Observe o gráfico e responda a questão.
De acordo com o gráfico, assinale a única alternativa CORRETA:
Questões relacionadas
- História
Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encarava a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Era extremamente cruel com os povos inimigos que conquistava, impondo aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos.
O texto acima se refere a qual povo da antiguidade?
- Matemática | 8.3 Combinação
(PUC-RIO) Uma escola quer fazer um sorteio com as crianças. Então, distribui cartelas que têm cada uma 3 números distintos de 1 a 20. No dia da festa, trarão uma urna com 20 bolas numeradas de 1 a 20 e serão retiradas (simultaneamente) três bolas. A criança que tiver a cartela com os três números ganhará uma viagem.
Quantas cartelas diferentes são possíveis?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o fragmento do romance Drácula, de Bram Stoker, para responder à questão. [...] Risquei um fósforo e, ao clarão de sua pequena chama, olhei meu relógio; faltavam poucos minutos para a meia-noite. Confesso que fiquei perturbado com essa constatação; acho que minhas experiências recentes haviam catalisado a superstição geral que cerca essa famigerada hora. Com um misto de náusea e suspense, aguardei. Nisso, um cachorro começou a uivar em alguma fazenda, lá longe, à margem da estrada – longa lamúria feita de medo e agonia. O som foi ecoado por outro cão, e outro, e mais outro, em diversos pontos nas imensas trevas. Carregada pelo vento que agora soprava pela Garganta, uma alucinante teia de uivos tomou forma ao nosso redor, parecendo estender-se pela região inteira, até distâncias inconcebíveis – e logo minha transtornada fantasia imaginou todos os cachorros do país uivando na soturna extensão da noite. Ao ouvir o primeiro uivo, os cavalos haviam começado a se empinar e retroceder. Mas o cocheiro lhes disse algumas palavras tranquilizadoras, e os animais logo se aquietaram, embora continuassem suando e tremendo, como se houvessem recém-terminado uma fuga pavorosa. Na lonjura das montanhas, entre as escarpas que nos cercavam por ambos os lados, começou um uivo mais agudo, mais alto, mais selvagem: o uivo dos lobos. A inquietude dos cavalos recrudesceu – e partilhei de seu pânico. A parelha agora se debatia, no furor do medo: o cocheiro teve de empregar toda a sua força para evitar que disparasse. [...] STOKER, Bram. Drácula.
Disponível em: <www.companhiadasletras.com.br/trechos/85134.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2018. Vocabulário:
Famigerado – que tem muita fama.
Parelha – conjunto de dois animais.
Recrudescer – aumentar.
Enunciado:
Dois substantivos que contribuem para a criação de um clima de medo no fragmento são:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UFPR) No que diz respeito aos mecanismos de transporte transmembranar, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Texto base: A questão refere-se a um artigo exposto num blog (site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos) do Jornal O Globo, na seção Cultura. Leia-o e observe-o com atenção. Bárbara Paz e Xuxa: encontro de gaúchas com chimarrão e lágrimas Bárbara Paz chorou ao gravar o "Papo X" do programa de Xuxa na TV Globo. A atriz, que interpreta a Renata de "Viver a vida", personagem que sofre de anorexia alcoólica, contou à apresentadora que sua vida real também sempre foi de superações. Ela lembrou o acidente de carro que sofreu aos 17 anos e que lhe deixou duas cicatrizes no rosto. - Por causa das cicatrizes, às vezes nem deixavam que eu fizesse testes para a TV - disse Bárbara a Xuxa. Ao blog, Bárbara contou: - Foi um encontro lindo de duas gaúchas com direito a chimarrão, lágrimas e muito riso. Depois de ser revelada no reality show "Casa dos artistas" e fazer versões de novelas mexicanas no SBT, Bárbara vem ganhando destaque na novela de Manoel Carlos. Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/#237068 – 31/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
Ela lembrou o acidente de carro...
O pronome pessoal - aquele que supre o substantivo, indicando diretamente a pessoa do discurso – destacado no trecho do artigo, substitui, no contexto,