Lee el texto y responde la pregunta
a traducción correcta de la frase: “¿Qué no es capaz de levantarla solo?” es:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
A escolha de uma determinada substancia para ser utilizada como combustível passa pela análise da poluição que ela causa ao ambiente e pela quantidade de energia liberada em sua combustão completa. O quadro apresenta a entalpia de combustão de algumas substancias. As massas molares dos elementos H, C e O são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol.
Levando-se em conta somente o aspecto energético, a substancia mais eficiente para a obtenção de energia, na combustão de 1 kg de combustível, é o:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
When Hagar says "I guess so" he means
- Física | 3.6 Termodinâmica
(FUVEST) No diagrama P x V da figura, A, B e C representam transformações possíveis de um gás entre os estados I e II.
Com relação à variação ∆U da energia interna do gás e ao trabalho W por ele realizado, entre esses estados, é correto afirmar que
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Fotos impressas com imagens da Capoeira
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Grãos variados (arroz, feijão, milho, soja)
- Garrafas pet
- Fitas autocolantes coloridas
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre a origem da capoeira e
perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira. Levante algumas questões como:
- Quem já ouviu falar de capoeira?
- Alguém já jogou capoeira?
- Aonde viram?
- Conhece algum instrumento da capoeira?
- Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
- Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses
questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira.
- Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os
movimentos da capoeira.
Disponível: Google – Fotos de Capoeira
Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/
- O professor deverá mostrar alguns vídeos de Capoeira para as crianças, chamando a atenção
das crianças para a organização da roda, o nome e tipos de movimentos, passos que os
capoeiristas fazem, a música, o espaço , os tipos de instrumentos usados. Acrescente novas
informações, ampliando o conhecimento das crianças.
- Algumas sugestões de vídeos sobre Capoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=fzGpAUWzhBw
https://www.youtube.com/watch?v=068SGqHn2aw
https://www.youtube.com/watch?v=5cuO-VuJtSA
- O professor deve falar sobre a história da capoeira no Brasil para as crianças, mostrando a
capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi
reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Disponível:
- Se a escola autorizar, o professor poderá convidar um mestre de capoeira para mostrar os
movimentos realizados no jogo. Ou ainda, levar as crianças para assistirem uma apresentação
de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar
de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para
prestigiarem o evento.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21519
- Em outro momento, o professor poderá sugerir para as crianças a confecção de um
instrumento da capoeira. Como sugestão: O Caxixi.
Fonte: https://www.slideshare.net/joemille/instrumentos-da-capoeira/4
- Modo de fazer o Caxixi:
- OBS: Este processo deve ser feito pelo professor e somente algumas partes do projeto
poderá ter a participação das crianças
- Peça as crianças para separar os grãos de feijão, arroz , milho ou soja em um recipiente e
reserve .
- O professor deve cortar as garrafas pet para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalo,
que você vai unir para montar o chocalho.
- Peça as crianças para colocar os grãos secos dentro da garrafa. Auxilie as crianças neste
momento. Una as partes da garrafa.
- Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.
- Peça as crianças para enfeitar o caxixi com fitas autocolantes coloridas.
- Pronto, agora você já tem um caxixi colorido para acompanhar a música preferida das
crianças na capoeira.
-Observação: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de grãos, você vai conseguir sons diferentes.
Fonte: https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/
A DANÇA, A CAPOEIRA E AS CORES
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
(FUVEST 2020 1ª FASE) O cilindro de papelão central de uma fita crepe tem raio externo de 3 cm. A fita tem espessura de 0,01 cm e dá 100 voltas completas. Considerando que, a cada volta, o raio externo do rolo é aumentado no valor da espessura da fita, o comprimento total da fita é de, aproximadamente,
Note e adote:
- π\pi ≈ 3,14
- π\pi ≈ 3,14