O Circo Carrossel fará um espetáculo na cidade de Eduardo no dia 29 de julho. Consulte o calendário a seguir e responda:
Disponível em:<http://www.vaquejadanet.com.br/dataweb/editor/2014/CALEND%C3%81RIO%202014/JULHO.gif.> Acesso em: 08 mar. 2014.
Se hoje é dia 08 de julho, quantas semanas faltam para o espetáculo?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02.1. Conhecendo a arte rupestre
Materiais necessários
- Folhas de canson – Gramatura alta – Para pintura.
- Uma ou mais penas de galinha ou de outra ave. (Pedir com antecedência para os alunos).
- Tinta guache diluída em água. Várias cores.
- Tinta guache ou nanquim preta.
- Potes para água.
- Panos de limpeza.
- Fita adesiva.
- Som e Cd com música instrumental erudita ou de relaxamento.
Procedimentos
1 º.Inicie o trabalho retomando o conceito de pintura primitiva. Fale sobre o que é primitivo dentro de todos nós, a espontaneidade, a simplicidade, a ingenuidade e pureza.
2 º.Ao som da música clássica, faça com que as crianças façam exercícios de relaxamento e soltura dos braços e mãos. Vá dizendo a eles que soltem os braços como se estivessem voando, nadando, acariciando um bichinho peludo, espalhando uma fumaça. Deixe-os bem relaxados e peça que se posicionem como quiserem para pintar. Sentados à mesa, no chão, com a folha presa à parede (nesse caso devendo colocar um jornal no chão para que a tinta não escorra e pingue na sala), deitados de barriga para baixo...
3 º.Peça às crianças para fazerem uma pintura intuitiva. O que vier à cabeça deverá ser colocado sutilmente no papel, usando a pena como pincel para a pintura. (Atenção, a quantidade de tinta deve ser pequena para não encharcar a pena). Elas deverão cobrir todo o fundo da folha com uma ou mais cores, colocadas com movimentos leves e sutis sobre o papel. Deixe a música tocando enquanto trabalham.
4 º.Esperem a secagem dos trabalhos e podem ou não fazer interferências com a tinta preta, unindo formas, dando formas aos espaços entre as “pinceladas” com a pena. Eles poderão usar a penugem da pena ou a pontinha mais dura para fazer as intervenções.
5 º.Após a secagem completa, exponha os trabalhos e em uma roda de conversa, deixe que falem sobre a pintura que fizeram e a sensação de dar liberdade à imaginação e aos seus movimentos e traços.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O garoto já tinha brincado com uma bola de verdade antes? Escreva duas informações do texto que comprovam a sua resposta.
- Literatura | 4.2 Realismo
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mais falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a mim. Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas creem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal frequência é cansativa.
ASSIS, M. de. Dom Casmurro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
No trecho, o narrador mobiliza recursos de linguagem que geram uma expressividade centrada na percepção da
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: Leia a frase a seguir e responda à questão. Toda criança, para realizar suas atividades do dia a dia, possui rotina. A rotina são as tarefas que fazemos todos os dias como: acordar, escovar os dentes, tomar café da manhã, entre outros...
Enunciado:
Preencha o quadro com as informações solicitadas sobre a sua rotina diária.
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A figura representa a planta baixa do quarto de Maria.
Ela vai colocar uma faixa de papel de parede contornando o rodapé de todas as paredes do seu quarto. Quantos metros dessa faixa ela deverá comprar?