O gráfico a seguir apresenta dados recentes de como a população brasileira busca se informar.
Os dados mostram que a busca de informação por meio de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A aranha e o buraco da fechadura
Após ter explorado a casa toda, por dentro e por fora, uma aranha resolveu esconder-se no buraco da fechadura.
Que esconderijo ideal! Pensou ela. Quem jamais havia de imaginar que ela estava ali? E, além disso, podia espiar para fora e ver tudo o que acontecia.
— Ali, em cima, disse ela para si mesma, olhando para o alto da porta, — vou fazer uma teia para moscas. Ali embaixo, acrescentou, observando a soleira, — farei outra para besourinhos. Aqui, ao lado da porta, vou armar uma teiazinha para os mosquitos.
A aranha estava exultante. O buraco da fechadura proporcionava-lhe uma nova e maravilhosa sensação de segurança. Era tão estreito, escuro, e era revestido de ferro. Parecia-lhe mais inexpugnável que uma fortaleza, mais garantido que qualquer armadura.
Imersa nesses deliciosos pensamentos, a aranha ouviu o som de passos que se aproximavam. Correu de volta para o fundo de seu refúgio.
Porém, a aranha esquecera-se de que o buraco da fechadura não havia sido feito para ela. Sua legítima proprietária, a chave, foi colocada na fechadura e expulsou a aranha.
Disponível em: <http//:www.fabulas, Atl .299 v.b.Leonardo da Vinci>. Acesso em: 20 out. 2012.
Qual dos ditos populares abaixo seria adequada como moral da fábula?
- História - Fundamental | 03. A Primeira Guerra Mundial
(PUC-Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
- Ciências - Fundamental | 02.1. A matéria
O jeito que a vovó fazia café, o processo de “coar” envolve colocar o pó dentro de um coador de pano, ao mesmo tempo em que se passa água aquecida em uma panela ou chaleira por ele.O coador é disposto em cima de uma xícara ou bule enquanto a água passa pelo pó. [...]
Disponível em: goo.gl/g8qpt4. Acesso em: 20 nov. 2016.
- Comente essa frase: “Vovó poderia usar o plástico para substituir o pano.”
- Por que será que a vovó utiliza um coador feito de pano?
- Na sua casa vocês costumam tomar café? Se sim, qual o tipo de coador que usam? De qual material ele é feito.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Unifacs) As cavernas que muitos consideram inóspitas e ameaçadoras são essenciais para a conservação da biodiversidade, servindo de abrigo e de fonte primária de alimento para grande número de espécies. Entre todas as interações que acontecem nesses ambientes, nenhuma é tão intrigante quanto as mantidas com os morcegos. Sem as cavernas, boa parte das espécies desses animais não existiria, e sem os morcegos muitas cavernas estariam condenadas. Portanto, não se pode associá-las apenas a trevas e malefícios: as cavernas contêm mais vida do que se imagina. Normalmente, os ambientes cavernícolas oferecem condições físicas ideais de temperatura e umidade para a ocupação por morcegos. Quando se fala na preservação da diversidade desses animais, é comum surgir a pergunta: conservar morcegos para quê? Um argumento relevante vem dos Estados Unidos. Todos os anos, esse país economiza mais de US$4,5 milhões em pesticidas graças aos morcegos insetívoros que, todos os dias, no fim da tarde, voam em direção às fazendas em busca de alimento. Esses grandes grupos podem consumir, em apenas uma noite, mais de 200 toneladas de insetos causadores de pragas agrícolas. Alguns trabalhos indicam que esses pequenos mamíferos são os principais responsáveis pela entrada de nutrientes nas cavernas e que a matéria orgânica trazida por eles é a única fonte de energia utilizada por diversos invertebrados cavernícolas. Os restos de alimentos levados para a caverna, juntamente com as fezes dos morcegos, acumulam-se no chão das cavernas, formando uma espessa e nutritiva camada de matéria orgânica em decomposição, chamada guano. O guano abundante oferece uma dieta rica para invertebrados, e esses atraem predadores vertebrados não residentes, que frequentam as cavernas apenas para se alimentar. Essa situação torna a presença dos morcegos indispensável para a existência de vida nesse ambiente: eles fornecem a matéria orgânica que dá início à cadeia alimentar, gerando um microssistema ecológico complexo, de vital importância para grande número de espécies. (NOVAES, 2012, p. 41-43).
Com base na análise das interações tróficas e da dinâmica da vida nas cavernas habitadas por morcegos, é correto afirmar:
- Geografia - Fundamental | 7.02 Aspectos Físicos da Região: Clima, Vegetação, Relevo e Hidrografia
Texto base:
Disponível em:<http://amazonia.org.br/2012/10/novo-mapa-mostra-que-malha-de-hidrovias-no-pais-chega-a-21-mil-km/?utm_source=rss>. Acesso em: 15 mar. 2014.
Enunciado:
O crescimento econômico de uma região depende de diversos fatores, dentre eles um dos mais importantes são as redes de transportes disponíveis. Assim, a região Norte possui um importante trunfo para o seu crescimento econômico que é