Observe o folheto, leia o texto e responda às questões a seguir:
Folheto do Centro Dom Helder Câmara de Estudo e Ação Social-CENDHEC. (Fragmento) Disponível em: http://www1.cendhec.org.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
a) Qual é a proposta da campanha abordada pelo folheto?
b) Levando-se em consideração que toda criança nasce com direitos, qual a importância de campanhas como a proposta pelo CENDHEC?
Questões relacionadas
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
Em um circuito elétrico, representado no desenho abaixo, o valor da força eletromotriz (fem) do gerador ideal é E=1,5V e os valores das resistências dos resistores ôhmicos são R1=R4=0,3R2=R3=0,6 ohm e R5=0,15 ohm As leituras no voltímetro V e no amperímetro A ambos ideais, são, respectivamente,
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(IFCE) Observe atentamente os produtos a seguir.
É correto afirmar que
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo
(UERN) Considere o texto e a imagem a seguir.
O decênio de 1930 teve como característica própria um grande surto do romance, tão brilhante quanto o que se verificou entre 1880 e 1910, e que apenas em pequena parte dependeu da estética modernista.
(Antônio Candido e J. Aderaldo Castello. Presença da Literatura Brasileira: Modernismo. São Paulo / Rio de Janeiro: Difel, 1979.)
O comentário do especialista associado à imagem apresenta e representa características importantes da prosa modernista da geração de 1930. Em relação à produção literária identificada, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto a seguir e responda à questão. As girafas com certeza se destacam na multidão. Seja no zoológico ou no seu habitat natural na África central, elas são mais altas que os outros animais e são o segundo maior animal terrestre que existe hoje em dia (o elefante africano é o maior). O tamanho do pescoço da girafa intriga os observadores há anos. “Como foi que a girafa ficou com este pescoço tão longo?”, alguns perguntam. Ao presenciar uma girafa de 3 metros de altura levantar seu pescoço de 2,5 metros até o limite e, então, somar outros 30 centímetros com sua língua comprida e gulosa, para pegar aquilo que parecia ser um galho fora do alcance no alto de uma árvore acácia, alguns podem acreditar que o processo de se esticar tenha levado ao processo de crescimento do pescoço da girafa. Mas, de fato, será que uma girafa é capaz de aumentar sua própria estatura? Se uma característica tivesse mudado, isso não iria afetar o todo? Vamos considerar o caso da girafa. A girafa é um mamífero; portanto, a maior parte de sua anatomia é semelhante a de outros mamíferos. Como a maioria dos outros mamíferos, a girafa tem sete ossos no pescoço. Mas, e se ela não tivesse sete ossos entre o corpo e a base do crânio? Bem, o pescoço curto do ser humano dá suporte para balancear perfeitamente a cabeça na postura ereta com muito pouco esforço. Já a cabeça grande da girafa precisa ser mantida no alto o tempo todo. Quando a girafa está em pé, metade dos seus músculos do pescoço (que pesam em torno de 225 kg) está tencionada. A quantidade de músculos necessária é diretamente ligada ao número de juntas que têm que ser suportadas. Se fossem reduzidas para apenas duas juntas, no crânio e no peito, seu peso iria reduzir consideravelmente e menos energia iria ser necessária para sobreviver. Se a diminuição dos alimentos disponíveis levou o pescoço a se transformar, a quantidade de ossos no pescoço e juntas não seria mutável também por esse processo de evolução? Claro que o problema com este design seria uma perda de flexibilidade e isso iria aumentar grandemente as chances de o pescoço se quebrar caso a girafa recebesse uma pancada na cabeça ou no pescoço. Por outro lado, um pescoço com muitas juntas necessitaria exatamente do oposto: maior utilização de energia e maior massa muscular a ser suportada. Isto faria o centro de gravidade da girafa deslocar-se para frente das patas dianteiras quando a cabeça estivesse estendida totalmente para frente, fazendo com que as patas traseiras saíssem do chão, supondo que as pernas da frente fossem fortes o suficiente. Sete ossos no pescoço é um design excelente. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/girafa-4.php. 25 set. 2011 (adaptado).
Enunciado:
Observando o 1º parágrafo do texto, explique o tipo de informação que esse trecho apresenta aos leitores.
- Física
Um objeto linear é colocado diante de um espelho côncavo, perpendicularmente ao eixo principal. Sabe-se que a distância do objeto ao espelho é quatro vezes maior que a distância focal do espelho.A imagem conjugada por este espelho é: