Considere o diagrama a seguir
No diagrama, as letras A, B e C substituem, respectivamente,
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Algumas crianças resolveram jogar dados e registrar os resultados na tabela a seguir.
Enunciado:
1. Faça os cálculos de acordo com os registros da tabela e responda:
a) Quem marcou menos pontos ao final do jogo?
b) Quem marcou o maior número de pontos por partida e quantos pontos fez no total?
c) Quem ganhou o jogo?
d) Qual é a diferença de pontos entre um jogador e outro?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO) Há certos usos consagrados na fala, e até mesmo na escrita, que, a depender do estrato social e do nível de escolaridade do falante, são, sem dúvida, previsíveis. Ocorrem até mesmo em falantes que dominam a variedade padrão, pois, na verdade, revelam tendências existentes na língua em seu processo de mudança que não pode ser bloqueadas em nome de um "ideal linguístico" que estaria representado pelas regras da gramática normativa. Usos como ter por haver em construções existenciais (tem muitos livros na estante), o do pronome objeto na posição de sujeito (para mim fazer o trabalho), a não-concordância das passivas com se (aluga-se casas) são indícios da existência, não de uma norma única, mas de uma pluralidade de normas, entendida, mais uma vez, norma como conjunto de hábitos linguísticos, sem implicar juízo de valor.
CALLOU, D. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs).Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
Considerando a reflexão trazida no texto a respeito da multiplicidade do discurso, verifica-se que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
A questão se baseia no texto abaixo, que está no blog dos quadrinistas brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá.
Eu tenho vontade de sempre fazer mais do que faço. Experimentar mais, trabalhar mais rápido. Tenho vontade de criar o tempo todo, fico imaginando histórias entre uma conversa e outra, às vezes entre uma frase e outra, e muitas vezes me deixo levar pelas histórias imaginárias que fico elaborando e acabo esquecendo de me concentrar com a realidade, seja ela um momento de trabalho ou um momento de lazer. Tenho vontade de criar tanto que acabo criando pouco. Quando respiro, tiro a cabeça mergulhada nas ideias e olho ao redor, me lembro de que o importante não é fazer tudo, nem muito, nem rápido: o importante é fazer bem feito. Faça com vontade de fazer mais, mas não com vontade de fazer de novo, ou pior ainda, sem vontade nenhuma.
(Disponível em: <http://10paezinhos.blog.uol.com.br/>
Acesso em: 16 abr. 2012.)
Sem alterar o sentido, a vírgula do período “Experimentar mais, trabalhar mais rápido.” poderia ser substituída pela conjunção
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB)
O diagrama mostra como varia a pressão de um mol de um gás, em função do volume por ele ocupado, ao passar por uma transformação. Considerando-se a constante universal dos gases perfeitos R = 8,31 J/mol.K, a quantidade de calor, em joule, transferida durante o processo é um valor próximo de
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações sobre alguns peixes a seguir
Fonte: Coleção O fascinante mundo animal.
A partir das informações da tabela, podemos dizer que