Leia alguns trechos de uma reportagem e responda o que se pede.
VOCÊ É...
...O QUE VOCÊ COME
E também quanto e como você come. Os alimentos podem ajudar ou prejudicar sua saúde. Mas não é recomendável sentar-se à mesa como se vai a uma farmácia ou lançar-se a excessos como um condenado em sua última refeição. O prazer do equilíbrio é a chave de tudo
Fonte: VEJA. São Paulo. 30 abr. 2008. p116-121.
Marque as afirmativas verdadeiras com relação ao consumo de peixes, frutas e carne bovina de acordo com os gráficos.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o trecho de uma reportagem publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, em 2014, comemorando os 82 anos da conquista do voto feminino:
Nesta segunda-feira, 24/02, o Brasil comemora 82 anos da conquista do voto feminino. O direito das mulheres em escolher seus representantes foi garantido em 1932, através do decreto 21 076 do Código Eleitoral Provisório, após intensa campanha nacional. [...]
Pioneirismo brasileiro
A instituição do voto feminino se deu a partir de uma reforma no Código Eleitoral, com a assinatura do Decreto-Lei 21076, de 24 de fevereiro de 1932 pelo então Presidente Getúlio Vargas. Mas somente as mulheres casadas, viúvas e solteiras que tivessem renda própria podiam votar. O Brasil, em comparação a outros países, pode ser considerado pioneiro. Argentina e França só o fizeram na década de 1940, e Portugal, Suíça, na década de 1970. Nova Zelândia, no entanto, saiu na frente ao instituir o voto feminino em 1893.
A luta pelo voto feminino no Brasil iniciou-se em 1910, quando a professora Deolinda Daltro fundou, no Rio de Janeiro, o Partido Republicado Feminino. Porém, manifestações mais contundentes só ocorreram em 1919, quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.
Disponível em: www.tre-es.jus.br/imprensa/noticias-tre-es/2014/Fevereiro/82-anos-da-conquista-do-voto-feminino-no-brasil.
Acesso em: 19 fev. 2019. Vocabulário
Pioneirismo: ser o primeiro.
A participação feminina na política brasileira
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Existem certas organelas citoplasmáticas membranosas esféricas, com enzimas responsáveis pela digestão de várias substâncias, que podem ser provenientes do meio extra ou intracelular. Essas organelas são denominadas:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Texto base: A questão refere-se à cantiga Velocidade não!, elaborada pela compositora Irene Rios da Silva da cidade de Florianópolis – SC, a respeito do cuidado no trânsito. Leia-a e observe-a com atenção. (Segunda-feira, 17 de agosto de 2009). VELOCIDADE NÃO! Devagar, devagarinho, Você também vai chegar, Vá com calma e segurança, Não precisa se apressar. Motorista obedeça
Sempre a sinalização,
Pra não perder o controle
Do seu carro e condução. Tenha em mente, motorista,
Em suas mãos tem muitas vidas,
Ande na velocidade
Que por lei é permitida. SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o trânsito. 2ª edição. Ilha Mágica Editora. Florianópolis, 2006, p. 113. Fonte: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com/2009/08/velocidade-nao.html - 1o/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
De acordo com os versos a seguir, explique os cuidados estabelecidos conforme as placas de trânsito utilizadas no Brasil.
Devagar, devagarinho,
Você também vai chegar...
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.3 Emprego do "X" e "CH"
Leia o poema a seguir para responder
Transcreva do poema para o quadro (pelo menos duas palavras de cada).
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Pablo Auladell presenta Potemkin, el primer cómic
que publica tras ganar el Premio Nacional con El paraíso
perdido,adaptación del poema de John Milton, que le
funcionó, y sigue funcionando, muy bien. Con este se
[5] pretende aprovechar el doble tirón de un autor reconocido
como él con el aniversario de Sergei Eisenstein, director de
la película rusa El acorazado Potemkin. Y se ríe cuando
piensa que se le pueda considerar un autor comercial.
“Realmente en el mercado estamos todos, pero si te
[10] refieres a un autor que mira el producto antes de hacerlo la
respuesta es no. Pero los demás, quizás sí. Debe ser el
único tironcillo que ha tenido el Premio Nacional,
confiando que podía hacer un buen trabajo y llamaría la
atención”.
[15] Sus palabras no provienen de la modestia,
puntualiza, sino de la humildad. “Esta profesión te pone en
tu sitio rápidamente. Pese a todo este deslumbre, sigue
siendo un medio muy particular, raquítico en muchas
cuestiones”.
[20] Proyectos como estos dos últimos que ha
desarrollado se dirigen hacia un mercado global que
reconoce los iconos que ha adaptado, “ahora la mentalidad
tiene que ser así porque las redes sociales lo mueven sin
fronteras”. Y estas le proporcionan el ejemplo más
[25] cercano. El paraíso perdido,cuyos derechos compró este
mismo año una editorial de Brasil ha conseguido que “casi
la mitad de mis seguidores en cosas como mi Instagram
¡son brasileños!”.
Por eso insiste en que reconocimientos como “el
[30] Premio Nacional ha llamado más la atención fuera del
mundo del cómic que dentro”. Y con ello se refiere al
público habitual de salones como el de Barcelona, que
visten las camisetas con logotipos de superhéroes, “si
preguntas quiénes son los que han recibido el premio
[35] nacional o si los han leído, seguramente, dirán que no, que
tienen una percepción de cosas intelectualoides”. Eso lo ve
Como prueba de que el mundo del cómic es muy particular:
toda la vida luchando para que fuéramos arte y se establece
un premio y mi percepción es que al aficionado
[40] Ensimismado del cómic eso no le interesa.
La adaptación de una película como El acorazado
Potemkin le permitía mayor libertad que con la obra de
Milton. "Esa era una visión personal, de autor. Esta não, Earthshaker
un homenaje". Y por eso explica que insistió en que
[45] Apareciera en portada la palabra homenaje. "Aunque
parezca que en El paraíso perdidotenía más libertad, la
libertad es peligrosa. Las restricciones te ayudan a jugar
con menos cartas pero tienes que jugarlas bien.
Internet: www.elmundo.es (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgar lo ítem.
El autor reconoce que el Premio Nacional le ha abierto innúmeras puertas en su carrera literaria.