Observe o folheto, leia o texto e responda às questões a seguir:
Folheto do Centro Dom Helder Câmara de Estudo e Ação Social-CENDHEC. (Fragmento) Disponível em: http://www1.cendhec.org.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
a) Qual é a proposta da campanha abordada pelo folheto?
b) Levando-se em consideração que toda criança nasce com direitos, qual a importância de campanhas como a proposta pelo CENDHEC?
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
(PUCRS) Analise o texto a seguir.
“Pelo banimento do monóxido de diidrogênio (MDH) O MDH é o principal componente da chuva ácida, contribui para o efeito estufa e a erosão em áreas naturais, acelera a oxidação de muitos metais e pode causar defeitos em aparelhos elétricos. Tem causado danos a propriedades estimados em milhões de dólares. Além disso, o contato com a forma gasosa e a exposição prolongada à forma sólida podem danificar severamente, às vezes de modo irreversível, tecidos vivos. Só que os efeitos nocivos, infelizmente, não se limitam a isso. Trata-se de uma substância que mata milhares de pessoas todos os anos. Na maioria dos casos, as vítimas inalaram-na acidentalmente.”A respeito do MDH assinale a alternativa correta. - Física
No gráfico temos a representação da pressão P em função do volume V para uma massa de gás perfeito.
As sucessivas transformações gasosas representadas no gráfico ao lado: A - B, B - C e C - A são, respectivamente,
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uece) “Generalizando posteriormente a já amplíssima classe dos dispositivos foucaultianos, chamarei literalmente de dispositivo qualquer coisa que tenha de algum modo a capacidade de capturar, orientar, determinar, interceptar, modelar, controlar e assegurar os gestos, as condutas, as opiniões e os discursos dos seres viventes.”
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, jan. 2005.
Considerando o excerto acima, analise as seguintes proposições:
As prisões e os manicômios se enquadram nesse conceito na medida em que se voltam para a correção e normalização de condutas consideradas desviantes.
As escolas, as igrejas e as fábricas podem ser pensadas como dispositivos na medida em que se voltam para os corpos e os comportamentos no sentido do disciplinamento.
Os computadores, os telefones celulares, as câmeras de segurança se destacam como dispositivos, pois controlam tecnicamente os gestos e as condutas humanas.
É correto o que se afirma em
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir:
Disponível em www.eliteazulebranca.com.br. Página acessada em maio de 2010.
O filme “The Day After” (O dia seguinte) foi lançado em 1983, no período da Guerra Fria. Nele, o diretor Nicholas Meyer, mostra a devastação que aconteceria se os Estados Unidos e a União Soviética tivessem chegado a um confronto nuclear
a) Explique como o poderio bélico dos EUA e URSS possibilitou o “equilíbrio do terror”.
b) Cite três acontecimentos que fizeram com que a Guerra Fria se tornasse mais tensa. Explique um deles.
- Geografia | 6.5 Indústria
(UEL) A construção da cidade de Brasília fez parte do processo desenvolvimentista dos anos 1950 liderado pelo presidente Juscelino Kubitschek e seu vice, João Goulart. O projeto modernizante de JK assentava-se na política do “50 anos em 5”, que preconizava, entre outras coisas, dotar o país de uma infraestrutura suficiente para sustentar a industrialização.
Com base nos conhecimentos sobre a política econômica desse período histórico brasileiro, assinale a alternativa correta.