Nos aeroportos o indicador de direção de pouso deve ser pintado no solo na forma de uma letra “T” nas cores branca ou laranja com as dimensões mostradas na figura a seguir.
Regulamente Brasileiro da Aviação Civil, RBAC n.º 154, Emenda n.º 01, p. 53.
Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf> Acesso em: 27 dez. 2015.
A área ocupada pelo “T” de pouso é
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
As mutações do DNA não são aleatórias como se costumava acreditar. A partir da análise de mais de 1700 genomas e identificação de mais de 1 milhão de mutações, pesquisadores constaram que há regiões do genoma com menor frequência de mutação. As características epigenéticas (tais como metilação de citosinas e modificação de histonas), e os fatores de reparo de DNA podem reduzir a frequência de ocorrência de mutações no genoma. A taxa de mutação entre genes essenciais e não essenciais é diferencial, conforme representado na figura a seguir.
Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, é correto afirmar que os genes
- Filosofia | 2.2 Clássica
TEXTO I
Sócrates – Imagine, pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar à cabeça para ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresentam o espetáculo.A Alegoria da caverna: A República. In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
TEXTO II
Sócrates – Agora, caro Glauco, é preciso aplicar toda esta alegoria a tudo o que dissemos antes. Compare o mundo visível à caverna e a chama ao Sol. A subida do cativo para contemplar a realidade superior, você não haveria de se desiludir, se a comparasse à alma que se eleva para o mundo inteligível. Ela (a ideia do bem) gerou no mundo visível a luz e as fontes, enquanto que no mundo inteligível ela mesma abre as portas da verdade e da inteligência e quem queira se portar sabiamente em particular e em público deve contemplar essa ideia.
PLATÃO. A República. São Paulo: Escala Educacional, 2006. p. 47.
“Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo Platão. Nesses excertos, esse pensador defende que o conhecimento verdadeiro é alcançado no mundo
- Biologia
(UFJF) Estudo que contou com a participação de um pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). “O resultado era esperado", afirma Brown. “Há centenas de anos as minhocas são consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas. Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como ele funcionava”.
Fonte: texto modificado a partir de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/
Leia as afirmativas a seguir:
I. As minhocas vivem em galerias escavadas no solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo tornando-o mais poroso e aerado.
II. As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato, acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo.
III. As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de plantações.
IV. Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais importantes para o crescimento das plantas.
V. As fezes das minhocas, quando incorporadas ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural.
Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the next text about Obama attitude concerning gas pollution.
The President’s Climate Plan
President Barack Obama has laid out a new plan to combat climate change by reducing carbon emissions from U.S. power plants. In a speech delivered at Georgetown University in Washington, D.C., on Tuesday, Obama said he would use his executive powers without needing support from Congress.
“The question is not whether we need to act," Obama said. “The question is whether we will have the courage to act before it's too late.”
The central point of Obama’s plan focuses on new rules that would require power plants to reduce and control the amount of carbon dioxide they emit. Carbon dioxide is a heat-trapping gas that many scientists say is a cause of global warming—a worldwide rise in temperature. This can produce changes in weather and sea levels.
According to the U.S. Energy Department, 40 percent of U.S. carbon dioxide emissions, and one-third of greenhouse gases overall, come from electric power plants.
Obama’s plan includes increased government support for renewable energy technology and funding to help communities prepare for extreme weather conditions caused by rising temperatures. These include powerful storms, such as hurricanes, and long droughts
By Abby Abrams with AP Reporting
Time For Kids. June 26, 2013. Disponível em:<http://www.timeforkids.com/news/president%E2%80%99s-climate-plan/97006>. Acesso em: 20 mar. 2014. (Fragmento)
Find in the text what each of the following items consist of or their definitions.
A) The new plan to combat climate change: __________________________________________
_____________________________________________________________________________
B) The central point of Obama’s plan: _______________________________________________
_____________________________________________________________________________
C) The carbon dioxide: __________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
D) The global warming: __________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Aconteceu que os nobres e o povo entraram em conflito por longo tempo. O regime político era aristocrático em tudo; [...] os pobres, suas mulheres e seus filhos eram escravos dos ricos. [...] Toda a terra estava em poucas mãos; e se eles não pagassem suas dívidas podiam se tornar escravos, eles, suas mulheres e seus filhos. [...] O povo revoltou-se, então, contra os nobres.
Aristóteles, A República ateniense, II. Disponível em: <www.escolainterativa.com.br>. Acesso em: 13 fev. 2013.
Explique a origem do regime aristocrático em Atenas.