(UPF) Leia o fragmento a seguir, que trata da sociedade feudal.
“No cruzamento do material e do simbólico, o corpo fornece ao historiador da cultura medieval um lugar de observação privilegiado neste mundo em que os gestos litúrgicos e o ascetismo, a força física e o aspecto corporal, a comunicação oral e a lenta valorização do trabalho contavam tanto, era importante conferir valor, além do escrito, à palavra e aos gestos.”
(LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2005, p. 14)
Era característica da sociedade feudal:
Questões relacionadas
- Física
Umgerador de corrente direta tem uma força eletromotriz de E volts e umaresistência interna de r ohms. E e r são constantes. Se R ohms é a resistênciaexterna, a resistência total é (R+r) ohms e, se P é a potência, então P=E2R/(r+R)2 . Sendo assim, qual é a resistência externa que consumirá omáximo de potência?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Studiare 107347
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube e data show)
- Potinhos de plástico
- Cola
- Colher de plástico
- Papel Kraft
- Fita adesiva
PROCEDIMENTOS
- O professor vai fazer a apresentação do tema, mostrando imagens, e falando um pouco mais sobre a arte rupestre.
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=arte+rupestre&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi_vv-J79faAhUFiJAKHS3pChMQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor vai explicar para os alunos que o termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes.
- Os alunos poderão se perguntar: "muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea. “A arte rupestre era uma arte realizada por civilizações muito anteriores a nossa, que habitaram o planeta na pré-história, há milhares de anos. Nesse período, os homens não tinham preocupação em definir se o que faziam era arte ou não. Mas, de qualquer forma, as marcas deixadas por eles são o registro de uma tentativa de se expressar graficamente e deixar registrada sua maneira de pensar e de agir.”
- Passar um vídeo sobre a arte rupestre para os alunos.
- Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=gnDWZ9PaZX4
- Se preferir, o professor poderá também levar os alunos para a sala de informática da escola e pedir para eles pesquisarem sobre o tema.
-
- Fonte: Dia-a-dia real e abstrato: registros em Seridó, no Rio Grande do Norte, têm formas variadas.
- Foto: Assoc. Bras. de Arte Rupestre/divulgação
- O professor vai explicar para os alunos que os materiais utilizados nessas pinturas eram terras ricas em óxido de ferro para tonalidades avermelhadas, aquelas com dióxido de manganês para os marrons, o pó do carvão para os pretos e o caulim para o branco - todas poderiam ser aplicadas com bastões ou com as mãos, criando diferentes tipos de desenhos. Já as gravuras (incisões feitas nas pedras) eram produzidas, em geral, utilizando a ação de uma pedra sobre a outra para o picotamento e o polimento por fricção.
- Aproveite para explicar para a turma quem é o arqueólogo, o profissional que estuda as marcas deixadas pelas populações antigas. É importante explicar que a arqueologia estuda os vestígios da cultura material, o que não significa que os povos antigos também não tivessem dança, música ou outras formas de expressão que, no entanto, não tiveram registro.
- O professor vai pedir aos alunos que façam um levantamento no bairro, em suas casas, nas de seus colegas e parentes, buscando por terra de cores diferentes . Motive a moçada para que nesse exercício de coleta observe atentamente a ampla diversidade de cores e tonalidades que a própria natureza disponibiliza. Mostre, por exemplo, imagens de pintura rupestres com tonalidades distintas.
-
- Fonte: Cores variadas: trabalho na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, no Piauí. Foto: Assoc. Bras. de Arte Rupestre/divulgação
- Cada estudante deve trazer amostras de terra seca e peneirada (aproximadamente 1 copo de cada cor de terra
- Deixe os alunos experimentarem a sensação de preparar suas próprias tintas utilizando materiais naturais. Reúna-os em grupos e peça que mostrem as cores de terra que conseguiram coletar. Destaque as diferentes tonalidades obtidas (se for possível, faça uma relação com a disciplina de Química, buscando identificar os componentes predominantes para gerar aquela coloração).
- Explique que toda a tinta é feita de pigmento (que dá cor), diluente (veículo) e aglutinante (aquilo que junta o pigmento e que fixa a tinta na superfície). Em seguida, oriente-os a começar preparação das tintas, misturando um pouco de terra com água e cola branca. A terra será o pigmento, a água o veículo e a cola o aglutinante, que dará também um pouco de brilho e plasticidade à tinta. Pode-se trabalhar também apenas com a mistura de terra e água, nesse caso a tinta ficará opaca e menos plástica, como a das pinturas rupestres.
- A partir daí eles poderão experimentar as cores, criando um mostruário de tonalidades.
- Motive a turma a observar as misturas obtidas por todos e a partilhar as cores.
- Chegou a hora de pintar. Peça que usem as folhas de papel kraft fixadas à parede (com fita crepe, por exemplo), ou estendidas no chão, formando um grande painel. Os alunos devem incorporar o espírito dos homens da pré-história e retratar cenas do cotidiano e/ou deixar marcas das mãos espalmadas.
-
- Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI344484-17770,00-AS+PRIMEIRAS+ARTISTAS+PINTURAS+RUPESTRES+FORAM+FEITAS+POR+MULHERES.html
- Conclua lembrando que a pintura foi uma das primeiras marcas materiais que o homem deixou sobre a Terra. Ao longo dos séculos, essa atividade se transformou, as tintas e as ferramentas mudaram. No entanto, a proposta continua a mesma: registrar o modo de pensar e as aspirações de uma sociedade em uma determinada época.
Para ir além Debate: grafite x pichação O grafite é um tipo de pintura mural que remete à arte rupestre. No entanto, atualmente utiliza como suporte os muros das cidades e tem tintas produzidas pela indústria, como o látex e as tintas em spray.
Para saber mais Outros materiais para diferentes pigmentos Na pré-história, o homem utilizou também pigmentos vegetais, que, segundo os pesquisadores, em muitos casos resistiram menos à ação do tempo. Como atividade complementar, vale experimentar outros tipos de corantes naturais para a preparação de tintas como, por exemplo, caldos de beterraba, cenoura, couve e outras folhas verdes. Os caldos podem ser obtidos batendo no liquidificador pedaços dos vegetais com água. É importante salientar que as pinturas produzidas dessa forma não devem ser expostas ao sol, pois desbotam com facilidade, ao contrário daquelas produzidas com terra, que tem uma permanência maior. Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/arte-rupestre-passado-e-presente
Enunciado:
Studiare 107347
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube e data show)
- Potinhos de plástico
- Cola
- Colher de plástico
- Papel Kraft
- Fita adesiva
PROCEDIMENTOS
- O professor vai fazer a apresentação do tema, mostrando imagens, e falando um pouco mais sobre a arte rupestre.
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=arte+rupestre&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi_vv-J79faAhUFiJAKHS3pChMQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor vai explicar para os alunos que o termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes.
- Os alunos poderão se perguntar: "muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea. “A arte rupestre era uma arte realizada por civilizações muito anteriores a nossa, que habitaram o planeta na pré-história, há milhares de anos. Nesse período, os homens não tinham preocupação em definir se o que faziam era arte ou não. Mas, de qualquer forma, as marcas deixadas por eles são o registro de uma tentativa de se expressar graficamente e deixar registrada sua maneira de pensar e de agir.”
- Passar um vídeo sobre a arte rupestre para os alunos.
- Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=gnDWZ9PaZX4
- Se preferir, o professor poderá também levar os alunos para a sala de informática da escola e pedir para eles pesquisarem sobre o tema.
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- Fonte: Dia-a-dia real e abstrato: registros em Seridó, no Rio Grande do Norte, têm formas variadas.
- Foto: Assoc. Bras. de Arte Rupestre/divulgação
- O professor vai explicar para os alunos que os materiais utilizados nessas pinturas eram terras ricas em óxido de ferro para tonalidades avermelhadas, aquelas com dióxido de manganês para os marrons, o pó do carvão para os pretos e o caulim para o branco - todas poderiam ser aplicadas com bastões ou com as mãos, criando diferentes tipos de desenhos. Já as gravuras (incisões feitas nas pedras) eram produzidas, em geral, utilizando a ação de uma pedra sobre a outra para o picotamento e o polimento por fricção.
- Aproveite para explicar para a turma quem é o arqueólogo, o profissional que estuda as marcas deixadas pelas populações antigas. É importante explicar que a arqueologia estuda os vestígios da cultura material, o que não significa que os povos antigos também não tivessem dança, música ou outras formas de expressão que, no entanto, não tiveram registro.
- O professor vai pedir aos alunos que façam um levantamento no bairro, em suas casas, nas de seus colegas e parentes, buscando por terra de cores diferentes . Motive a moçada para que nesse exercício de coleta observe atentamente a ampla diversidade de cores e tonalidades que a própria natureza disponibiliza. Mostre, por exemplo, imagens de pintura rupestres com tonalidades distintas.
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- Fonte: Cores variadas: trabalho na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, no Piauí. Foto: Assoc. Bras. de Arte Rupestre/divulgação
- Cada estudante deve trazer amostras de terra seca e peneirada (aproximadamente 1 copo de cada cor de terra
- Deixe os alunos experimentarem a sensação de preparar suas próprias tintas utilizando materiais naturais. Reúna-os em grupos e peça que mostrem as cores de terra que conseguiram coletar. Destaque as diferentes tonalidades obtidas (se for possível, faça uma relação com a disciplina de Química, buscando identificar os componentes predominantes para gerar aquela coloração).
- Explique que toda a tinta é feita de pigmento (que dá cor), diluente (veículo) e aglutinante (aquilo que junta o pigmento e que fixa a tinta na superfície). Em seguida, oriente-os a começar preparação das tintas, misturando um pouco de terra com água e cola branca. A terra será o pigmento, a água o veículo e a cola o aglutinante, que dará também um pouco de brilho e plasticidade à tinta. Pode-se trabalhar também apenas com a mistura de terra e água, nesse caso a tinta ficará opaca e menos plástica, como a das pinturas rupestres.
- A partir daí eles poderão experimentar as cores, criando um mostruário de tonalidades.
- Motive a turma a observar as misturas obtidas por todos e a partilhar as cores.
- Chegou a hora de pintar. Peça que usem as folhas de papel kraft fixadas à parede (com fita crepe, por exemplo), ou estendidas no chão, formando um grande painel. Os alunos devem incorporar o espírito dos homens da pré-história e retratar cenas do cotidiano e/ou deixar marcas das mãos espalmadas.
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- Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI344484-17770,00-AS+PRIMEIRAS+ARTISTAS+PINTURAS+RUPESTRES+FORAM+FEITAS+POR+MULHERES.html
- Conclua lembrando que a pintura foi uma das primeiras marcas materiais que o homem deixou sobre a Terra. Ao longo dos séculos, essa atividade se transformou, as tintas e as ferramentas mudaram. No entanto, a proposta continua a mesma: registrar o modo de pensar e as aspirações de uma sociedade em uma determinada época.
Para ir além
Debate: grafite x pichação
O grafite é um tipo de pintura mural que remete à arte rupestre. No entanto, atualmente utiliza como suporte os muros das cidades e tem tintas produzidas pela indústria, como o látex e as tintas em spray.
Para saber mais
Outros materiais para diferentes pigmentos
Na pré-história, o homem utilizou também pigmentos vegetais, que, segundo os pesquisadores, em muitos casos resistiram menos à ação do tempo. Como atividade complementar, vale experimentar outros tipos de corantes naturais para a preparação de tintas como, por exemplo, caldos de beterraba, cenoura, couve e outras folhas verdes. Os caldos podem ser obtidos batendo no liquidificador pedaços dos vegetais com água. É importante salientar que as pinturas produzidas dessa forma não devem ser expostas ao sol, pois desbotam com facilidade, ao contrário daquelas produzidas com terra, que tem uma permanência maior.
Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/arte-rupestre-passado-e-presente
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um senhor, pai de dois filhos, deseja comprar dois terrenos, com áreas de mesma medida, um para cada filho. Um dos terrenos visitados já está demarcado e, embora não tenha um formato convencional (como se observa na Figura B), agradou ao filho mais velho e, por isso, foi comprado. O filho mais novo possui um projeto arquitetônico de uma casa que quer construir, mas, para isso, precisa de um terreno na forma retangular (como mostrado na Figura A) cujo comprimento seja 7 m maior do que a largura.
Para satisfazer o filho mais novo, esse senhor precisa encontrar um terreno retangular cujas medidas, em metro, do comprimento e da largura sejam iguais, respectivamente, a:
- Física
Analise a figura e suponha que os pontos A e B estejam fixos sobre a superfície da Terra em extremidades opostas:
A Terra e a Lua exercem uma forca mutua de _____________ devido a ação gravitacional. Em decorrência desse fenômeno, ocorre maré______ nas proximidades de A e B a cada ______ horas, aproximadamente.Os termos que completam, corretamente, as lacunas são
- Matemática | 09. Probabilidade
Os funcionários de uma empresa costumam esquecer computadores e condicionadores de ar ligados depois do expediente. Para reduzir o desperdício de energia elétrica, essa empresa resolveu adotar uma ação com três estratégias independentes. Cada estratégia possui uma probabilidade estimada de sucesso e um indicativo das razões de eventuais falhas, conforme tabela a seguir.
Isoladamente, cada estratégia demonstra ser pouco eficiente, mas, como serão realizadas em conjunto, pode-se estimar que a probabilidade de sucesso dessa ação será de