MATERIAL
- Cartolina branca
- Lápis HB
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o movimento expressionista, como eles usavam a cor e o
gesto para se expressarem.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
https://www.infoescola.com/artes/expressionismo/
- O professor pode falar também sobre Vicent Van Gogh e mostrar algumas de suas
pinturas expressionistas para servir de inspiração para as crianças.
Disponível: http://expressionismo-csfx.blogspot.com/2011/08/vicent-van-gogh-e-sua-marca-no.html
- Explicar para as crianças que quando elas querem demonstrar fortes emoções
através do desenho, como alegria, raiva, paixão, o desenho que elas fazem devem
ser com gestos fortes e cores intensa s enquanto que cores mais frias e coloridos
menos aparente podem expressar sentimentos como calma, tristeza, entre outros.
- Nesta atividade as crianças vão usar apenas o lápis de cor para que elas possam
associar cores a sentimentos e aprender a utilizar o gesto no desenho para auxiliar na
expressão do mesmo.
- Pedir as crianças para pensarem em alguma experiência já vivida por eles, algum
sentimento forte , como ganhar uma partida de futebol, fazer uma viagem, etc .
- A partir desta experiência, cada criança deverá criar um desenho livre, como os
artista faziam no movimento Expressionista.
- Instruir as crianças a usarem cores mais puras, sem muita mistura, para melhor
compreensão do professor pelo sentimento que a criança quis transmitir com o seu
desenho.
- Deixe que as crianças façam os desenhos livremente, usando toda a sua
criatividade e imaginação.
- Depois de pronto, peça as crianças para dar um nome à sua obra de arte.
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS