e criarem suas próprias obras de arte.
OBS: não é para fazer uma releitura da obra, as crianças deverão criar suas próprias
obras, se inspirando na obra de Tarsila.
- Será uma atividade com colagem.
- O professor vai explicar para as crianças que nesta atividade, ela poderão utilizar
somente 02 cores de papel, contrastantes. Uma das cores vai ser para fazer o fundo e
a outra será para fazer os elementos e colar sobre a base.
Fonte: http://www.novaprint.com.br/professores/05-tarsila-do-amaral
- Deixe as crianças criarem livremente.
- Instrua as crianças para primeiro fazer os desenhos, recortar e depois montar a
composição através da colagem.
- Depois da composição pronta, peça as crianças para contornar o desenho com a
tinta relevo preta .
- O professor vai pedir para as crianças para darem um nome para sua obra.
- Auxilie as crianças quando achar necessário.
- Exponha os trabalhos.
Fonte: http://www.novaprint.com.br/professores/05-tarsila-do-amaral
OS TRAÇOS DA CIDADE
- Física | B. Resistores
(UERJ) Resistores ôhmicos idênticos foram associados em quatro circuitos distintos e submetidos à mesma tensão UA,B. Observe os esquemas:
Nessas condições, a corrente elétrica de menor intensidade se estabelece no seguinte circuito: - Biologia | 8.6 Verminoses
(IFPE) JECA TATU
Jeca Tatu era caboclo que vivia no campo, na maior pobreza. Sua rotina baseava-se em ficar o dia inteiro sem fazer tarefa alguma. As pessoas tinham uma péssima imagem do Jeca, bêbado e preguiçoso. Um dia, um médico passou em frente à casa e espantou-se com tanta miséria. Percebendo que o caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná-lo. Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo. O médico constatou que se tratava de uma doença chamada ancilostomose, o amarelão. Receitou-lhe, então, remédios e um par de botas. Meses depois do tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida. Ninguém mais o reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas. Ele, a mulher e os filhos andavam agora calçados.
LOBATO, M. Jeca Tatu. Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/departamentos/educacao/trabalhos/obichoquemedeu/ancilostomose_jeca_tatu.htm
Acesso: 09 de maio 2017. (Adaptado).
De acordo com o texto, Jeca Tatu estava doente, com ancilostomose, que é uma doença causada por
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o cordel que trata sobre brincadeiras.
Brincadeiras da infância
Se você tem certa idade
Então deve se lembrar
De quando era criança
Gostava de brincar
Não existia violência
Nem risco de machucar
[...]
Brincar de pular corda
Era para turma animada
Eles de Rouba-Bandeira
As meninas na Queimada
[...]
Brincar de fazer cabana
Tico Tim Queimado, Bambolê
Três Marias, Cabra-Cega
Atualmente a gente não vê
Mãe da Rua foi esquecida
Ninguém sabe por quê
[...]
Hoje não tem rua de terra
No asfalto é perigoso brincar
Os veículos trafegam velozes
Com perigo de acidentar
[...]
Mas tem uma explicação
Talvez seja esta a questão
A violência tomou conta
De fora do nosso portão
Brincar no computador
É a melhor a solução.
Renato Coutinho. Brincadeiras de infância.
2010. Disponível em: <http://so-cordel.
blogspot.com.br/2010/11/brincadeiras-da-
-infancia.html>. Acesso em: 5 maio 2016.
Responda o que se pede.
a) O autor do poema fala de um tempo de brincadeiras. Que tempo é esse? Assinale.
( ) um tempo presente
( ) um tempo passado
( ) um tempo futuro
b) Por que, segundo o autor, as crianças de hoje brincam no computador?
c) Você gostaria que as crianças voltassem a brincar nas ruas como no passado? Justifique.
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIT) Considere um bloco de 20,0kg que está apoiado em uma balança que se encontra sobre o piso de um elevador. Sabendo-se que o elevador que está descendo chega ao repouso com uma aceleração de módulo 2,0m/s² e que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10m/s², a leitura da balança durante a descida do elevador, em N, é igual a