Texto base: Os jesuítas foram os primeiros professores no Brasil. Na época da colonização, o ensino ficava a cargo da Igreja Católica. A primeira escola primária brasileira foi fundada em Salvador, em 1549, pelo padre Manuel da Nóbrega. E o primeiro mestre-escola do Brasil foi o jesuíta Rijo Rodrigues.
Enunciado:
Sendo assim, as primeiras escolas foram fundadas pelos jesuítas e tinham como objetivo
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Leia o trecho do Manifesto da Conjuração Baiana, colocado nos muros da cidade de Salvador, em 1798. (A ortografia foi mantida na forma original do documento).
“O Poderozo e Magnifico Povo Bahinense Republicano desta cidade da Bahia Republicana considerando nos muitos e repetidos latrocínios feitos com os titulos de imposturas, tributos e direitos que são celebrados por ordem da Rainha de Lisboa, e no que respeita a inutilidade da escravidão do mesmo povo tão sagrado e Digno de ser livre, com respeito a liberdade e a igualdade ordena manda e quer que para o futuro seja feita nesta Cidade e seu termo a sua revolução para que seja exterminado para sempre o pecimo jugo ruinavel da Europa (…)
Disponível em: http://www.institutobuzios.org.br/documentos/MANIFESTO%20DA%20CONJURA%C7%C3O%20BAIANA.pdf.
Acesso em: nov. 2011.
(A) Determine razões apontadas pelo povo da Bahia para o movimento revoltoso.
(B) Retire do texto dois ideais iluministas.
(C) Explique o desfecho da Conjuração Baiana.
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Os maias desenvolveram um sistema de numeração vigesimal que podia representar qualquer número inteiro, não negativo, com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha horizontal, o número 5. Até o número 19, os maias representavam os números como mostra a Figura 1:
Números superiores a 19 são escritos na vertical, seguindo potências de 20 em notação posicional, como mostra a Figura 2.
Ou seja, o número que se encontra na primeira posição é multiplicado por 200 = 1, o número que se encontra na segunda posição é multiplicado por 201 = 20 e assim por diante. Os resultados obtidos em cada posição são somados para obter o número no sistema decimal.
Um arqueólogo achou o hieróglifo da Figura 3 em um sítio arqueológico:
O número, no sistema decimal, que o hieróglifo da Figura 3 representa é igual a:
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(UNIFOR) Uma indústria de cimento contrata uma transportadora de caminhões para fazer a entrega de 60 toneladas de cimento por dia em Fortaleza. Devido a problemas operacionais diversos, em certo dia, cada caminhão foi carregado com 500 Kg a menos que o usual, fazendo com que a transportadora nesse dia contratasse mais 4 caminhões para cumprir o contrato. Baseado nos dados acima se pode afirmar que o número de caminhões usado naquele dia foi:
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Em uma escola está sendo organizada uma gincana para recolher latinhas de refrigerante e garrafas pet para reciclagem. Vejam o que as quatro equipes participantes conseguiram recolher.
A equipe que mais arrecadou garrafas pet foi a equipe
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Em uma residência, o valor que cada um dos dois filhos recebe de mesada é proporcional às atividades que eles realizaram no mês anterior. Os valores são individuais e cada um recebe de acordo com a conclusão das tarefas que estavam previstas para ele. Caso conclua todas as tarefas, cada filho recebe R$ 126,00 de mesada. Em um mês, um dos irmãos realizou apenas dois sétimos de suas tarefas mensais, enquanto o outro irmão realizou quatro nonos das suas.
A diferença entre o valor recebido pelo irmão que cumpriu a maior parte de suas tarefas e o outro, em real, é igual a