A escola é uma instituição muito antiga e já passou por inúmeras transformações. Numere os fatos relacionados à história da escola no Brasil do mais antigo para o mais atual:
( ) As escolas atendem às crianças das famílias mais ricas.
( ) O governo cria escolas para atender a crianças de todas as classes sociais.
( ) Os padres jesuítas fundam as primeiras escolas com a finalidade de ensinar a religião católica aos índios.
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Uepb ) Em regiões tropicais, como nosso país, certas plantas apresentam adaptações às condições ambientais, tais como alta intensidade luminosa, altas temperaturas e baixa disponibilidade de água. Nessas condições, os estômatos podem permanecer fechados por muito tempo durante o dia, o que reduz a transpiração da planta, mas também restringe a entrada de gás carbônico, fundamental para o processo de fotossíntese. Assim, nessas regiões, foram identificadas plantas com diferentes estratégias adaptativas, no que diz respeito ao processo fotossintético.
Sobre o tema acima exposto são apresentadas as proposições a seguir. Relacione as colunas com o tipo de planta que as apresenta.
I. Plantas C3
II. Plantas C4
III. Plantas CAM
(A) O milho e a cana-de-açúcar são exemplos de plantas __________.
(B) Nessas plantas, o ciclo C4 ocorre durante a noite e, durante o dia, o ácido málico, formado no citosol e armazenado no vacúolo de suco celular, é liberado e origina CO2,que entra no Ciclo de Calvin.
(C) Nessas plantas, os ciclos C3 e C4 ocorrem em células distintas e podem ser concomitantes,
(D) Nessas plantas, o CO2, entra no Ciclo de Calvin e se une à ribulose bifosfato (RuBP); o produto de seis carbonos resultante é instável e, por ação da rubisco, formam-se duas moléculas de ácido fosfoglicérico (PGA).
(E) Os cactos e o abacaxi são exemplos de plantas __________.
Assinale a opção que apresenta a relação correta entre as colunas.
- Geografia | 6.2 Energia
A distribuição do consumo de energia elétrica per capita, verificada no cartograma, é resultado da:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
O recém-lançado documentário “Wings of life” (Asas da vida) pela Disneynature apresenta um olhar de perto dos heróis desconhecidos de nosso planeta, os polinizadores. O documentário revela os mundos intrincados de abelhas, borboletas, pássaros e morcegos. Nossa vida na Terra depende dessas criaturas incríveis, pois mais de um terço do suprimento mundial de alimentos é dependente deles. No entanto, estamos ameaçando cada vez mais suas vidas, e se eles desaparecerem de repente, nós iremos também. Sobre esse conhecimento, assinale a proposição FALSA.
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT)
A imagem ilustra um tipo de organização celular presente nos sistemas vivos.Em relação às propriedades que caracterizam esse padrão de organização, fruto do amplo processo evolutivo ao qual foi submetido, pode-se afirmar:
- Matemática - Fundamental | 05. Equação do 2° Grau
Texto base: A professora forneceu aos seus alunos, em uma aula de álgebra, as seguintes informações relativas aos valores de X e Y : e Ela pediu aos alunos que calculassem o valor de , sabendo que ambos eram positivos. Analise os resultados dados por quatro de seus alunos.
Enunciado:
Marque a alternativa que apresenta o nome do
aluno que obteve o resultado CORRETO.