Texto base: .
Enunciado:
Analise a imagem com a turminha da Mônica saindo da escola.
Ir à escola é um direito de toda criança. Na escola, além de aprender a ler, escrever, fazer contas, a criança também aprende a conviver com outras pessoas e a fazer amizades.
Nesse sentido, o quadrinho revela que as escolas, na atualidade, são caracterizadas com
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data-Show)
- Materiais variados como: papéis coloridos de várias gramaturas, texturas, estampas, tintas coloridas variadas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola alto relevo, papéis de bala, tecidos, E.V.A, tampinhas, linhas, etc .
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Pratinhos de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá reproduzir imagens (data-show) de alguns trabalhos de artistas, mostrando para as crianças as outras formas que eles empregam as cores, sem ser nas pinturas, e os diversos materiais utilizados por eles.
Disponível: https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pratos-9346
https://www.escritoriodearte.com/artista/candido-portinari/estrela-3196
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/2009/06/picasso-y-la-ceramica.htm
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/search/label/Artistas
https://catracalivre.com.br/arquivo/artista-cria-obras-de-arte-em-3d-a- partir-de-tirinhas-de-papel/
- O professor vai falar um pouco sobre o artista Aldemir Martins e sobre a obra que vai ser trabalhada.
Disponível:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldemir_Martins
https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pavao-7922
Serigrafia sobre papel
1995 - 70 x 100 cm
- Este trabalho deve ser feito individualmente.
- O professor vai colocar as carteiras em forma de U, dentro da sala .
- O professor deverá imprimir a imagem do “Pavão – Aldemir Martins” em tamanho grande e colocar na frente do quadro para melhor visualização das crianças.
- Instrua as crianças a observar a imagem e os detalhes que ela possui. Observar as cores, formas, texturas, etc.
- Distribua os pratinhos de papel, cola e tesoura para cada criança.
- Instrua sempre as crianças sobre o manuseio da tesoura e cola.
- Peça as crianças para fazerem um desenho livre, se inspirando na obra que está exposta.
- Esta atividade é bem legal pois mostra como cada criança enxerga esta obra.
- Instrua as crianças sobre o tamanho do desenho e o enquadramento deste, dentro do pratinho.
- Depois do desenho pronto, coloque todos os materiais disponíveis em cima de uma mesa grande, no centro da roda, e deixe as crianças escolherem os materiais que vão usar para fazer o acabamento do desenho na releitura desta obra.
- Fale com os alunos para fazer a colagem dos materiais no trabalho somente depois de ter definido o local .
- Incentive-as a misturar colagens com desenhos misturando os materiais para ficar uma composição bem legal.
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho, dar um nome para seu pavão.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/421790321321279473/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/437341813808014555/
EXPERIÊNCIA NA ARTE
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Uma empresa vendia, por mês, 200 unidades de certo produto ao preço de R$ 40,00 a unidade. A empresa passou a conceder desconto na venda desse produto e verificou-se que a cada real de desconto concedido por unidade do produto implicava na venda de 10 unidades a mais por mês.
Para obter o faturamento máximo em um mês, o valor do desconto, por unidade do produto, deve ser igual a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. a) Professor, peça aos alunos que observem as imagens.
b) Escrevam acima das fotos os sentimentos que devem prevalecer na convivência com o outro no fazer empreendedor, referentes a elas: fidelidade, amizade, solidariedade, amor, vínculos familiares.
Disponível em:<http://www.guia.heu.nom.br/images/solidariedade2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://ucanr.org/blogs/LatinoBriefs/blogfiles/11951.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.blogdovelhinho.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Amizade-crian%C3%A7as.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quais foram os dois sentimentos que não foram representados nas fotos?
b) Vocês acham que amor e fidelidade podem estar junto com qual ou quais fotos? Por quê?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia e comente com a turma o texto de Padre Fábio de Melo.
3.2. Peça aos alunos que marquem no texto todas as frases que têm a palavra oportunidade.
Solicite aos alunos que, em grupos, escolham uma dessas frases e faça uma dramatização. Depois, apresentem para os colegas.
A gente não pode perder as oportunidades de interferir de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas! Você tem a oportunidade de ser caminho.
Agora se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você irá ficar sozinho e vazio ao longo de sua vida. Seja um caminho bom! Muita gente vai querer passar por ele. E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
[...] As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. [...] Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. [...] É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo...
Disponível em:<https://www.pensador.com/frase/NTc1MzQw/> Acesso em: 03 jan. 2018.
- Biologia | 09. Botânica
(Uespi) As técnicas de cultivo in vitro de plantas se utilizam de uma série de fitormônios para garantir o desenvolvimento da planta no laboratório, antes da mesma ser levada para o campo. Sobre esse assunto, identifique a correlação correta entre o fitormônio e a sua respectiva função na planta:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(IFSC) Sobre sistema respiratório, assinale a alternativa CORRETA.