Texto base: Before deciding how to get to your destination, have a think about if you really, really need to go there – for example, are you using the car to travel to an out-of-town shopping centre or supermarket? Could you not buy locally? Perhaps at first look, local prices might be higher, but once you've factored in parking, charges, wear and tear and petrol costs, it could even work out cheaper! Or how about using the shop's mail order or web based ordering service instead?
Available at: http://www.ecofriendlykids.co.uk/TransportAirPollution.html. Accessed on Nov 11, 2016.
Enunciado:
To help the environment, this piece of advice suggest that people should save on
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Pontuações Básicas
Leia.
Nuvem, nuvem no céu. Passeando, brincando com os olhos da gente. Um desenho animado com coelhos, flores, cães, carrinhos. Um livro aberto, sem palavras, só com desenhos, em movimento. Formas que se transformavam. Uma cobra em uma bola. Uma colher em um baú. Uma trave em uma piscina.
— Tô vendo um combate de guerreiros.
— Uma supernave atiradora.
— Olha lá os bichos: um macaco, um ganso.
— Ganso, não. Um cisne.
— Ali um coelho, um camelo...
— Daqui vejo um avião.
— Avião nada. É um pássaro.
— Desenho que não acaba mais.
— Olha o jogo de dominó.
— Olha uma roda.
— Olha! Uma bruxa!
— Uma pera, um bolo.
— Tô ficando com fome.
— Hum, olha a panela com pipoca.
— Salgada ou doce?
— Gosto mais da salgada.
Ninfa Parreiras. Encontros d’água: sete contos d’água. São Paulo: Scipione, 2015. p. 50-51.
Utilize palavras do texto que acabou de ler para criar um dicionário diferente, alegre e descontraído, em que apareçam os cheiros, as cores e os sabores das palavras.
Para isso, escolha três palavras de que gosta muito ou que lhe dê boas ideias, não importa se engraçadas ou tristes.
Inclua em seu texto as sensações que as palavras escolhidas despertam em você, as lembranças que lhe trazem, enfim, o que cada uma delas significa para você.
No final, faça a revisão de seu texto, observando:
• Você escreveu o texto que foi solicitado?
• Todas as palavras estão escritas de acordo com as regras de ortografia?
• As frases estão muito longas? Se estiverem, tente resumi-las.
• Você usou vírgulas para separar informações ou definições da palavra?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto I
Beber água é indispensável para uma vida saudável. Todo mundo sabe. Mas sea ingestão for de três a seis litros em um intervalo de uma a três horas, as consequências do excesso podem levar à morte, dependendo do peso, sexo e das características de cada organismo, segundo o responsável clínico pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox/MS), médico Sandro Trindade Benites.
[...]
Segundo ele, o excesso de água no organismo, nestas condições, provoca a perda de sódio, potássio e magnésio, essenciais para o ser humano. “Esses minerais são diluídos dentro do sangue por osmose. O principal problema é a perda
do sódio”. Com a eliminação desses minerais, a pessoa fica propensa ao vômito, convulsão e aumento da pressão intracraniana, que podem causar o rompimento de vasos sanguíneos e provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). [...]
Disponível em: <:http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/05/ingerir-agua-em-excesso-pode-matar-afirmam-especialistas-em-ms.html>. Acesso em: 17 out. 2015. (Fragmento).
Texto II
[...]
E onde as pessoas arranjaram essa ideia de que beber enormes quantidades de água é saudável? Anos atrás, Heinz Valtin, especialista em nefrologia da Dartmouth Medical School, decidiu verificar se o conselho comum de se tomar oito copos de água por dia resistiria à prova científica. Após pesquisar toda a literatura científica sobre o assunto, Valtin concluiu que nenhum estudo endossa os oitos copos de água diários (para adultos saudáveis que vivem em climas temperados e fazem algum tipo de exercício). Na verdade, tomar essa quantidade de água ou mais “poderia ser prejudicial, tanto pelo perigo da hiponatremia quanto pela exposição a poluentes, além de fazer com que as pessoas se sintam culpadas por não beberem água suficiente”, ele escreveu no American Journal of Physiology – Regulatory, Integrative and Comparative Physiology em 2002. Desde a publicação de sua descoberta, diz Valtin, “nenhum estudo em uma publicação na área provou o contrário.” [...] (Fragmento).
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/agua_demais_pode_fazer_mal_e_ate_matar.html>. Acesso em: 17 out. 2015. (Fragmento)
Os textos I e II tratam do mesmo tema: a ingestão ideal de água pelo ser humano.
Comparando-os, constata-se que
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT) A falta de padronização de um sistema de unidades pode acarretar grandes confusões. Nos Estados Unidos, por exemplo, o velocímetro dos carros registra a velocidade em milhas/hora, o comprimento é medido em polegadas ou pés e a massa em libras. No Sistema Internacional de unidades, S.I., as grandezas velocidade, comprimento e massa são medidas, respectivamente, em
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Ranking dos 10 tsunamis mais devastadores e letais de todos os tempos:
- Sumatra, Indonésia - dezembro de 2004, cerca de 230 mil pessoas mortas.
- Lisboa, Portugal - novembro de 1755 cerca de 60 mil pessoas perderam suas vidas.
- Krakatoa, Indonésia - agosto de 1883, cerca de 40 mil pessoas morreram.
- Enshunada Sea, Japão - setembro de 1498, 31 mil pessoas morrerram.
- Nankaido, Japão - outubro de 1707, 30 mil pessoas foram mortas.
- Sanriku, Japão - junho de 1896, 22 mil pessoas foram vitimadas.
- Norte do Chile - 1868, 25 mil pessoas morreram.
- Costa Nordeste, Japão - de março de 2011, cerca 18 mil mortos, além de uma crise nuclear ainda aberta e uma gigantesca tarefa de reconstrução bilionária nos próximos cinco anos.
- Ryuku Islands, Japão - abril de 1771, vitimou 12 mil pessoas.
- Ise Bay, Japão - janeiro de 1586 Oito mil pessoas morreram.
Disponível em:<http://www.movimentocyan.com.br/home/revista-cyan/temas/ambiente/2012/03/16/os-10-tsunamis-mais-devastadores-da-historia.>. Acesso em: 05 mar. 2014
Dos dez tsunamis mais devastadores de toda a história da humanidade, oito ocorreram na Ásia. Cite e explique a principal causa para que este fenômeno seja tão comum nessa parte do mundo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Menino compra um fusca com dinheiro que guardou
O paranaense Thiago Morales Berce ficou famoso em 2014 quando, com apenas 10 anos de idade, comprou um Fusca fabricado em 1976. Para realizar essa façanha, o garoto, que mora na cidade de Assis Chateaubriand, guardou cada moedinha que ganhou de seus pais e parentes por três anos, até juntar os R$ 2.500 para comprar o carro. “Comecei a juntar o dinheiro quando tinha sete anos. Colocava tudo em uma poupança”, contou o garoto em entrevista à “Folhinha”, em setembro. Enquanto espera ter 18 anos para tirar a carteira de motorista, Thiago pede que seu pai dirija o automóvel. Até lá, ele tem outros planos. Está escrevendo um livro e quer dar palestras para ajudar crianças a poupar dinheiro para alcançarem os seus sonhos. Folha de S.Paulo Folhinha, 17 de janeiro de 2015.
No texto, a palavra “façanha” significa: