Analise a imagem que mostra um processo que ocorreu em uma população ao longo de milhares de anos.
Disponível em: <http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/pictures/2002-11-143-05-i001p.gif>. Acesso em: 21 set. 2012.
Ao longo de milhares de anos, esse processo resultará no
Questões relacionadas
- História | 6.03 Revolução Industrial
Durante os séculos XIV e XV, o período correspondente à chamada crise do final da Idade Média atingiu muitas das antigas formas tradicionais das relações feudais na agricultura e se fez acompanhar de sensível declínio demográfico e de significativos descensos no âmbito das atividades manufatureiras e mercantis.
De meados do século XV até o começo do século XVII, período de expansão econômica, houve também uma relativa expansão das atividades industriais, artesanais, é claro, bem como da produção agrícola, em estreita conexão com a retomada do crescimento demográfico e o início da expansão mercantil-marítima e colonial.
Importantes mudanças culturais marcaram a ruptura com diversos aspectos do universo medieval, abrindo caminho para a revolução científica e para o advento da modernidade.
A partir de meados do século XVIII, o capitalismo tendeu a se expandir com rapidez na Europa Ocidental.
Francisco Falcon e Antonio Edmilson Rodrigues. A formação do mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 6-8 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo Ocidente ao longo da Baixa Idade Média e da Idade Moderna, julgue o item.
No período apontado pelo texto como de rápida expansão do capitalismo na Europa Ocidental, iniciou-se, na Inglaterra, a Revolução Industrial. No século XIX, essa expansão atingiu uma área restrita do continente e, no século XX, com as duas guerras mundiais e a corrida imperialista, o sistema capitalista disseminou-se globalmente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.09 Regência Verbal
Preste atenção à regência verbal e observe o uso dos verbos assistir e pagar nos exemplos a seguir.
I. Adoro assistir aos jogos de futebol do meu filho.
II. Minha irmã pagou suas apostas no grupo de amigos.
III. Os bombeiros assistiram os ciclistas acidentados.
IV. Comprei um carro e paguei à concessionária.
Em quais trechos os verbos assistir e pagar foram usados como verbos transitivos diretos?
- Literatura
(IFCE) Velho papel pode estar com os anos contados
Já imaginou, daqui a algumas décadas, seu neto lhe perguntando o que era papel? Pois é, alguns pesquisadores já estão trabalhando para que esse dia chegue logo.
A suposta ameaça 7à fibra natural não é o desajeitado e-book, mas o papel eletrônico, uma 'folha' que você carregaria dobrada no bolso.
Ela seria capaz de mostrar o jornal do dia – com vídeos, fotos e notícias 8atualizadas –, o livro que você estivesse lendo ou qualquer informação antes impressa. Tudo ali.
Desde os anos 70, está no ar a 5ideia de papel eletrônico, mas as últimas novidades são de duas semanas atrás. Cientistas holandeses anunciaram que estão perto de criar uma tela com 'quase todas' as propriedades do papel: 3leveza, flexibilidade, 4clareza, etc.
A novidade que deixa o invento um pouco mais palpável está nos transistores. No papel do futuro, eles não serão de 6silício, mas de plástico – que é maleável e barato.
Os holandeses dizem já ter um protótipo que mostra imagens em movimento em uma tela de duas polegadas, ainda que de qualidade 1'meia-boca'.
2Mas não vá celebrando o fim do desmatamento e do peso na mochila. A expectativa é que um papel eletrônico mais ou menos convincente apareça só daqui a cinco anos.
Folha de S. Paulo, 17 dez. 2001.Folhateen, p. 10.
Em uma das opções, a afirmação refere-se ao Barroco.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
O gás amônia, ao reagir com o gás cloreto de hidrogênio, forma o cloreto de amônio sólido. A Tabela apresenta a entalpia de formação, ΔHfo, das substâncias químicas envolvidas na reação.
A partir dessas informações e dos dados da tabela, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 4.3 Equação do 1º Grau com Duas Incógnitas
Em uma balança de dois pratos, 5 moedas de ouro de mesma massa equilibram-se com 7 moedas de prata de mesma massa. Trocando uma moeda de um prato por uma do outro, o prato que antes só tinha moedas de ouro ficará com 16 g a menos que o outro. Calcule quantos gramas tem cada moeda de ouro e de prata.