(MACKENZIE) Observe o mapa a seguir.
Com base no mapa e em seus conhecimentos, está correto afirmar que as áreas destacadas correspondem a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Ao descrever sua criação, Joana expressa uma opinião crítica acerca das redes sociais existentes.
Essa crítica é reforçada, nas falas da personagem, principalmente pelo uso de: - Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNIPÊ)
O ambiente hospitalar expõe seus ocupantes a várias situações de risco e, dentre elas, uma que merece atenção especial por parte dos profissionais da área de saúde é o choque elétrico envolvendo equipamentos médicos, que são bastante utilizados no monitoramento de pacientes e para diagnóstico e tratamento de doenças. A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor metálico no interior de um aparelho utilizado para o tratamento de um paciente varia com o tempo conforme o gráfico representado.
Considerando o intervalo de tempo de 0,0 a 10,0s, é correto afirmar que a intensidade média da corrente que produz o mesmo efeito da corrente representada no gráfico, em mA, é igual a
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(UEMA) Analise a imagem abaixo.
Trata-se da Pedra da Tartaruga, situada no Parque Nacional de Sete Cidades – PI, que retrata o resultado do processo da desagregação de uma rocha. Nela, os minerais constituintes se dilatam quando aquecidos e se contraem quando resfriados. Seus principais agentes de intemperismos são a variação de temperatura e a cristalização que ocorrem nas áreas de grande amplitude térmica, desérticas e semiáridas.
O que caracterizou essa modelagem da Pedra da Tartaruga foi o intemperismo
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Disponível em: http://dukechargista.com.br. Acesso em: 03 set. 2010.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 03 set. 2010.
Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguísticas que o compõem. O texto da campanha publicitária e o da charge apresentam, respectivamente, composição textual pautada por uma estratégia:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Amistad
Lo que no tenemos lo encontramos en el amigo. Creo en este obsequio y lo cultivo desde la infancia. No soy en ello diferente de la mayor parte de los seres humanos. La amistad es la gran liga inicial entre el hogar y el mundo. El hogar, feliz o infeliz, es el aula de nuestra sabiduría original pero la amistad es su prueba. Recibimos de la familia, confirmamos en la amistad. Las variaciones, discrepancias o similitudes entre la familia y los amigos determinan las rutas contradictorias de nuestras vidas. Aunque amemos nuestro hogar, todos pasamos por el momento inquieto o inestable del abandono (aunque lo amemos, aunque en él permanezcamos). El abandono del hogar sólo tiene la recompensa de la amistad. Es más: sin la amistad externa, la morada interna se derrumbaría. La amistad no le disputa a la familia los inicios de la vida. Los confirma, los asegura, los prolonga. La amistad le abre el camino a los sentimientos que sólo pueden crecer fuera del hogar. Encerrados en la casa familiar, se secarían como plantas sin agua. Abiertas las puertas de la casa, descubrimos formas del amor que hermanan al hogar y al mundo. Estas formas se llaman amistades.
FUENTES, C. En esto creo. Barcelona: Seix Barral, 2002 (adaptado)
Carlos Fuentes faz uma reflexão sobre o papel da amizade na vida das pessoas. Na sua concepção, a amizade