A escola é uma instituição muito antiga e já passou por inúmeras transformações. Numere os fatos relacionados à história da escola no Brasil do mais antigo para o mais atual:
( ) As escolas atendem às crianças das famílias mais ricas.
( ) O governo cria escolas para atender a crianças de todas as classes sociais.
( ) Os padres jesuítas fundam as primeiras escolas com a finalidade de ensinar a religião católica aos índios.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(UFPR) Um laboratório de análises clínicas avaliou a composição de três fluidos corporais de um mesmo mamífero, conforme demonstrado no quadro abaixo:
Os fluidos A, B e C são, respectivamente:
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UFSJ) Os peixes cartilaginosos e os peixes ósseos surgiram no planeta no mesmo período, no Siluriano (438 a 408 milhões de anos atrás), tendo ambos sido derivados de um mesmo grupo, os placodermes. Os peixes ósseos que teriam surgido na água doce trocavam os gases provavelmente pelas brânquias e também por uma bolsa ligada à faringe, o pulmão. No período Devoniano (400 milhões de anos atrás), os peixes ósseos já tinham se diversificado em duas linhagens: os actinopterígios e os sarcopterígios. Os peixes actinopterígios são os peixes mais comuns e apresentam as nadadeiras raiadas. Nesse grupo, a bolsa ligada à faringe foi modificada em bexiga natatória, auxiliando a flutuação dos animais. Da linhagem dos sarcopterígios, peixes com as nadadeiras carnosas, é que possivelmente surgiu a linhagem dos tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Dentre os sarcopterígios atuais, os dipnoicos ou peixes pulmonados, como a piramboia, utilizam o pulmão para auxiliar no processo de troca gasosa.
Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa CORRETA em relação aos processos evolutivos dos peixes.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Observe a imagem a seguir.
Disponível em:< https://bit.ly/2WVZ9BO>. Acesso em 20 jun. 2019
Ela representa os primeiros contatos dos europeus com os nativos que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a crônica do Luis Fernando Veríssimo e responda a questão: Complô Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa. Deus estava em reunião e o gaúcho foi encaminhado a São Pedro. São Pedro estava na sala de comando meteorológico. Era ali, cercado por sua equipe à frente de painéis sofisticadíssimos, que São Pedro dirigia o tempo do mundo. ― O que é? Disse São Pedro, sem olhar para o gaúcho. Prestava atenção numa tela à sua frente. ― Estão contra nós ― queixou-se o gaúcho. ― Quem? ― Todo mundo. ― Bobagem. ― Verdade. Veja só o que tem nos acontecido. E, seguindo São Pedro pela sala enquanto este ajustava controles e checava mostradores, o gaúcho contou tudo que tinha feito ao Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Tudo. Concluiu dizendo que aquilo só podia ser uma campanha organizada. Um complô contra o Rio Grande! ― Paranoia ― sentenciou São Pedro. ― Fazem pouco de nós. Nós... Mas São Pedro o interrompeu com um gesto. Apontou para uma tela. ― Veja. Por coincidência, vamos programar o tempo no Rio Grande do Sul para as próximas horas. E São Pedro passou a dar ordens a seus comandados. ― Grandes nuvens negras! ― Grandes nuvens negras ― confirmou o encarregado do setor. ― Relâmpagos espetaculares. ― Relâmpagos espetaculares. ― Trovões retumbantes! ― Trovões retumbantes. O gaúcho entusiasmado chegou a ficar na ponta dos pés, de tão ansioso, esperando a ordem final de São Pedro. ― E atenção ― disse São Pedro. Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes. Depois decretou: ― Chuviscos. Houve risadas generalizadas da equipe. Quando saía da sala, o gaúcho viu, com o rabo dos olhos, São Pedro tapar a boca para não rir também. O complô era mais amplo do que se imaginava. (VERISSIMO, L. F. Mais comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 73 – 74)
Enunciado:
Observe o início do parágrafo que abre a crônica do Veríssimo:
“Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa.”
Qual o sujeito do verbo chegou e da locução verbal queria fazer?
- Língua Portuguesa
Buscando a excelência
Lya Luft
Estamos carentes de excelência. A mediocridade reina, assustadora, implacável e persistentemente. Autoridades, altos cargos, líderes, em boa parte desinformados, desinteressados, incultos, lamentáveis. Alunos que saem do ensino médio semianalfabetos e assim entram nas universidades, que aos poucos – refiro-me às públicas – vão se tornando reduto de pobreza intelectual.
As infelizes cotas, contras as quais tenho escrito e às quais me oponho desde sempre, servem magnificamente para alcançarmos este objetivo: a mediocrização também do ensino superior. Alunos que não conseguem raciocinar porque não lhes foi ensinado, numa educação de brincadeirinha. E, porque não sabem ler nem escrever direito e com naturalidade, não conseguem expor em letra ou fala seu pensamento truncado e pobre. [...] E as cotas roubam a dignidade daqueles que deveriam ter acesso ao ensino superior por mérito [...] Meu conceito serve para cotas raciais também: não é pela raça ou cor, sobretudo autodeclarada, que um jovem deve conseguir diploma superior, mas por seu esforço e capacidade. [...]
Em suma, parece que trabalhamos para facilitar as coisas aos jovens, em lugar de educá-los com e para o trabalho, zelo, esforço, busca de mérito, uso da própria capacidade e talento, já entre as crianças. O ensino nas últimas décadas aprimorou-se em fazer os pequenos aprender brincando. Isso pode ser bom para os bem pequenos, mas já na escola elementar, em seus primeiros anos, é bom alertar, com afeto e alegria, para o fato de que a vida não é só brincadeira, que lazer e divertimento são necessários até à saúde, mas que a escola é também preparação para uma vida profissional futura, na qual haverá disciplina e limites – que aliás deveriam existir em casa, ainda que amorosos.
Muitos dirão que não estou sendo simpática. Não escrevo para ser agradável, mas para partilhar com meus leitores preocupações sobre este país com suas maravilhas e suas mazelas, num momento fundamental em que, em meio a greves, justas ou desatinadas, [...] se delineia com grande inteligência e precisão a possibilidade de serem punidos aqueles que não apenas prejudicaram monetariamente o país, mas corroeram sua moral, e a dignidade de milhões de brasileiros. Está sendo um momento de excelência que nos devolve ânimo e esperança.
(Fonte: Revista Veja, de 26.09.2012. Adaptado).
Assinale o pronome que corretamente substitui a expressão grifada no trecho – E as cotas roubam a dignidade.