O trabalho escravo nas minas tinha singularidade, era uma realidade bem distinta das áreas agrícolas. O complexo meio social lhe permitia maior iniciativa e mobilidade.
(Neusa Fernandes, A Inquisição em Minas Gerais no século XVIII. p. 66)
Acerca da singularidade citada, é correto afirmar que
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- Língua Portuguesa
Quarto de Despejo
“O grito da favela que tocou a consciência do mundo inteiro”
2 de MAIO de 1958. Eu não sou indolente. Há tempos que eu pretendia fazer o meu diario. Mas eu pensava que não tinha valor e achei que era perder tempo.
...Eu fiz uma reforma para mim. Quero tratar as pessoas que eu conheço com mais atenção. Quero enviar sorriso amavel as crianças e aos operarios.
...Recebi intimação para comparecer as 8 horas da noite na Delegacia do 12. Passei o dia catando papel. A noite os meus pés doiam tanto que eu não podia andar.
Começou chover. Eu ia na Delegacia, ia levar o José Carlos. A intimação era para ele. O José Carlos tem 9 anos.
3 de MAIO. ...Fui na feira da Rua Carlos de Campos, catar qualquer coisa. Ganhei bastante verdura. Mas ficou sem efeito, porque eu não tenho gordura. Os meninos estão nervosos por não ter o que comer.
6 de MAIO. De manhã não fui buscar agua. Mandei o João carregar. Eu estava contente. Recebi outra intimação. Eu estava inspirada e os versos eram bonitos e eu esqueci de ir na Delegacia. Era 11 horas quando eu recordei do convite do ilustre tenente da 12ª Delegacia.
...o que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la.
Estão construindo um circo aqui na Rua Araguaia, Circo Theatro Nilo.
9 de MAIO. Eu cato papel, mas não gosto. Então eu penso: Faz de conta que estou sonhando.
10 de MAIO. Fui na Delegacia e falei com o Tenente. Que homem amavel! Se eu soubesse que ele era tão amavel, eu teria ido na Delegacia na primeira intimação.
(...) O Tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidades de delinquir do que tornar-se util a patria e ao país. Pensei: se ele sabe disso, porque não faz um relatorio e envia para os politicos? O Senhor Janio Quadros, o Kubstchek, e o Dr Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades.(...) O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora. Quem passa fome aprende a pensar no proximo e nas crianças.
11 de MAIO. Dia das mães. O céu está azul e branco. Parece que até a natureza quer homenagear as mães que atualmente se sentem infeliz por não realizar os desejos de seus filhos. (...) O sol vai galgando. Hoje não vai chover. Hoje é o nosso dia. (...) A D. Teresinha veio visitar-me. Ela deu-me 15 cruzeiros. Disse-me que era para a Vera ir no circo. Mas eu vou deixar o dinheiro para comprar pão amanhã, porque eu só tenho 4 cruzeiros.(...) Ontem eu ganhei metade da cabeça de um porco no frigorifico. Comemos a carne e guardei os ossos para ferver. E com o caldo fiz as batatas. Os meus filhos estão sempre com fome. Quando eles passam muita fome eles não são exigentes no paladar. (...) Surgiu a noite. As estrelas estão ocultas. O barraco está cheio de pernilongos. Eu vou acender uma folha de jornal e passar pelas paredes. É assim que os favelados matam mosquitos.
13 de MAIO. Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpatico para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos. Nas prisões os negros eram os bodes expiatorios. Mas os brancos agora são mais cultos. E não nos trata com desprezo.
Que Deus ilumine os brancos para que os pretos sejam feliz. (...) Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Mesmo assim, mandei os meninos para a escola. Estou escrevendo até passar a chuva para mim ir lá no Senhor Manuel vender os ferros. Com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça. A chuva passou um pouco. Vou sair. (...) Eu tenho dó dos meus filhos. Quando eles vê as coisas de comer eles brada: Viva a mamãe!. A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o habito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida. Mandei-lhe um bilhete assim:
“Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouquinho de gordura, para eu fazer sopa para os meninos. Hoje choveu e não pude catar papel. Agradeço. Carolina”
(...) Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A Vera começou a pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetaculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.
E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!(DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo.)
Assinale a alternativa abaixo em que os períodos NÃO apresentam relação de causa e consequência entre si.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor introduzirá o tema, levantando entre os alunos, seus conhecimentos e
envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas
norteadoras como as exemplificadas abaixo:
- - Você tem o hábito de fotografar o quê?
- - Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?
- - Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?
- - E seus avôs?
- - Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?
- - Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?
- Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto
técnica de registro de imagens.
https://www.infoescola.com/artes/fotografia/
possuem apanhados históricos e bem ilustrados das invenções que possibilitaram a criação
da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.
- Mostre para a turma algumas imagens de aparelhos que visam ilustrar melhor a evolução dos
aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.
Câmera escura.
Disponível:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg
Câmera lúcida
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA
Película
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V
- Se for possível, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem
negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los.
- O professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade
contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:
- - Onde vemos imagens fotográficas hoje?
- - Quais as funções dessas imagens?
- - Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?
- Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem
projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule
os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.
Disponível: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-%20mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg
- Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto "Fotografia e História" de Ana Maria Mauad, presente no site : http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-%204.pdf
- Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, o professor iniciará a parte prática
dos trabalhos.
- Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema
será o cotidiano pessoal de cada um.
- Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o
site http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens
chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar
artístico.
- Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso
da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.
- Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.
- Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles
montem grupos para se auxiliarem.
- As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas
fotográficas ou celulares.
- Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos
possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os
trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola. - Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor disposição para a apresentação de seus trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41475
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Decreto-Lei n. 1 949, de 27/12/1937 Art. 1º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República. Art. 2º O DIP tem por fim: h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais; n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas empresas jornalísticas para a importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.
BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982 (adaptado).
Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Texto base: A questão refere-se a um artigo exposto num blog (site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos) do Jornal O Globo, na seção Cultura. Leia-o e observe-o com atenção. Bárbara Paz e Xuxa: encontro de gaúchas com chimarrão e lágrimas Bárbara Paz chorou ao gravar o "Papo X" do programa de Xuxa na TV Globo. A atriz, que interpreta a Renata de "Viver a vida", personagem que sofre de anorexia alcoólica, contou à apresentadora que sua vida real também sempre foi de superações. Ela lembrou o acidente de carro que sofreu aos 17 anos e que lhe deixou duas cicatrizes no rosto. - Por causa das cicatrizes, às vezes nem deixavam que eu fizesse testes para a TV - disse Bárbara a Xuxa. Ao blog, Bárbara contou: - Foi um encontro lindo de duas gaúchas com direito a chimarrão, lágrimas e muito riso. Depois de ser revelada no reality show "Casa dos artistas" e fazer versões de novelas mexicanas no SBT, Bárbara vem ganhando destaque na novela de Manoel Carlos. Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/#237068 – 31/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
Ela lembrou o acidente de carro...
O pronome pessoal - aquele que supre o substantivo, indicando diretamente a pessoa do discurso – destacado no trecho do artigo, substitui, no contexto,
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O petróleo é uma fonte de energia de baixo custo e de larga utilização como matéria-prima para uma grande variedade de produtos. É um óleo formado de várias substâncias de origem orgânica, em sua maioria hidrocarbonetos de diferentes massas molares. São utilizadas técnicas de separação para obtenção dos componentes comercializáveis do petróleo. Além disso, para aumentar a quantidade de frações comercializáveis, otimizando o produto de origem fóssil, utiliza-se o processo de craqueamento.O que ocorre nesse processo?