Texto base: Observe as imagens a seguir. A inclusão é um direito das crianças, dos adolescentes e de todos os cidadãos.
Disponível em: http://www.ideiajovem.com/ e http://gilmaronline.zip.net/images/dg-cad0507_07charge.jpg Acesso em: 04 abr. 2015.
Enunciado:
Que relação você observa entre as duas imagens?
Questões relacionadas
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
A insistência de Melo e Castro na derrama, junto com seus atos contra os devedores da Coroa em Minas, proporcionou aos magnatas da capitania um subterfúgio pré-fabricado para alcançarem seus próprios objetivos egoístas, sob o disfarce de um levante popular. Os que tinham mais a ganhar com o rompimento com Portugal eram, evidentemente, os abastados plutocratas ameaçados de perder todo o seu patrimônio nos processos da Real fazenda. A derrama era um tributo que recaía sobre toda a população e, assim, podia ser usada por estes interesses – os interesses daqueles que durante tantos anos tinha sido, eles próprios, os arrecadadores e agentes da autoridade real, os opressores, portanto – dando-lhes uma fachada respeitável e a possibilidade de atrair o apoio popular para sua causa. [....].
MAXWEEL, K. Os Magnatas da Inconfidência. Revista Nossa História. Ano 2, nº 18, Rio de Janeiro, 2005. VOT2022.
De acordo com o historiador Maxweel, durante a conspiração dos Inconfidentes de Minas Gerais havia o propósito de
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
33. Texto base: A Pirâmide a seguir define a divisão social da América espanhola. Disponível em:< https://goo.gl/xdvU3W>. Acesso em 25 abr. 2018
Enunciado:
A respeito das classe sociais, responda as seguintes perguntas.
A) Cite e Explique as classes dominadores.
- B) Explique as Classe dominadas.
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
100 mg de nitrato de cálcio foram dissolvidos em 50 cm3 de água, à temperatura de 50ºC. Assinale a alternativa CORRETA, a qual traz a pressão a ser aplicada para impedir a osmose. Dado: Ma (g/mol) : Ca = 40, N = 14, O = 16, R = 0,082 atm . ℓ / mol K.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o poema a seguir, de Mário Quintana e responda à questão. ADOLESCENTE A vida é tão bela que chega a dar medo. Não o medo que paralisa e gela, estátua súbita, mas esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz o jovem felino seguir para frente varejando o vento ao sair, a primeira vez, da gruta. Medo que ofusca: luz! Cumplicemente, as folhas contam-te um segredo velho como o mundo: Adolescente, olha! A vida é nova... A vida é nova e anda nua - Vestida apenas com o teu desejo! Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1341&cat=Artigos&vinda=S. Acesso em: 01 out. 2011 (adaptado).
Enunciado:
Leia os versos a seguir.
“(...) esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para frente varejando o vento ”
O verso destacado do poema fragmentado é um Objeto Direto ou um Objeto Indireto no contexto? Justifique.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
A micologia é ramo da Biologia que estuda os fungos. Esses organismos são popularmente conhecidos como leveduras, bolores, mofos, orelhas de pau e cogumelos. Sobre esse grupo, é CORRETO afirmar: