a) Escreva duas ações que o governo pode fazer para contribuir com o fim do trabalho infantil.
b) Escreva duas ações que cada pessoa pode fazer para contribuir com o fim do trabalho infantil.
Questões relacionadas
- Física
Sobre um trilho sem atrito, uma carga +Q vem deslizando do infinito na velocidade inicial v aproximando-se de duas cargas fixas de valor -Q Sabendo que r<
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(CPS) Na alimentação humana, a preservação da saúde depende dos nutrientes utilizados pelo organismo, pois tanto os de origem vegetal quanto animal são importantes na obtenção de energia, na formação de novas células e na regulagem do metabolismo celular.
Considere que, após uma determinada refeição, com o processo digestivo totalmente realizado, verifi cou-se que as substâncias absorvidas pelo sistema digestório em maior quantidade foram os aminoácidos, que certamente foram obtidos dos alimentos que predominavam nessa refeição, tais como
- História
No Brasil, autoritário, sinais evidentes de crise. O mandato presidencial do general Figueiredo caminhava para o final e se temia que mais uma vez o presidente fosse escolhido por um colégio eleitoral, que deveria, como sempre, referendar o nome indicado pelos detentores do poder. Para alterar tal perspectiva a oposição apresentou uma emenda constitucional que pretendia introduzir as eleições diretas. A emenda Dante de Oliveira, nome do deputado do PMDB, por Mato Grosso, que a apresentou foi votada sob grande expectativa popular, depois de ampla mobilização popular na campanha DIRETAS – JÁ.A decisão do Congresso Nacional, quando da votação (25/04/1984) na Câmara dos Deputados foi de:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
No século XX, devido às crises, houve o questionamento da racionalidade econômica e das tecnologias dominantes diante do uso desenfreado dos recursos naturais, exigindo, com isso, mudanças de atitude frente aos cuidados com o meio ambiente.
Em relação às atuais políticas públicas ambientais no Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A Agenda Marrom, criada em 1970, ganhou importância efetiva e foi elaborada com o intuito de atender, de maneira pioneira, à conservação da vegetação ripária nas zonas rurais.
( ) A Agenda Verde é responsável pela formulação e gestão dos recursos hídricos decorrentes de atividades poluidoras, como a realização de estudos e pesquisas sobre poluição, qualidade do ar, da água e do solo.
( ) A Agenda Habitat contribuiu para a elaboração da Agenda 21 Brasileira, especialmente no que tange ao eixo temático denominado Cidades Sustentáveis, com o intuito de melhorar as condições dos assentamentos humanos.
( ) A erradicação da pobreza e a resolução do problema habitacional são requisitos para a promoção do desenvolvimento sustentável nas grandes cidades.
( ) Apesar de pautada na década de 1980, a problemática ambiental urbana ganhou visibilidade na década de 1990, impulsionada pelos fóruns internacionais.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomasimagem (Foto: Reprodução/Enem)
Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperação. A seguir, são reproduzidos trechos aleatórios extraídos dos relatórios desses dois pesquisadores.
Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P1:
I. "Por causa da diminuição drástica das espécies vegetais deste ecossistema, como os pinheiros, a gralha azul também está em processo de extinção".
II. "As árvores de troncos tortuosos e cascas grossas que predominam nesse ecossistema estão sendo utilizadas em carvoarias".
Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P2:
III. "Das palmeiras que predominam nesta região podem ser extraídas substâncias importantes para a economia regional",
IV. "Apesar da aridez desta região, em que encontramos muitas plantas espinhosas, não se pode desprezar a sua biodiversidade". Ecossistemas brasileiros: mapa de distribuição de ecossistemas.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm. Acesso em: 20 abr. 2010 (adaptado).
Os trechos I, II, III e IV referem-se, pela ordem, aos seguintes ecossistemas: