(FUVEST) Considere as anamorfoses:
As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País.
Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II.
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- Matemática | 12.4 Outras Funções
O maior valor de tgx, com
é:
- Ciências - Fundamental | 03.3 Ecossistemas
Leia o texto a seguir.
A Amazônia não é o pulmão do mundo
Pulmão do mundo. No que você pensa ao ouvir essa expressão? Ora, só dá para imaginar que a Amazônia é a maior produtora mundial do oxigênio que mantém a Terra viva! Acontece que essa história de "pulmão do mundo" é uma enorme bobagem. Na verdade, são as algas marinhas que fazem a maior parte desse trabalho - elas jogam na atmosfera quase 55% de todo o oxigênio produzido no planeta. [...] [...] As estimativas variam, mas todas indicam que a parcela de oxigênio excedente fornecida pela Amazônia para o mundo é bem pequena. Talvez ela nem exista! É que, além de produzir oxigênio na fotossíntese, as árvores também respiram - consumindo oxigênio e liberando gás carbônico. [...] Isso não significa, contudo, que derrubar a floresta teria impacto zero sobre o clima do planeta. Ao contrário: quando não alimentam a indústria legal ou ilegal de madeira, árvores derrubadas se decompõem, liberando gás carbônico e agravando o problema do aquecimento global. Além disso, já se sabe que, de várias maneiras, a Amazônia produz sua própria chuva e influencia o regime pluviométrico de outras regiões. [...]
LOPES, R. J. Revista Superinteressante, ed. 289a, mar. 2011 (Fragmento).
De acordo com o texto
- Geografia - Fundamental | 07. Desastres ambientais
Observe a imagem e leia o texto. Novidades que incentivam a mobilidade urbana e também o uso da bicicleta como meio de transporte são sempre bem-vindas. No final do ano passado, foi inaugurada uma nova ponte para ciclistas e pedestres na zona sul da cidade de São Paulo. A obra cruza o canal Guarapiranga e liga o bairro à estação Santo Amaro, que faz parte da linha 5-lilás do metrô. Para não limitar a passagem de embarcações pelo rio Pinheiros, a estrutura pode ser dobrada em duas partes.
Disponível em:< http://parquedacidade.com.br/portfolio/cidades-apresentam-projetos-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/#sthash.At5YX60d.dpuf> Acesso em: 03 nov. 2015.
O intenso fluxo de automóveis acarreta consequências para quem vive nas cidades. Projetos como o citado acima propõem:
- Ciências - Fundamental | 03. Vida e evolução: os ecossistemas
Leia o título de uma notícia sobre a Mata Atlântica e analise o que a figura mostra.
A árvore que foi derrubada apresenta um tronco de grande dimensão.
a) Explique o que podemos concluir sobre o tempo de vida da árvore.
b) As plantas da Mata Atlântica produzem oxigênio durante a realização da fotossíntese. Com a derrubada das árvores, o que pode acontecer com o ambiente da Terra?
- História | Geral
(UERN) Por que o dia tem 24 horas?
Foram os sumérios, por volta de 2000 a.C., que tiveram essa ideia. Esse povo viveu no sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde fica hoje o sul do Iraque, no Oriente Médio. O povo sumério dividiu o dia em: 12 horas para a parte clara (dia) e 12 horas para a parte escura (noite), criando assim as 24 horas. Dividiram também o ano em 12 meses, baseados no tempo para plantar e para colher.
(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=419.)
A civilização egípcia também foi muito criativa no campo artístico e cultural. Desenvolveram um tipo especial de escrita, além de requintes de astronomia, matemática e medicina. O calendário de 365 dias foi organizado por eles.
(Moraes, Jose Geraldo Vinci de. 1960. Caminhos das civilizações – história integrada: Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 1998. p. 23.)
Os textos fazem referência ao tempo cronológico, ou seja, as datas se sucedem, com uma duração precisa. Ele se difere do tempo histórico que, por sua vez, diz respeito ao tempo de duração de determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade. Diante do exposto, e correto afirmar que