Durante uma brincadeira, Jorge disse que iria lançar 4 moedas e observar a face que ficaria voltada para cima em cada uma. Ele pediu a seus amigos que tentassem adivinhar quantas moedas ficariam com a face cara voltada para cima. Veja as escolhas de seus amigos:
Luíza: 1 moeda com a face cara voltada para cima.
Manuela: 2 moedas com a face cara voltada para cima.
Nilson: 3 moedas com a face cara voltada para cima.
Olívia: 4 moedas com a face cara voltada para cima.
Qual dos quatro amigos tinha a maior chance de acertar?
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
Detectores de fumaça baseados em ionização funcionam como se fossem um “nariz eletrônico”, acusando a presença de moléculas incomuns (fumaça) em seu interior. Dentro do aparelho, conforme esquematizado na figura, existe uma câmara de ionização aberta para o ar (1) e preenchida com íons (2) formados pelos choques das moléculas do ar com as partículas emitidas pelo elemento químico amerício 95Am243 (3). O amerício expele, no interior da câmara, pequenas partículas radioativas, chamadas partículas alfa, que são núcleos de átomos de 2He4. Com o choque, são formados cátions e elétrons, que transitam em direções opostas entre dois eletrodos. Enquanto houver cátions e elétrons se movendo no interior da câmara, uma corrente se estabelece entre os eletrodos no circuito (4) e, por se considerar que tudo está bem, o alarme (5) permanece em silêncio.
Entretanto, se um incêndio acontecer, partículas de fumaça entram no detector e começam a obstruir a câmara de ionização (6). As partículas de fumaça se prendem aos íons, e o circuito no detector acusa essa mudança imediatamente (7), acionando o alarme (8). Assim que o incêndio é controlado, e a fumaça é removida, a câmara de detecção fica limpa, os íons voltam a se deslocar entre os eletrodos como antes, o circuito é desligado e o alarme para de tocar.
Disponível em: www.explainthatstuff.com. Acesso em: 3 dez. 2018 (adaptado).
O sensor percebe a fumaça quando ela interrompe o(a)
- Ciências - Fundamental | 04. Características dos animais
No ser humano, o desenvolvimento do embrião ocorre dentro do útero, já em outros animais o útero é reduzido, sendo necessário completar o desenvolvimento dentro de uma bolsa, onde estão as tetas.
Que animal tem o útero reduzido?
- Geografia - Fundamental | 6.01 México
Leia os textos a seguir.
Texto I
O que é o movimento zapatista?
[...]
Defensor de uma reforma agrária radical, o inspirador do movimento zapatista apoiou com um grupo armado a revolução que derrubou o ditador Porfírio Diaz do governo do México, em 1910. Como o novo presidente Francisco Madero jogou o exército do país contra sua guerrilha, [Emiliano] Zapata rompeu com o novo dono do poder e começou uma reforma agrária por conta própria. Liderou uma campanha de guerrilhas contra grandes proprietários, ordenou execuções e distribuiu as terras das fazendas ocupadas. Foi assassinado em 1919, em uma emboscada preparada por inimigos políticos.
O que é o movimento zapatista? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/
historia/o-que-e-o-movimento-zapatista/>. Acesso em: 26 abr. 2017. Adaptado.
Texto II
Zapatismo, vinte anos depois
Em 1° de janeiro de 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) tomou o controle de parte da pobre província mexicana de Chiapas. Formado em sua maior parte por indígenas, o EZLN ocupou cidades, libertou presos e desafiou o poder do Estado na região. Depois de longas disputas com o governo do México, o grupo abaixou as armas e adotou estratégias de resistência civil. Hoje, controla parte de Chiapas.
Quase vinte anos depois do levante, a influência do movimento zapatista ainda pode ser sentida. Naquele momento, o EZLN teve sua maior influência dentro da esquerda política, quando movimentos ao redor do mundo, organizados na Ação Global dos Povos, questionavam as políticas neoliberais em evidência na época.
[...]
Zapatismo, vinte anos depois. Disponível em: <www.cartacapital.com.br/sociedade/zapatismo-vinte-anos-depois-6195.html>.
Acesso em: 26 abr. 2017. Adaptado.
Os ideais de Emiliano Zapata perduram até os dias de hoje. Com base nas informações dos textos e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que esses ideais representam
- Química | A. Equilíbrio Químico
A fermentação de alimentos ricos em açúcares é um processo prejudicial à saúde bucal, pois promove um ataque químico ao esmalte dos dentes. A parte inorgânica dos dentes é formada por uma substância chamada hidroxiapatita, que, em um ambiente bucal saudável, apresenta baixa solubilidade e o pH dos alimentos ingeridos podem interferir na dissolução desse sólido que compõe o esmalte dentário e protege o dente da entrada de microrganismos. Essa solubilidade pode ser equacionada da seguinte forma:
A seguir tem-se o pKa de cinco alimentos não identificados e ingeridos numa alimentação diária.
Alimento I – pKa = 3,3
Alimento II – pKa = 3,4
Alimento III – pKa = 2,3
Alimento IV – pKa = 4,5
Alimento V – pKa = 3,7
Uma pessoa que em um dia tenha ingerido os 5 alimentos citados teve o esmalte dentário mais desgastado pelo alimento
- Geografia | 5.1 População
[1] O filme Deuses do Egito é mais branco que o Oscar
2016. E, naquele caso, há um agravante: o filme se passa em
um país do norte da África. O elenco principal parece mais
[4] apropriado para uma lenda celta do que para o Egito antigo,
pois quase todos os atores são brancos. Esse branqueamento
histórico foi motivo de fortes críticas nos Estados Unidos. A
[7] produtora e o diretor pediram desculpas ao público. Eles
repetiram a velha tradição hollywoodiana de colocar atores
brancos nos papéis principais: Charlton Heston encenou
[10] Moisés em Os Dez Mandamentos (1956) e Elizabeth Taylor
foi Cleópatra (1963). Ou seja: Hollywood não mudou. E não
percebeu que o mundo à sua volta, sim.
Ricardo Calil Polêmica racial encobre a ruindade do
longa épico Deuses do Egito In: Folha de S. Paulo, 27/2/2016 Internet: (com adaptações)
Julgue o próximo item, acerca do texto precedente e dos múltiplos aspectos a ele relacionados.
Na Europa Ocidental e nos Estados Unidos da América, os casos de xenofobia aumentaram após a adoção de medidas para barrar ou diminuir a migração de pessoas vindas de países pobres da África, da Ásia, da Europa Oriental e da América Latina, como deportações, a edição de legislação restritiva à legalização dos imigrantes e a construção de muros e barreiras que dificultam a livre circulação de pessoas entre países.