Texto base: Observe a imagem a seguir. Disponível em: <http://www.grupoescolar.com/a/b/6AC17.jpg>. Acesso em: 27 out. 2015.
Enunciado:
As brincadeiras infantis demonstradas nessa imagem, são
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
(UFPB) Los nadies
Sueñan las pulgas con comprarse un perro y sueñan los nadies con salir de pobres, que algún mágico día llueva de pronto la buena suerte, 1que llueva a cántaros la buena suerte; pero la buena suerte no llueve ayer, ni hoy, ni mañana, ni nunca, ni lloviznita cae del cielo la buena suerte, por mucho que los nadies la llamen y aunque les pique la mano izquierda, o se levanten con el pie derecho, o empiecen el año cambiando de escoba.
Los nadies: los hijos de nadie, los dueños de nada.
Los nadies: los ningunos, los ninguneados, corriendo la liebre, muriendo la vida, jodidos, rejodidos:
Que no son, aunque sean.
Que no hablan idiomas, sino dialectos.
Que no profesan religiones, sino supersticiones.
Que no hacen arte, sino artesanía.
Que no practican cultura, sino folklore.
Que no son seres humanos, sino recursos humanos.
Que no tienen cara, sino brazos.
Que no tienen nombre, sino números.
Que no figuran en la historia universal, sino en la crónica roja de la prensa local.
Los nadies, que cuestan menos que la bala que los mata.
GALEANO, Eduardo. Disponível em: http://blog.tierraylibertad.pe/2009/11/00184-los-nadies-eduardo-galeano.html.
Acesso em: 22 jun. 2011.
El uso repetido de la partícula sino en el texto señala:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As situações que vivenciamos em nosso dia a dia são inúmeras, onde forças estão presentes. Leia as situações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que relaciona as forças presentes nessas situações corretamente. Desconsidere a resistência do ar.
I. Um vaso caindo do beiral de uma janela.
II. A faxineira fazendo barulho ao arrastar um móvel.
III. Uma pessoa experimentando, nos momentos finais da queda, o radical Bungee Jumping.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT) Quando duas ou mais ondas se sobrepõem no espaço, suas perturbações individuais são superpostas e se somam algebricamente, gerando uma onda resultante. Considerando-se um fio com 500,0 g de massa e 1,25 m de comprimento com as suas extremidades fixas e submetido a uma tração de 1,0 kN, a frequência do terceiro harmônico gerado, em Hz, é igual a
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Em um motor de carro o processo de combustão gera 300J de energia térmica. Deste valor, 200J são perdidos sob a forma de calor. Qual a eficiência desse motor?