Texto base: Observe as imagens a seguir. A inclusão é um direito das crianças, dos adolescentes e de todos os cidadãos.
Disponível em: http://www.ideiajovem.com/ e http://gilmaronline.zip.net/images/dg-cad0507_07charge.jpg Acesso em: 04 abr. 2015.
Enunciado:
Que relação você observa entre as duas imagens?
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
À medida que cada vez mais mulheres se viam forçadas a trabalhar por salários com o advento da industrialização, o conflito entre as demandas da produção e da reprodução aumentou. [...] Os bolcheviques argumentavam que somente o socialismo poderia resolver a contradição entre trabalho e família. Sob o socialismo, o trabalho doméstico seria transferido para a esfera pública: as tarefas realizadas individualmente por milhares de mulheres não pagas em suas casas seriam assumidas por trabalhadores assalariados em refeitórios, lavanderias e creches comunitárias. [...] Ao contrário das feministas modernas, que defendem a redistribuição das tarefas dentro da esfera privada, aumentando a porção do homem nas responsabilidades, os teóricos bolcheviques buscavam transferir o trabalho doméstico para a esfera pública.
GOLDMAN, W. Mulher, Estado e revolução: política da família soviética e da vida social entre 1917 e 1936. Boitempo Editorial, 2015 (adaptado).
O texto mostra duas propostas de solução elaboradas em contextos históricos diferentes para o mesmo problema. Esse problema consiste na(o)
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Donde se acomoda la usura
Nacen la ambición y el poder
Y este germina en la tierra
Que agoniza por interés.
Y una gaviota cuentan que decidió
En acto suicida inmolarse en el Sol
Ríe desprecios un barco que encalló
Y se desangra en su lecho: ¡la mar!
¡Ven!, quiero oír tu voz
Y si aún nos queda amor
Impidamos que esto muera
¡Ven! pues en tu interior
Está la solución
De salvar lo bello que queda.
“La costa del silencio”, de Mago de Oz.
“La costa del silencio” é um dos diversos sucessos da conhecida banda espanhola Mago de Oz, que tem como uma das principais inspirações o clássico desenho “O Mágico de Oz”. Frente ao contexto qem que ela foi criada, a canção traz como ideia central a (o)
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT, semelhante a um totem, promete tornar o acesso à informação disponível para todos
A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu um dos principais desafios e preocupações para a sociedade ao longo das últimas décadas. E o uso da tecnologia tem se revelado um aliado fundamental em muitas iniciativas voltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentes criações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação, engenheiros e tecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projeto Mural Eletrônico.
O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interface multimídia e interativa, todos têm a possibilidade de acessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento, podem ser disponibilizados vídeos com Libras, leitura sonora de textos, que também estarão acessíveis em uma plataforma de braille dinâmico, ao lado do teclado.
KIFFER, D. Inclusão ampla e irrestrita. Rio Pesquisa, n. 36, set. 2016 (adaptado).
TEXTO II
Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acesso de surdos à informação e contribui para sua “inclusão científica”
Para não permitir que a falta de informação seja um fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora Roberta Savedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montando os quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se de uma página no Facebook, com notícias constantemente atualizadas e apresentadas por surdos em Libras, e veiculadas por meio de vídeos.
A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, ela própria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Para isso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimento informal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistou cinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu que eles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar a notícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber de um indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido em feiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo a mídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”, explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo científico em nossas pautas. Contudo, independentemente disso, nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazer com que os textos não sejam empobrecidos no processo de ‘tradução’ e, sim, acessíveis”.
KIFFER, D. Comunicação sem barreiras. Rio Pesquisa, n. 37, dez. 2016 (adaptado).
Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, os textos I e II aproximam-se porque apresentam projetos que
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) Para que ocorra a visão, é necessário que exista uma fonte de luz. [...] A luz entra pela pupila e atravessa o cristalino, o qual projeta uma imagem na retina. Esta funciona como um conjunto de células fotoelétricas, que recebem a energia luminosa e a transformam na energia elétrica levada pelos nervos ópticos até o córtex visual, parte do cérebro responsável pela visão. [...]Na produção de filmes 3D, a câmara estereoscópica simula a visão do olho humano. Cada lente é colocada acerca de seis centímetros uma da outra. Nesse processo ainda devem ser controlados zoom, foco, abertura, enquadramento e o ângulo relativo entre elas. [...]Um truque utilizado pela indústria é filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente. A imagem refletida é girada e invertida antes da edição do filme. (KILNER, 2010).
Além da informação acerca da localização, a visão fornece informações complementares sobre a natureza dos vários objetos observados. Considerando-se o conhecimento biológico associado à capacidade visual e suas limitações, é correto afirmar:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
(CEFET-MG) Os gráficos das funções f e g estão representados geometricamente na figura que se segue.
Se h é a função definida h(x) = log(f(x) . g(x)), o domínio de h é: