Texto base: Leia a reportagem a seguir e responda à questão. OIT alerta sobre o risco de trabalho infantil perigoso Liana Melo, O Globo [...] O mundo passou a correr o sério risco de não cumprir as metas de erradicação do trabalho infantil até 2020, assim como a extinção das piores formas de exploração de crianças e jovens no mundo do trabalho até 2016. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que divulgou em Genebra, na Suíça, o mais novo relatório sobre o assunto: "Crianças em trabalhos perigosos: o que sabemos, o que precisamos fazer". [...] Um total de 215 milhões de crianças e jovens, de 5 a 17 anos, continuam no mercado de trabalho e pouco mais da metade deste universo é de trabalhadores mirins que exercem funções consideradas extremamente perigosas. [...]. Disponível em:<http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/06/11/oit-alerta-sobre-risco-de-trabalho-infantil-perigoso-385890.asp>. Acesso em: 06 maio. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
No Brasil e no mundo, a luta contra o trabalho infantil foi marcada por importantes iniciativas dos governos e de entidades sociais.
A reportagem revela que a Organização Internacional do Trabalho Infantil (OIT), uma dessas entidades sociais, tem realizado esforços para