(UNESP)
A imagem reproduz um auto de fé. Essas cerimônias
Questões relacionadas
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unit)
Os tensoativos catiônicos do tipo sal quaternário de amônio possuem efeito germicida, matam micro-organismos como bactérias e fungos. Nas embalagens de produtos desinfetantes de uso doméstico, são indicados como substância ativa, quaternário de amônio.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UFJF-PISM) Um estudante resolveu fazer três experimentos com comprimidos efervescentes, muito utilizados no combate à azia, que liberam CO2 quando dissolvidos em água.
Experimento 1: Em três copos distintos foram adicionados a mesma quantidade de H2O, mas com temperaturas diferentes (-6,25 e 100 oC). Em seguida, foi adicionado um comprimido efervescente inteiro em cada copo.
Experimento 2: Em dois copos distintos foi adicionada a mesma quantidade de H2O à temperatura ambiente. Ao primeiro copo foi adicionado um comprimido inteiro e ao segundo um comprimido triturado.
Experimento 3: Em três copos distintos foram adicionados a mesma quantidade de H2O à temperatura ambiente e 1/2, 1 e comprimido não triturado, respectivamente.
Com base nos parâmetros que influenciam a cinética de uma reação química, o estudante deve observar que: - Física
A figura abaixo representa as linhas de força de um determinado campo elétrico.
Sendo VA VB e VC os potenciais eletrostáticos em três pontos A, B e C, respectivamente, com 0
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O nitrogênio é um elemento essencial para as plantas, podendo ser obtido do solo ou da atmosfera. No último caso, verifica-se a associação entre plantas e bactérias, que irão captar moléculas de nitrogênio e convertê-las em compostos nitrogenados usados na nutrição das plantas. Em contrapartida, as bactérias se aproveitam dos produtos oriundos da fotossíntese realizada pelas plantas. Essa associação é denominada
- Literatura | 4.5 Simbolismo
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Sorriso interior
O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila.Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo...
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.Ondas interiores de grandeza
Dão-lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior. Últimos sonetos. Rio de Janeiro: UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.
O poema representa a estética do Simbolismo, nascido como uma reação ao Parnasianismo por volta de 1885. O Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão do poeta inspirado e capaz de mostrar à humanidade, pela poesia, o que esta não percebe.
O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor exemplifica o fazer poético, de acordo com as características dos simbolistas, é: