Observe atentamente o quadrinho a seguir:
SOUZA, Mauricio de. Turma da Mônica em acessibilidade. São Paulo: Maurício de Souza Produções, 2004. (Fragmento)
Disponível em: http://www.turmadamonica.com.br/index.htm. Acesso em: 3 ago. 2012.
a) Descreva as dificuldades que o personagem Luca enfrenta para ter acesso à sua escola.
b) Apresente uma solução para os problemas enfrentados pelo Luca para ter acesso à escola.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee las adivinanzas y escribe el nombre de la prenda de vestir que ellas indican.
A). Hoy cuando me levanté, puse uno en cada pie. Como no son los zapatos, dime tú... ¿Qué puede ser? _________________________________.
B). Soy de piel o paño gordo y me adhiero a tu cuerpo, para que no pases frío cuando llega el invierno.____________________________________.
C). Mi padre al cuello la ata y, poco a poco, la aprieta hasta llegar a su meta. ¿Qué puede ser? __________________________________________.
Disponible en: <http://www.elhuevodechocolate.com/adivinanzas/adivin11.htm> Acceso el: 01 mar. 2014
(Fragmento)
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O veneno do bem
Imagine que você cortou o rosto e, em vez de dar pontos, o seu médico passa uma supercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel. Isso pode mesmo acontecer. Mas não se assuste. A história moderna das serpentes não tem nada a ver com o medo ancestral que inspiram. Para a ciência, elas guardam produtos utilíssimos nas glândulas letais. O mais recente é uma cola de pele genuinamente brasileira, que, segundo os testes já feitos, dá uma cicatrização perfeita. A descoberta pertence à equipe do professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. E não é a primeira feita no Brasil. Nos anos 1960, o médico Sérgio Ferreira, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, descobriu na jararaca uma molécula que em 1977 virou remédio contra a hipertensão.
Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 2 mar. 2012 (fragmento).
Nos diferentes textos, pode-se inferir, entre outras informações, quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo. No trecho, para aproximar-se do interlocutor, o autor:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UEPA) A caxumba é uma doença viral que acomete as glândulas salivares parótidas, mas, em alguns homens, a infecção alcança os testículos e epidídimo, promovendo distúrbios na função destas estruturas, podendo resultar na esterilidade. Os elementos em destaque no enunciado são responsáveis, respectivamente, pelas seguintes funções:
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais frequentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante frequente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos.
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo.
Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.
(FUVEST 2008 1ª FASE) Considere as seguintes afirmações:
I. Ouvir música com o corpo é senti-la em estado bruto.
II. Ao ouvir-se música emotivamente, sai-se do estado bruto.
Essas afirmações articulam-se de maneira clara e coerente no período:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UECE) Em relação às células vegetais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) As células vegetais apresentam vacúolos.
( ) As paredes das células vegetais são dotadas de celulose.
( ) As células vegetais contêm cloroplastos ou outros plastídios.
( ) As células vegetais não apresentam totipotência (capacidade de diferenciar-se em todos os tipos de células especializadas).
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: