Texto base: .
Enunciado:
Analise a imagem a seguir.
A imagem representa um documento histórico escolar.
Explique o que são os documentos históricos
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Atente aos seguintes excertos: “Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992), nasce a noção de que o desenvolvimento tem, além de um cerceamento ambiental, uma dimensão social(...)”
“O relatório Brundtland (1987) abriu um imenso debate na academia sobre o significado de desenvolvimento sustentável (...)”
“No Brasil, Machado (2005) defende que o DS é um discurso, conforme a proposição de Foucault; enquanto Nobre & Amazonas (2002) afirmam que é um conceito político-normativo, noção que já estava presente no Relatório Brundtland. Veiga (2010), no entanto, fará uma defesa interessante – de que se trata antes de tudo de um novo valor. Na sua assimilação pela sociedade, encontra-se a possibilidade da adoção de medidas que venham efetivamente a mudar o rumo do desenvolvimento, levando-o da jaula do crescimento econômico material para a liberdade do desenvolvimento humano, enquanto ampliação das oportunidades (...)”
Os trechos acima estão contidos na íntegra no artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, do autor Elimar Pinheiro do Nascimento, Estudos avançados, 2012. O referido artigo articula veementemente o debate sobre o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta corretamente as três dimensões do desenvolvimento sustentável.
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
Lendo atentamente os Autos da devassa da Inconfidência Mineira, o que encontramos? Os envolvidos são “filhos de Minas”, “naturais de Minas”. A terra era o “País de Minas”, percebido como “continente” ou como capitania.
JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C.G. (Org.).Viagem Incompleta: a existência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.A identificação exposta no texto destaca uma característica do domínio português na América ao apontar para a - Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto y contesta a las preguntas.
La lengua oficial de casi todos los países de América Latina es el español. Pero como la variedad lingüística de estos países es tan grande, algunas lenguas llamadas “indígenas” también son oficiales. Por ejemplo el quechua y el aimara, que son oficiales con el español en Perú, Bolivia y Ecuador. Sin embargo, no se enseñan en las escuelas y son idiomas de segunda categoría todavía. Esto se debe a la realidad social de estos países, donde los indígenas son los habitantes más pobres. El guaraní, en cambio, es un caso especial. Es idioma oficial en el Paraguay junto con el español y se enseña en las escuelas.
Disponible en <https://www.hueber.de/media/36/mirada-lk-L14.pdf>. Acceso el 09/01/2019.
A) ¿En qué países el quechua y el aimara son lenguas oficiales?
B) ¿ Qué Idioma se enseña en las escuelas de Paraguay, además del español?
- Ciências - Fundamental | 04. Características dos animais
A ecolocalização é uma habilidade presente em alguns animais, como golfinhos e morcegos. Os morcegos são especialmente habilidosos nessa técnica, sendo capazes de detectar objetos tão finos quanto um fio de cabelo.
Como a ecolocalização pode ajudar animais como morcegos e golfinhos a se localizarem no ambiente? Explique como essa habilidade funciona.
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(FITS) O petróleo é um líquido cuja coloração varia do âmbar ao negro. Sua composição complexa compreende vários compostos, com predominância dos hidrocarbonetos. Além de gerar a gasolina, utilizada como combustíveis, na grande maioria dos automóveis que circula no mundo, vários produtos são derivados do petróleo, como, por exemplo, parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Com relação ao petróleo e seus derivados obtidos por meio de destilação, é correto afirmar: