Explique por que o autor deu esse título ao texto: “Trabalho infantil ou escravo?”.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UNIFACS) Cientistas identificaram o que pode ser um mecanismo de defesa bastante incomum utilizado por uma planta contra seus predadores. Os tricomas são pequenas projeções nas folhas que se parecem com pelos e que normalmente oferecem obstáculos, armadilhas ou substâncias tóxicas aos animais herbívoros. Porém, um estudo do setor de Ecologia Química do Instituto Max Planck em Jena, na Alemanha, “Procedings of the National Academy of Sciences” mostrou que, na Nicotiana attenuata, uma espécie selvagem de tabaco, o funcionamento dos tricomas é diferente. Nessa planta, os tricomas contêm derivados de sacarose com ramificação de uma cadeia de ácido alifático. A substância doce atrai lagartas recém-nascidas, mas gera um efeito colateral. Os corpos e os dejetos dessas lagartas adquirem um cheiro característico que atrai insetos maiores, como formigas, que se alimentam das lagartas.
(BALDWIN. CIENTISTAS identificaram..., 2011)
A situação apresentada envolve interações alimentares entre uma espécie de planta, uma de lagarta e outra de formiga.
Com base em princípios da dinâmica de uma cadeia alimentar, a análise das informações do texto permite considerar:
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UECE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Os textos 1 (manchete de capa da revista Época de 26/08/2013), 2 (manchete de capa da revista Veja de 28/08/2013) e 3 serão analisados em conjunto, na perspectiva da polifonia, do dialogismo e da intertextualidade, isto é, das relações mantidas entre eles.
Texto 1
Texto 2
Texto 3
Cair das nuvens (expressão popular)
1. Espantar-se, surpreender-se (com algo que é muito diferente do que se pensava ou se desejava); perceber o próprio equívoco ou engano.
2. Restr. Decepcionar-se intensamente; desiludir-se.
3. Chegar de modo imprevisto; aparecer repentinamente; cair do céu.
Dicionário Caldas Aulete. http://aulete.uol.com.br/nuvem#ixzz2ggk52qoh
Reflita sobre as seguintes afirmações acerca do texto 2.
I. Na manchete de Veja, a intertextualidade com o dito popular “Cair das nuvens” está mais explícita do que na manchete de Época.
II. A manchete de Veja apresenta mais recursos gráficos e linguísticos do que a de Época.
É correto afirmar que
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Com o objetivo de atrair clientes para a sessão de frutas, um comerciante lançou uma promoção no preço das maçãs. Inicialmente, o quilo da fruta custa R$ 3,20, mas para cada 500 g adicionados ao quilo inicial na balança, o preço por quilo baixa em R$ 0,15 até um limite de compra de 5 kg. Para compras acima desse limite, o preço por quilo permanece igual àquele com o último desconto aplicado.
Uma pessoa que comprou 6 kg de maçã durante a promoção pagou
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão.
Texto 1
Acesso sem qualidade
[...]
Mesmo nos tempos atuais, em que a inovação tecnológica nos surpreende diariamente, onde há modernização de processos e evolução constante do pensamento social, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade do ensino.
Nos últimos anos, diversos esforços para aumentar o acesso dos brasileiros à educação foram feitos, é preciso reconhecer. A criação de universidades públicas, escolas técnicas e disponibilidade de bolsas parciais ou integrais representaram um grande avanço. Mas essas ações, além de ignorarem o quesito qualidade, focaram no ensino técnico ou superior, de responsabilidade do governo federal, enquanto a educação básica, de responsabilidade de estados e municípios, recebeu investimentos bem mais modestos. E assim, os pontos mais fracos do ensino público brasileiro continuam a ser os ensinos fundamental e médio. [...]
Neste sentido, a educação de qualidade pode ser vista como mais um bem onde o acesso é privilégio de poucos. Quebrar esse conceito é parte fundamental do processo de diminuição da desigualdade social e econômica no país, e está associado diretamente com a maior produção de riquezas e do desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Jornal da Manhã. Ijuí, 23/12/2015. Disponível em: <www.jmijui.com.br/publicacao-22000-Acesso_sem_qualidade.fire>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Texto 2
Educação patina em gestão ineficiente
Dificuldades no equacionamento de demandas educacionais, relativas ao ensino em si ou relacionadas a investimentos públicos no setor, não são novidade. O Brasil tem um contencioso crônico que os números sistematicamente apontam. Em geral, soluções sugeridas para enfrentar os problemas passam pelo mantra de que, para se desenvolver, a educação precisa ser irrigada por mais verbas. Criterioso, o estudo da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] tem substância para, por meio de análises mais profundas, mostrar que essa é, no máximo, uma meia-verdade — ou uma meia-mentira. Assim como consagra a facilidade da frieza dos números, o levantamento fornece combustível também para pôr em xeque esse tipo de solução mágica.
O gasto público em educação básica no Brasil tem se situado, nesta década, na média de 5,6% do PIB (a meta é 10%). Parece pouco, mas é um índice superior à média da OCDE (4,7%), e o quinto maior entre os países e parceiros da organização com dados disponíveis. E, reconhecidamente, fatias cada vez maiores do orçamento total são destinadas ao setor. Ou seja, a irrigação não é insuficiente; o que visivelmente falta é melhorar a colheita. Cai-se no terreno da gestão. O país aplica mal as verbas destinadas à educação, é evidente. A atenção dada, por exemplo, ao ensino básico continua falha, apesar dos avanços, e isso se reflete em toda a cadeia de ensino.
[...]
O Globo. 28/11/2015. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/
educacao-patina-em-gestao-ineficiente-18164446>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Vocabulário:
Mantra – na cultura indiana, fórmula (sílaba, palavra ou verso) pronunciada repetidamente.
Assinale a afirmação correta sobre os dois editoriais.
- Física | B. Resistores
(UNIT) Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, surge uma corrente elétrica entre esses pontos cuja intensidade é função da diferença de potencial e da resistência elétrica entre esses pontos. Ao contrário do que muitos pensam, as correntes elétricas mais perigosas são aquelas que têm intensidades relativamente mais baixas, podendo ser obtidas em eletrodomésticos comuns que funcionam a 110V e 220V.
Considerando-se que a resistência elétrica entre as orelhas é, aproximadamente, de 100,0Ω para uma ddp de 110V, a intensidade da corrente elétrica que irá fluir entre elas, em A, é igual a