Observe a lista de produtos ricos em carboidratos (açúcares) e os valores aproximados de “água virtual” correspondentes.
Uma pessoa prefere consumir produtos que utilizam menor quantidade de água em sua produção. Dentre os itens mostrados na tabela e considerando 1 kg de cada alimento, ela deve consumir principalmente
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Os povos indígenas têm uma forma peculiar de viver. Cada tribo carrega consigo hábitos e costumes que passam de geração para geração. As tarefas são divididas entre homens e mulheres. Como são as atividades diárias das crianças indígenas?
As crianças aprendem desde cedo as tarefas do dia a dia, e é muito comum ver uma menina ajudando sua mãe ou um menino acompanhando seu pai em seus afazeres. Elas costumam construir objetos iguais aos dos adultos, mas em miniatura. Assim, brincando de imitar os mais velhos, meninos e meninas aprendem as atividades que mais tarde irão desempenhar com perfeição. Disponível em: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/quem-faz-o-que. Acesso em: 02 abril 2015.
Enunciado:
Explique por que as atividades executadas pelas crianças indígenas não são consideradas trabalho infantil.
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(UNESP) Convicção é a crença de estar na posse da verdade absoluta. Essa crença pressupõe que há verdades absolutas, que foram encontrados métodos perfeitos para chegar a elas e que todo aquele que tem convicções se serve desses métodos perfeitos. Esses três pressupostos demonstram que o homem das convicções está na idade da inocência, e é uma criança, por adulto que seja quanto ao mais. Mas milênios viveram nesses pressupostos infantis, e deles jorraram as mais poderosas fontes de força da humanidade. Se, entretanto, todos aqueles que faziam uma ideia tão alta de sua convicção houvessem dedicado apenas metade de sua força para investigar por que caminho haviam chegado a ela: que aspecto pacífico teria a história da humanidade!
(Nietzsche. Obras incompletas, 1991. Adaptado.)
Nesse excerto, Nietzsche:
- Inglês - Fundamental | 03. Colors
Script lido pelo professor:
Color the eyes yellow, the nose purple, the mouth pink and the ears brown
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
CASA DE VÔ
Beatriz Vichessi Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não.
Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente.
Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos.
Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar:
– Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas...
A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e o tapete, em exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal.
Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei.
– Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova.
Vovô explica sua invenção:
– Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando: “Pisei?” para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços.
Eu começo.
– Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos.
– Não!
– Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho.
– Não!
Ouço um barulho de chaves, Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz “oi”. Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra.
– Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei?, convido.
– Agora não, minha riqueza. Vovó vai descansar.
Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele.
Sigo.
– Pisei?
– Pisei?
E nada.
Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço da vitória.
– Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele.
– O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo.
– E por que o senhor não me avisou? A poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado...
– Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim. REVISTA NOVA ESCOLA.
Enunciado:
Segundo o narrador da história, todo avô e toda avó possuem características semelhantes. Preencha o quadro com as características apontadas pelo narrador.
Três características que todo avô tem
Três características que toda a avó tem.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ALDEMIR MARTINS: UM ARTISTA DA COR