Observa el cuadro de horario de clases del cuarto año y responde las cuestiones sobre él.
HORARIO DE CLASES – 4º ANO
¿Cuántas clases de Matemáticas los alumnos tienen por semana? Responde en letras.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
2.
Materiais:
• Adereços diversos, caixas, baús, prateleiras, enfim, tudo que possa compor uma possível coxia circense
Desenvolvimento:
1 - Apresente a seguinte imagem para os alunos:
Disponível em: http://www.oteatrodadelicadeza2.blogger.com.br/2012_02_01_archive.html. Acesso em: 9 maio 2012.
2 - As imagens são da veraneio 1974, chamada de Esmeralda pelo grupo de teatro Galpão, da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Esmeralda não apenas serviu, durante os primeiros anos de apresentação do grupo, de palco, como também de coxia, ou seja, o lugar onde os artistas se arrumam para o espetáculo.
3 - E no circo, como seria a coxia? Imagine: maquiagem, sapatos, vestuário, perucas, colares e brincos, adereços de todos os tipos, plumas, espelho. Tudo isto sem levar em conta, provavelmente, vasilhames para cozinhar e comer, material de higiene, até caixa de ferramentas com o essencial deve conter a coxia de um Circo, não?
observe a coxia do espetáculo Varekai do circo de Soleil:
Disponível em: http://lilianeferrari.com/2011/10/17/cirque-du-soleil-espetaculo-varekai/. Acesso em: 9 maio 2012.
E aqui de outros circos:
Disponível em: http://scottwykoff.wbal.com/2009/03/greatest-show-on-earth.html. Acesso em: 9 maio 2012.
Disponível em: http://bryanobrien.com/?p=408. Acesso em: 9 maio 2012.
D isponível em: http://www.artfulvagabond.com/cirque-du-soleil-living-the-dream/ Acesso em: 9 maio 2012.
4 - Proponha a seus alunos realizarem uma instalação que reproduza uma possível coxia de um circo: recolham materiais interessantes e armazenem num cantinho da sala ao longo de uma semana. Organizem então em prateleiras, araras, pequenas caixas, cestarias, baús, etc, o que seria uma coxia caso vocês fossem viajar com um espetáculo. Se for possível um pequeno vestuário poderá ser montado para troca de roupas.
5 - Deixe que os alunos armazenem o maior número possível de elementos.
6 - Montem num lugar estratégico do pátio a coxia do seu circo (pode-se dar um nome criativo para o Circo) e, no dia da abertura, fotografe alunos e visitantes utilizando os adereços coletados. Os alunos também devem fotografar, ou filmar!
7 - Selecionem, em uma deliciosa seção de fotos, as melhores, e monte em seguida uma bela exposição de fotografias com a temática do que está por trás da vida de um artista viajante!
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UEG) A charge a seguir retrata a indagação de muitas pessoas atualmente. As doenças transmitidas pelo vetor representado faz com que as pessoas adquiram sintomas similares.
Sobre o vetor transmissor dos vírus da dengue e zica, tem-se o seguinte:
- História | 5.7 Iluminismo
(UTFPR) Voltaire, Rousseau, Montesquieu, entre outros filósofos, marcaram o Movimento Iluminista, do século XVIII, conhecido como o “Século das Luzes”, principalmente na França.
Uma de suas marcas foi defender:
- Geografia - Fundamental | 5.1 Água: Distribuição, Uso e Importância
Observe os dados da tabela a seguir.
De acordo com as informações apresentadas na tabela,
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Mauro e Sílvia têm muitos sobrinhos. A diferença entre o número de sobrinhos que eles possuem é quatro, e Sílvia tem quatro quintos do número de sobrinhos de Mauro.
O sistema que representa a situação descrita acima é