(A) ¿Cuál es el horario de jugar en el Colegio Aprender? Escribe la respuesta en letras.
(B) ¿Cuántas actividades los alumnos pueden realizar en la hora de jugar? Escribe la respuesta en letras.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 09. Pontos cardeais
Observe a ilustração a seguir.
Qual a posição ocupada pelo supermercado em relação à praça?
- Geografia - Fundamental | 6.03 América do Sul e os Países Latino-americanos
Analise a tabela a seguir com informações referentes à demografia de países da América Latina.
Pela análise das informações da tabela, é possível afirmar que:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
[1] Para deixar todas essas coisas um pouco na sombra
e poder dizer o que delas julgava, sem ser obrigado a seguir
nem refutar as opiniões acatadas entre os estudiosos, resolvi
[4] deixar todo este mundo aqui para suas discussões e falar
somente do que aconteceria em um novo, se Deus criasse,
agora, em algum lugar, nos espaços imaginários, matéria
[7] suficiente para compô-lo e agitasse, diversamente e sem
ordem, as várias partes dessa matéria, a fim de compor, com
elas, um caos tão confuso quanto o imaginado pelos poetas
[10] e, depois, se limitasse a prestar seu concurso natural à
natureza e a deixá-la agir segundo suas leis, que ele
estabelecera. A maior parte da matéria desse caos deveria,
[13] em decorrência dessas leis, dispor-se e arranjar-se de um
certo modo que a tornasse semelhante aos nossos céus,
devendo algumas partes compor uma Terra, outras, planetas
[16] e cometas, e algumas outras, um Sol e estrelas fixas.
René Descartes. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, p. 76-77 (com adaptações).
Considerando o texto acima, extraído da obra Discurso do Método, de René Descartes, julgue:
Considere as seguintes informações.
Segundo o filósofo escocês David Hume, as leis que são encontradas na natureza, tais como as da elasticidade e da gravidade, são princípios gerais e “podemos nos considerarmos suficientemente exitosos se conseguirmos reconduzir os fenômenos particulares a esses princípios, ou, ao menos, aproximá-los tanto quanto possível”. Com base nessas informações e no texto apresentado e considerando, ainda, que o homem conhece a natureza a partir de inferências ou aproximações entre fatos naturais e princípios gerais, é correto afirmar que Hume defende uma concepção de leis da natureza diversa da proposta por Descartes no texto, segundo a qual as leis da natureza são da ordem do necessário e, portanto, continuariam aplicáveis mesmo se outra natureza fosse criada.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Releia o trecho.
- Não é pelo bico-de-bípede, nem pelo valor intrínseco do galináceo; mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se for por mera ignorância, perdoo-te. Mas se for para abusar de minha alma prosopopeia, juro-te pelos tacões metabólicos de meus calçados, que darte-ei tamanha bordoada, que transformarei sua massa encefálica, em cinzas cadavéricas.
a) Reescreva o trecho substituindo os termos grifados por palavras ou expressões equivalentes, fazendo as adaptações necessárias.
b) Analise o trecho reescrito por você, no item anterior, após as mudanças, a anedota manteria seu humor? Por quê?
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UNEB) Bilhões de pessoas devem a vida a uma única descoberta, feita há um século. Em 1909, o químico alemão Franz Haber, da Universidade de Karlsruhe, mostrou como transformar o gás nitrogênio — abundante, e não reagente, na atmosfera, porém inacessível para a maioria dos organismos — em amônia, o ingrediente ativo em adubos sintéticos. Vinte anos depois, quando outro cientista alemão, Carl Bosch, desenvolveu um meio para aplicar a ideia de Haber em escala industrial, a capacidade mundial de produzir alimentos disparou.
Nas décadas seguintes, novas fábricas converteram tonelada após tonelada de amônia em fertilizante e hoje se considera a solução Haber-Bosch uma das maiores dádivas da história da saúde pública.
(TOWNSEND; HOWARTH, 2010. p. 44)
Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre o uso de fertilizantes na agricultura e suas implicações, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Um dos pilares da “Revolução Verde” é a utilização dos adubos químicos.
( ) O aumento da produtividade agrícola eliminou a fome endêmica na África e no Sudeste Asiático.
( ) O uso excessivo do nitrogênio tem contribuído para o aparecimento de zonas mortas, antes confinadas à América do Norte e à Europa, em outras regiões do Planeta.
( ) A utilização do nitrogênio em larga escala é aconselhável porque, quando as águas pluviais, carregadas de fertilizantes, chegam aos oceanos, ocorre o florescimento de plantas microscópicas, consumidoras de pouco oxigênio.
( ) O aumento da biodiversidade é uma das consequências do uso do nitrogênio, principalmente nos ecossistemas costeiros.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a