(Interbits) A clivagem entre o popular e o erudito (e a ignorância de fundir o erudito com o bom) é apenas parte dessa discussão. Esse tipo de pensamento, com a reafirmação de símbolos para separar “nós” da plebe, expressa mais preconceito de classe do que qualquer outra coisa.
Nos grandes centros, o consumo da chamada cultura regional tradicional ganhou espaço entre os mais ricos e formadores de opinião. Virou cult. É em cima dessa análise que muitos querem resgatar, forçosamente, um passado “menos selvagem” em que a população de determinado lugar consumia esse tipo de arte da qual também gostamos. Sem se atentar que as coisas mudam, ou que a indústria cultural tem seus processos – que fazem ricos empresários que, ironicamente, bancam esses mesmos formadores de opinião.
Blog do Sakamoto. 22 nov. 2012. Adaptado. Disponível em . Acesso em 22 nov. 2012.
O texto retoma uma divisão muitas vezes apresentada entre cultura popular e cultura erudita. Sobre esse tipo de relação, assinale quais são as afirmativas corretas.
A divisão entre cultura erudita e popular é socialmente construída.
A indústria cultural incide sobre essa divisão, muitas vezes reforçando-a.
A identidade nacional é construída também a partir de signos culturais tradicionais.
Há um desejo por distinção social quando certas classes procurar diferenciar seus objetos artísticos de outros “menos nobres”.