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Observe a obra A primeira missa no Brasil, de 1860, do pintor Victor Meirelles.
Que fato do período colonial brasileiro a imagem representa?
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Leia o artigo a seguir para responder à questão. Há cerca de 20 anos, era moderno dizer que se tinha “endereço eletrônico” ou trocar essa informação com amigos, namoradas, etc. Isto, hoje, em face do progresso, é coisa superada, em face das inovações tecnológicas que a cada dia nos surpreendem com avanços antes impensáveis. [...] Antes eram os celulares. Quando surgiram, eram um xodó! Hoje, o que menos se usa é o telefone, pois a gama de ofertas tecnológicas (inclusive como máquina de fotografia digital) faz com que as pessoas, a partir de crianças de pouca idade, passem o dia inteiro com ele nas mãos, descobrindo coisas. Tive uma empregada que tinha dois aparelhos, com quatro chips e atendia em média umas 10 ligações por dia. Ela fazia faxina com uma mão e segurava o celular com a outra. O fato é que o celular e a Internet se tornaram hoje um apêndice das pessoas, especialmente dos jovens. É raro quem não os tenha. É indiscutível que os celulares modernos, de última geração, são objetos de utilidade, mas em muitos casos se tornaram motivo de ostentação e estão virando uma paranoia.
Vi, em um consultório médico, enquanto a senhora fazia a ficha com a atendente, que as duas filhas digitavam seus aparelhinhos, buscando aquela “comunicação com o mundo” que o fabricante apregoa. Quatro rapazes estavam na praia, sentados em suas cadeirinhas, com os celulares na mão, fones ao ouvido: davam mais atenção ao que passava na tela do que à paisagem e às meninas que desfilavam pela orla.
É comum ver, em lugares públicos, pessoas conectadas através de celulares, laptops e tablets. Há dificuldades na comunicação com amigos e parentes, mas ela ocorre com os parceiros da web. Os professores têm dificuldade em fazer com que os jovens troquem seus celulares pelo conteúdo das matérias. Há pais que se queixam de que a garotada não abre mão dessa tecnologia nem na hora das refeições. No Brasil, há 2,5 celulares por pessoa. Isso proporciona uma comunicação incrível com o mundo virtual. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br>. Acesso em: 19. out. 2013.
Retire do texto um argumento que sustente a tese do autor.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Disponível em: http://jconlineinteratividade.ne10.uol.com.br.Acesso em: 17 set. 2015.
Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge faz uma crítica a respeito da
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Texto base: Rei Luís XIV Rei francês nascido em St. Germain-en-Laye, Yvelines, conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França (1643-1715). Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643). Construiu o imponente e luxuoso Palácio de Versalhes, perto de Paris, onde viveu a corte francesa. Príncipe caprichoso apreciava a etiqueta, festas e belas mulheres. A ele se atribui a frase "L'État c'est moi" (O Estado sou eu). Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biografia/luis-sol.htm> Acesso em: 24 nov. 2015.
Enunciado:
- a) O Rei Sol é considerado o exemplo mais perfeito do Absolutismo na Europa. Explique o significado da frase atribuída a ele: “O Estado sou Eu”.
- b) Dois teóricos do Absolutismo francês, Jacques Bossuet e Jean Bodin, formularam uma teoria que se destinava a apoiar o exercício do poder por Luís XIV. Eles apresentaram a Teoria do Direito Divino dos Reis. Explique o significado de tal teoria.